Descubra o curso de Empreendedorismo do Sebrae totalmente on-line para estudantes e novos empreendedores

Como transformar um hobby ou uma paixão em uma ideia concreta de projeto ou negócio? Muitas pessoas deixam de investir em seus sonhos por não entenderem os caminhos que podem levar ao Empreendedorismo. Pensando nisso, o Sebrae acaba de lançar um curso de Empreendedorismo totalmente on-line e gratuito, voltado aos estudantes de ensino médio ou aos novos empreendedores.

O curso de Empreendedorismo está alinhado às novas diretrizes da BNCC. E, por isso, pode ser feito de forma autônoma ou ser utilizado como ferramenta didática nas escolas no eixo de Empreendedorismo. Os estudantes são estimulados a criar empreendimentos articulados com seus projetos de vida, que fortaleçam a sua atuação como protagonistas da própria trajetória.

Conheça os detalhes do curso de Empreendedorismo Guia Essencial para Novos Empreendedores no post a seguir.

Curso de Empreendedorismo Guia Essencial para Novos Empreendedores

O curso de Empreendedorismo é de autoria do Sebrae e adaptado do material Guia Essencial do Novo Empreendedor (Guia Essencial para novos Empreendedores) , material que a instituição criou em 2015 e tem muita relevância entre estudantes, professores e novos empreendedores.

Totalmente on-line, o curso tem 40 horas de duração e pode ser concluído em até 60 dias, contados a partir do momento em que o estudante inicia o Módulo 1. Assim como os demais cursos do Sebrae, a formação oferece certificado digital com verificação de autenticidade 100% gratuito.

Os objetivos do curso de Empreendedorismo são: 

  • Convidar o aluno a conhecer o mundo do Empreendedorismo. Conhecer seu propósito com informações e dicas para quem quer inovar, quer descobrir uma ideia e começar a transformá-la em negócio.
  • Estimular os estudantes a criar empreendimentos pessoais ou produtivos articulados com seus projetos de vida, que fortaleçam a sua atuação como protagonistas da própria trajetória.
  • Desenvolver autonomia, foco e determinação dos alunos a fim de que consigam planejar e conquistar objetivos pessoais ou criar empreendimentos voltados à geração de renda via oferta de produtos e serviços, com ou sem uso de tecnologias.
  • Auxiliar a identificação de potenciais, desafios, interesses e aspirações pessoais.

Até o momento, duas trilhas estão disponíveis: a primeira, da Descoberta, e a segunda, da Ideação. No curso Descoberta, o participante é instigado a pensar em seus hobbies e paixões, partindo das perguntas: o que eu quero para a minha vida? Que marca pretendo deixar? Que valor eu gero com o meu trabalho? Qual é o meu propósito? Assim, ele é guiado a encontrar uma zona de convergência entre seus interesses e o que atrai a atenção dos outros. Transformando suas paixões em projetos, de fato.

Já o módulo Ideação traz métodos e ferramentas para ajudar o participante a transformar seu dia a dia em um laboratório voltado a gerar ideias.

Além dessas duas, dois módulos estão em desenvolvimento e deverão ser lançados em breve: Modelagem e Proposta de Valor e Implantação.

Diversidade: espírito empreendedor na prática

Um dos diferenciais que o Sebrae procurou incorporar na versão on-line do curso de Empreendedorismo foi trazer casos reais de empreendedores, para que as ideias se tornassem mais tangíveis a quem participa da formação. Para isso, selecionou cases de empreendedores das mais diversas áreas, em todas as regiões do Brasil, que contassem suas histórias de sucesso e falhas e dividissem um pouco da trilha percorrida na criação de seus empreendimentos e projetos.

Diversidade, aliás, é palavra de ordem nessa formação. O estudante é conduzido aos módulos por dois apresentadores, identificados como jovens e a cara da nova geração de empreendedores, para que esses também jovens tenham ainda mais identificação com o conteúdo.

O que é o Guia Essencial para Novos Empreendedores

Criado por especialistas do Sebrae e lançado em 2015 em quatro volumes – três dirigidos aos estudantes e um volume a educadores –, o Guia Essencial para Novos Empreendedores é uma guia completo e totalmente prático para quem quer começar a empreender. E, por empreender, o Sebrae não pretende apenas alcançar aqueles que desejam abrir um negócio, mas também os que almejam ajudar a empresa a crescer, contribuir para ações em seu bairro, escola ou cidade.

O Sebrae acredita que empreender é uma mentalidade e um conjunto de atitudes a ser desenvolvidas com a prática. Ser um empreendedor tem a ver com não se conformar com o estado atual das coisas e ser proativo na busca por soluções e oportunidades de atuação de forma criativa.

Com vistas a estimular tudo isso, o Guia parte do pressuposto de que não existe uma fórmula única para quem quer empreender. Por esse motivo, o material não funciona como um roteiro, mas como exercícios de descoberta, em que cada um vai entender os próprios interesses, paixões e, ao final, aprender como organizar tudo de forma prática da Ideação à Implantação.

O volume 1, chamado Descoberta, é um mapa por meio do qual você vai encontrar seu propósito e conectar seus talentos a novas oportunidades. Já o volume 2, Ideação, ensina como oxigenar a criatividade e aplicá-la com o objetivo de gerar e prototipar ideias. O volume 3, Modelagem e Proposta de Valor, apresenta ferramentas voltadas a projetar um Modelo de Negócio que crie valor. Já o volume 4, Implantação, traz o passo a passo para colocar o projeto em prática.

Por se tratar de um material robusto e bastante completo, o Guia Essencial para Novos Empreendedores é uma excelente ferramenta que poderá ser usada em um curso de Empreendedorismo ou até em escolas, com alunos do ensino médio, por exemplo. Por essa razão, o Sebrae também disponibiliza a versão pensada para professores, uma espécie de manual para que eles possam tirar o melhor proveito dos quatro volumes do Guia com seus estudantes.

Os quatro volumes impressos ou digitais e o curso de Empreendedorismo Guia Essencial para Novos Empreendedores são materiais independentes, adaptações do mesmo conteúdo para formatos distintos visando atender às diferentes necessidades e preferências do público.

E, então, pronto para começar a sua jornada como um novo empreendedor? Faça a sua inscrição aqui e embarque nessa viagem rumo ao Empreendedorismo. E, a fim de continuar se aprofundando no universo empreendedor, conheça o Termo de Referência em Educação Empreendedora, material completo para educadores sobre o tema.

 

leia também

Aulas de português on-line: 4 dicas para otimizar as atividades EAD
continuar lendo
Aulas de Biologia on-line: 5 formas de turbinar a aprendizagem
continuar lendo
Representatividade na Educação: como tratar o tema na escola?
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha
×