Dez sites e apps de cursos online para quem quer aprender em casa

Estamos passando por um período bastante desafiador em razão de uma pandemia do novo coronavírus, a COVID-19. Todos os setores estão sendo impactados e com a educação, não é diferente. 

O número de estudantes fora da sala de aula já é superior ao de jovens que seguem indo à escola em todo o mundo, e a tendência é que esse número aumente ainda mais nos próximos dias. Por isso, a educação on-line tem sido uma grande aliada das instituições de ensino ao redor do planeta. Aquelas escolas que já haviam passado por uma transformação digital saem na frente, com infraestrutura e metodologia adaptadas para o ensino a distância (EAD). Outras instituições, no entanto, tentam fazer o melhor com o que podem e se têm aventurado nas  videochamadas, na produção de conteúdo para o YouTube, dentre outras alternativas. 

Pensando nisso, o CER preparou uma série de conteúdos especiais para o momento. Nossa intenção é sanar suas dúvidas e oferecer ferramentas visando dar o suporte necessário durante esse período de educação on-line. Esperamos que goste! Boa leitura!

Desde que prefeitos e governadores começaram a decretar o período de quarentena no Brasil para conter o avanço da Covid-19, muita gente que está em casa tem procurado alternativas, como cursos online, buscando ocupar o tempo e a mente.

Em relação a estudantes, esse tipo de capacitação pode ser uma boa opção para que se mantenham atualizados e desenvolvam novas habilidades. Pensando nisso, preparamos uma lista com dez cursos on-line e atividades para você não ficar parado e estudar em casa!

Sites com cursos on-line na quarentena

Instituições de ensino superior, portais especializados em cursos on-line, entre outras plataformas, estão disponibilizando uma gama bem variada de formação a distância para quem quer continuar aprendendo no período de quarentena e distanciamento social.

Confira algumas dessas opções a seguir!

1 Universidade Presbiteriana Mackenzie

A instituição do Estado de São Paulo liberou o acesso a parte dos seus cursos de pós-graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD). Ao todo, estão disponíveis 12 trilhas de aprendizagem como:

  • Gestão Estratégica de Negócios
  • Língua Portuguesa e Literatura
  • Marketing Estratégico
  • Ciência de Dados

Qualquer pessoa interessada pode acessar os cursos. Para isso, basta fazer um cadastro no site da universidade, informando CPF, nome, cidade, estado, telefone e e-mail.

2 Fundação Getúlio Vargas

A FGV também está disponibilizando acesso gratuito a pelo menos 60 cursos on-line para quem quiser continuar se aperfeiçoando, mesmo sem poder sair de casa para estudar.

Veja algumas das capacitações ofertadas pela instituição:

  • Análise Introdutória de Crédito e Risco de Crédito
  • Introdução ao Direito Imobiliário
  • Fundamentos de Gestão de TI
  • Ética Empresarial
  • Introdução a Finanças
  • Fundamentos de Marketing
  • Recursos Humanos
  • Direito e Esportes

OS cursos são de curta e média duração, variando em sua maioria entre quatro e 12 horas. Para começar a estudar, basta acessar a lista de cursos no portal da FGV, escolher o seu e fazer uma inscrição.

3 Google

O Google também tem cursos on-line gratuitos para quem quer alavancar a carreira em uma determinada área ou até mesmo expandir seu negócio.

No Google Ateliê Digital, é possível encontrar ao menos 19 cursos, a maioria de curta duração, nas categorias de “Dados e Tecnologia”, “Marketing Digital” e “Desenvolvimento de Carreira”.

4 Udemy

A plataforma EAD  Udemy também liberou alguns dos seus cursos online de forma gratuita neste período de quarentena. A oferta inclui aulas desde a área de Informática até ensino de Tecnologia para crianças. Alguns professores também estão disponibilizando suas aulas gratuitamente na plataforma.

Além das formações gratuitas, a Udemy está oferecendo cursos com preços promocionais, a partir de R$ 21,99, para serem adquiridos até a próxima segunda-feira, 13 de abril. Há opções nas áreas de Marketing, Ensino de Línguas, Design Gráfico, dentre outras.

5 Rock Content

Referência em Marketing Digital, a Rock Content está disponibilizando cinco dos seus cursos premium da Rock University de forma gratuita. Desde o dia 24 de março, a empresa inicia um curso por semana, que poderá ser acessado pelo período de 30 dias, a contar da data de liberação. Confira o cronograma:

  • 24/3: Curso de Branding
  • 30/3: Curso de Gestão de Mídias Sociais
  • 6/4: Curso de Marketing no Instagram
  • 13/4: Curso de Customer Success
  • 20/4: Curso de Conversion Rate Optmization (CRO)

Entenda por que aprender marketing pode fazer a diferença em sua carreira 

Aplicativos para estudar no tablet ou no smartphone

6 Duolingo

Para quem quer aproveitar o tempo em casa também para aprimorar ou aprender um novo idioma, o aplicativo Duolingo, na versão para Android e iOS, pode ser boa opção.

O app tem cursos  online de inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, além do próprio português, tudo grátis! Ele funciona como uma espécie de jogo em que você vai fazendo as atividades e desbloqueando os próximos níveis.

7 Wattpad

Já se o seu objetivo é colocar a leitura em dia durante a quarentena, pode baixar o Wattpad no seu smartphone Android ou iOS.

O app oferece acesso gratuito a milhares de livros, clássicos e de novos escritores, além de contos. Também é possível ler as obras na versão web da plataforma no seu computador.

8 Geek games Enem

Apesar da incerteza sobre a duração da quarentena e como será a retomada das atividades, para quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é importante manter uma rotina de estudos.

Para isso, o aplicativo Geekie Games Enem, disponível apenas para Android, pode  ajudar! Baixando o app, é possível acessar listas de exercícios, simulados, planos de estudo e relatórios de desempenho. Além do pacote pago, a ferramenta também tem um plano gratuito.

Aproveite e descubra estratégias para estudar em dispositivos móveis

Cursos online para crianças

9 Faber-Castell

Pensando em quem tem crianças em casa nesta quarentena, a Faber-Castell liberou 17 cursos gratuitos que incluem workshops de desenhos, desenvolvimento de personagens e narrativa.

Veja alguns dos cursos disponíveis até 19 de abril:

  • Criaturas fantásticas
  • Monstros incríveis
  • Galáxias em Aquarela
  • Play na criatividade

10 Tiny School – Português

O YouTube também não poderia ficar fora desta lista! Dentre as diversas opções na plataforma de vídeos, destacamos o Tiny School – Português. A versão brasileira do canal infantil exibe vídeos com animais que ensinam palavras e números a crianças em fase de alfabetização.

O que você achou da nossa lista de cursos online para estudar e aprender coisas durante a quarentena? Agora é só escolher a melhor opção e começar! Descubra também 14 cursos para professores empreendedores.

 

leia também

Como cuidar da saúde mental dos professores em tempos difíceis
continuar lendo
Ensino de programação: 7 dicas para quem está começando
continuar lendo
O que é cultura empreendedora e como estimulá-la na escola
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha
×