Descubra a relação entre empreendedorismo e inclusão social

Imagine duas situações. De um lado, está uma equipe em que todos os profissionais têm repertórios e vivências semelhantes. De outro, há um grupo diverso, formado por pessoas com backgrounds distintos. Qual delas tem mais chances de ter ideias mais fora da caixa? A resposta ajuda a explicitar a relação entre empreendedorismo e inclusão social.

Veja, a seguir, como a escola que aposta em diversidade pode ser decisiva em relação à formação de jovens mais preparados para os desafios do futuro.

Nunca se falou tanto em diversidade

Sabe a pergunta que abriu este artigo? Se você apostou que o segundo time (equipe diversa) tem mais chance de sucesso, sua resposta vai ao encontro da opinião de especialistas em recursos humanos, consultorias, empresas de grande porte e até mesmo da Organização das Nações Unidas (ONU). Todos eles defendem que ambientes marcados pela diversidade são muito mais férteis para a inovação.

Isso porque o intercâmbio de ideias e soluções será muito mais rico e variado em equipes que não vieram de um mesmo lugar. Diante de tantas visões distintas, um profissional seguramente sairá de sua zona de conforto e terá acesso a pontos de vista e opiniões diferentes das suas.

As empresas já se atentaram para isso. É cada vez mais comum a criação de comitês ou equipes focadas em promover a diversidade. Uma das pioneiras nesse sentido é a IBM, que conseguiu, só em 2018, aumentar em mais de 70% a contratação de mulheres e negros.

O motivo para tanto interesse? Tal visão também pode ser mais lucrativa. Um estudo da consultoria McKinsey, por exemplo, mostra que negócios que investem em times diversos são 33% mais propensos a obter retornos financeiros acima da média nacional de seus setores.

Qual a relação entre empreendedorismo e inclusão social no mercado de trabalho?

Quando é responsável por solucionar problemas ou criar soluções, uma equipe diversa pode ter certeza de que o caminho será mais complexo. Isso pelo fato de que pessoas com visão de mundo distinta terão liberdade para expor opiniões e argumentos variados, muitas vezes opostos.

Mas essa também pode ser a chance de detectar possibilidades muito mais interessantes – e de agir com iniciativa e resiliência para testar a nova ideia. Ou seja, a diversidade pode ser combustível para uma atitude marcada pelo protagonismo e pela iniciativa. É quando empreendedorismo e inclusão social se encontram, o primeiro sendo resultado do segundo.

As duas vertentes também podem ser uma força potente buscando motivar a oferta de novos produtos e serviços alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Nesse caso, a força motriz vem de empreendedores dedicados a solucionar problemas sociais, como acesso à saúde e educação, erradicação da pobreza e mudanças climáticas.

Quando uma ideia dá certo e alcança os resultados almejados, a relação entre empreendedorismo e inclusão social também se fortalece, porque serão negócios focados em diminuir desigualdades.

Por que a diversidade na escola pode fortalecer a atitude empreendedora de jovens?

Já deu para ver que empreendedorismo e inclusão social se retroalimentam no mercado de trabalho. Mas como a escola pode contribuir nesse contexto?

Para responder à pergunta, vale a pena relembrar a importância de desenvolver habilidades socioemocionais em sala de aula.

De acordo com diversos especialistas, as soft skills são um dos caminhos mais importantes para corresponder aos desafios da indústria 4.0. A fim de que consigam destacar-se no mercado de trabalho, jovens precisam estar preparados para agir com resiliência, empatia, inteligência emocional, liderança e colaboração.

Essas características serão importantes para que esses profissionais do futuro sobressaiam nos empregos do futuro. Ou seja, eles precisam estar abertos a reaprender constantemente, saber trabalhar no modelo de contratação por projetos e executar tarefas em colaboração com outros – entre diversas outras responsabilidades que listamos com detalhe aqui.

Agora, e se a escola já estivesse dedicada a ser um laboratório para desenvolver todas essas habilidades? É exatamente aqui que a educação se encontra com o empreendedorismo e a inclusão social.

Na prática, se professores dedicam um tempo para desenvolver estratégias que coloquem alunos diante de situações completamente distintas de sua realidade, esse pode ser o ponto de partida para provocar novos questionamentos.

Quanto mais aprende e convive com realidades diversas, mais aberta, tolerante e empática pode ser a turma, além de mais atenta a novas possibilidades de agir. Seria, portanto, a chance de fortalecer a atitude empreendedora em jovens.

Como começar?

Você deve estar perguntando como a escola pode incentivar a diversidade. Algumas opções para associar empreendedorismo e inclusão social podem estar no incentivo a intercâmbios com outras instituições que enfrentam  realidades distintas.

Uma ideia possível é promover o contato da turma com escolas de outros bairros em torno de projetos que estimulem a troca de experiências.

Outra possibilidade é fomentar a vinda de alunos de outros países para aulas de inglês ou espanhol. Além de aprenderem um novo idioma, os alunos têm a chance de conhecer outras culturas ao redor do mundo.

Afora isso, o tema diversidade deve estar presente de forma constante. A meta do educador é reforçar a importância do respeito às diferenças, combater o bullying e qualquer outra forma de discriminação.

O empreendedorismo e a inclusão social podem ser aliados na escola, e as novas tecnologias cumprem importante papel nessa parceria. Leia a entrevista sobre o assunto com o professor doutor Klaus Schlünzen Junior, coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

leia também

7 formas de criar mais engajamento na educação infantil
continuar lendo
Educação 5.0 x 4.0 – entenda as diferenças entre os conceitos
continuar lendo
Conheça 4 iniciativas de Educação Empreendedora premiadas no Brasil
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha
×