Conheça 4 iniciativas de Educação Empreendedora premiadas no Brasil

Blog Conheça 4 iniciativas de Educação Empreendedora premiadas no Brasil

19/11/2019
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Colocar em prática o conceito de Educação Empreendedora em sala de aula – e fora dela – é uma atividade extremamente enriquecedora para todos os envolvidos, desde os professores aos estudantes. Ainda que os insumos teóricos sejam muitos, a experiência prática faz toda a diferença no dia a dia.

Considerando essa importância e com o objetivo de disseminar as práticas de Educação Empreendedora  é que, em 2019, o Sebrae lançou o Prêmio Sebrae Educação Empreendedora. O programa reconhece e premia a atuação de docentes que tenham implementado atividades criativas e inovadoras que desenvolveram competências empreendedoras nos estudantes. É válida a participação de professores de todo o Brasil – do Ensino Fundamental, Médio, Superior e Técnico. Desde a sua primeira edição, a ação já fez a diferença na vida de 7 milhões de estudantes, capacitando 270 mil professores.

Os resultados do Prêmio Sebrae Educação Empreendedora 2022 foram revelados no dia 12 de maio, na Bett Brasil, uma das maiores feiras de educação e tecnologia da América. Relembre, a seguir, as quatro atividades que levaram ouro em cada categoria e confira depoimentos dos vencedores.

“Lixo é responsabilidade, sustentabilidade e renda”, de Regiane Freitas Pereira de Meira, do Paraná

Vencedora na categoria Ensino Fundamental – Anos iniciais, o case da professora Regiane rendeu uma média de 500 kg de resíduos reciclados em um período de seis meses. Durante um ano, os estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal do Campo Nicolau Morais de Castro, de Campo Largo (PR), envolveram-se no projeto. O intuito foi desenvolver a consciência ambiental da turma, bem como reduzir o desperdício.

Para Regiane, mais do que um prêmio, o resultado é um incentivo. “É um reconhecimento por todo esse trabalho, um incentivo para os estudantes, pois vimos que somos capazes de mudar nossa realidade com pequenas atitudes. Não importa o tamanho dos nossos sonhos; o que importa é a determinação, a esperança, o  companheirismo e o amor pelo que se planeja fazer”, declara.

“Matemática e o meio ambiente: do lixo ao luxo!”, de Gonçalo Lopes da Silva Neto, do Piauí

O projeto que conquistou o ouro na categoria Ensino Fundamental – Anos finais foi capitaneado pelo professor de matemática Gonçalo Neto. Ele identificou a dificuldade nos estudantes do 8o ano do Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF) de fazer cálculos matemáticos, principalmente os que envolviam números de casas decimais. A proposta foi trazer o conteúdo para perto, isto é, para a prática.

No projeto que envolveu a coleta de material reciclável, os estudantes eram responsáveis por coletar os resíduos da escola e vendê-los a empresas locais de reciclagem de alumínio, ferro e plástico. Na atividade, eles tinham de calcular qual valor receberiam na venda, depois de pesar o material.

No depoimento divulgado em um post da Fundação Lemann, o professor não esconde a empolgação que teve para realizar o projeto. “Envolvi outras disciplinas, tivemos palestras com ambientalistas da cidade que falaram sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Levei os alunos a uma empresa de reciclagem para conhecerem e verem como funciona o processo, e os alunos divulgaram o projeto em uma rádio”, declara.

“Coworking IFMA 2021 – Empreender no mundo digital para superar crises na Covid-19”, de Ivanilde Cordeiro Pacheco, do Maranhão

O projeto Coworking IFMA nasceu em 2017 para desenvolver a Educação Empreendedora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). A iniciativa que conquistou o ouro na categoria Educação Profissional foi uma continuidade dele, que se adaptou para auxiliar os empreendedores afetados pela pandemia. O projeto capacitou estudantes e toda a comunidade local, apoiando na resolução de problemas enfrentados a partir da crise da Covid-19.

Em um depoimento publicado na matéria do Portal IFMA, Ivanilde deixa evidente a sua paixão pela Educação Empreendedora. “Empreender é uma missão, é um propósito, é saber fazer, é preparo, é entender que, para além de uma boa ideia, de um sonho, é preciso fazer uma boa execução, ter uma rede de apoio, é ter networking”, afirmou.

#ValeSaber

Ao discorrer sobre o Empreenda-se, projeto estratégico institucional que surgiu do Coworking IFA, Ivanilde Pacheco esclarece, ainda, um conceito comumente confundido pelo senso comum, de que empreender é mais do que acordar em um determinado dia e decidir abrir uma empresa. “A gente tem muitas características de pessoas que querem empreender por conta do desemprego, de não estar satisfeito com o seu emprego, e acredita que, sendo dono do próprio negócio, pode ser bem melhor, mas isso não é o suficiente para ser um bom empreendedor”, pontua. Ela completa dizendo que a proposta é exatamente mostrar para o público que é muito mais abrangente do que isso. “O projeto […] vem com essa perspectiva de trabalhar esse mindset de que empreender não é só para suprir uma lacuna, do desemprego ou do emprego que não tá legal […] Quem já tem o seu emprego pode ser um empreendedor. A motivação e a necessidade de crescer são indispensáveis mas precisam ser despertadas”, destaca.

“InovaWeek”, de Marcelo Oliveira Camponez, do Espírito Santo

InovaWeek foi o nome do projeto que rendeu o primeiro lugar do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora ao professor universitário Marcelo Oliveira Camponez, na categoria Ensino Superior.

Ele idealizou a Feira de Inovação que dá nome ao projeto e, ali, abriu espaço para os alunos da Universidade de Vila Velha (UVV) fazerem a exposição de seus trabalhos. As atividades expostas foram examinadas e avaliadas em conjunto com outras avaliações bimestrais das disciplinas que faziam parte da grade curricular de cada estudante.

Em uma publicação do portal de notícias ES Brasil, ele expõe a sua felicidade por ser reconhecido com o prêmio. “Eu estou muito feliz por ter representado o Espírito Santo e a UVV nessa premiação nacional. Para minha surpresa e satisfação, alcançamos o primeiro lugar. Saber que são milhões de professores no Brasil que fazem um papel importante e ser o representante deles na categoria de Ensino Superior foi muito significativo. Isso coloca o Espírito Santo no cenário nacional”, destacou.

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