A Internet das Coisas já faz parte do cotidiano de muita gente. Celulares, fones de ouvido, lâmpadas, máquinas de lavar, prateleiras de supermercado, máquinas industriais, carros, aviões… Os objetos conectados à internet se multiplicam a cada dia, englobando artigos da vida comum, maquinário industrial e até mesmo a infraestrutura das cidades. De acordo com a revista Forbes, a Internet das Coisas é a “conexão de qualquer dispositivo com um botão liga-desliga para a internet”. As possibilidades são inúmeras, inclusive a de uso da Internet das Coisas na educação.
A ideia de sociedades conectadas em busca de maior conforto e facilidade para as pessoas está relacionada com o conceito de Sociedade 5.0. Essa expressão surgiu no Japão como uma resposta à Indústria 4.0, entendendo que, enquanto a Indústria 4.0 tem o foco nas fábricas, a Sociedade 5.0 foca o ser humano e suas necessidades, que são supridas pela inovação e pela transformação tecnológicas – como a que é oferecida pela Internet das Coisas.
Na Sociedade 5.0, as tecnologias têm papel maior do que apenas o de impulsionar a produtividade e a eficiência dos processos industriais e humanos. Nela, as tecnologias convergem com o objetivo de facilitar a vida dos seres humanos. Os sistemas inteligentes são aliados visando resolver questões como envelhecimento da população, desastres naturais, segurança, desigualdade social, educação e formação profissional.
Neste artigo, veja como é possível aplicar a Internet das Coisas na educação e como os objetos conectados podem beneficiar o aprendizado e a gestão escolar.
Como parte das tecnologias da informação e comunicação, a Internet das Coisas pode beneficiar a educação de várias formas. A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) destaca, por exemplo, que tais tecnologias podem contribuir para a qualidade de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento profissional de professores, a gestão, a governança e a administração educacional.
A Internet das Coisas pode simplificar a administração das escolas, possibilitando o monitoramento maior da infraestrutura e de equipamentos pertencentes às instituições. Outra vantagem é a possibilidade de agilizar, tornar mais eficientes e mais baratos alguns aspectos, como iluminação dos prédios e uso de salas.
Além disso, os objetos conectados criam outras formas de ensino, mais dinâmicas e imersivas, engajando os estudantes no aprendizado.
Confira algumas formas de usar os objetos conectados no contexto escolar.
Uma possibilidade de uso da Internet das Coisas na educação é conectar os diferentes ambientes da escola através da internet: salas de aula, lanchonete, biblioteca, salas de reunião, quadras, laboratórios, papelaria… os alunos poderiam utilizar o celular para verificar a disponibilidade de um livro na biblioteca, comprar um lanche na lanchonete, pedir a cópia de um arquivo na papelaria, solicitar um boleto à tesouraria, sugerir mudanças à Administração, dentre outras possibilidades. Muitas dessas opções ajudariam também os funcionários da escola.
Para os gestores, a integração desses objetos à internet permite reunir grande quantidade de dados sobre os alunos. É possível saber, por exemplo, quais gêneros de literatura são mais lidos, qual é a porcentagem de frequência e atrasos dos alunos em geral, se os estudantes compram alimentos saudáveis e quais são as preferências deles. Todos esses dados podem ser usados para identificar pontos de melhoria e questões que precisam ser trabalhadas, além de poder embasar uma série de tomadas de decisão.
A utilização da Internet das Coisas que já se tornou comum em muitas escolas, especialmente nas particulares, é o uso de dispositivos conectados à internet no dia a dia da sala de aula. Quadros interativos são usados para substituir a lousa, fornecendo acesso fácil a conteúdos audiovisuais, interação com sites e plataformas. Há também o uso de games educativos e a realização de competições escolares por meio de computadores conectados à internet. Ainda, alguns professores também pedem ao alunos que utilizem os celulares ou tablets em atividades de pesquisa em sala de aula.
Outro diferencial é que a Internet das Coisas pode reduzir o esforço e o tempo que professores e demais funcionários gastam com atividades repetitivas. Uma que pode ser citada é a verificação da frequência dos alunos, a ser feita automaticamente através de sensores de localização em crachás, por exemplo.
Atualmente, muitos sistemas de segurança patrimonial já são conectados à internet. Assim, os proprietários são avisados automaticamente caso o alarme de presença dispare. Outra possibilidade é o rastreio de objetos e equipamentos caros, como notebooks, caixas de som e projetores, protegendo-os contra roubo ou, pelo menos, sendo identificada a localização do objeto após o furto, caso ocorra. Os livros da biblioteca também podem ser rastreados para que não se percam.
Assim como os objetos mais caros, todos os outros pertences da escola podem ter a localização monitorada, ajudando a organização eficiente dos recursos patrimoniais da escola, o que gera economia de despesas.
São diversas as possibilidades da Internet das Coisas na educação. O uso de objetos conectados à internet pode melhorar a experiência de alunos, professores, funcionários e da administração da escola, trazendo facilidade para os seres humanos no contexto escolar. Confira também 5 desafios e oportunidades do futuro da educação.