LX Design: entenda o que é learning experience design

Embora estejamos no século XXI, muitas escolas e universidades ainda replicam o modelo de aula desenhado na Revolução Industrial, quando o foco era formar mão de obra volumosa e barata para a produção nas fábricas. Aulas expositivas, alunos enfileirados e metodologias tradicionais de ensino não combinam mais com a era pós-digital e a da economia criativa.

Por isso, repensar as experiências de aprendizado é mais que necessário, é urgente. E esse é o objetivo do LX Design, área de conhecimento que se propõe a desenhar experiências mais positivas e transformadoras. Conheça, a seguir, o conceito e o processo de learning experience design e como ele pode trazer resultados surpreendentes para a educação.

Por trás das experiências de aprendizado

Antes de mais nada, vamos entender o que são exatamente as experiências de aprendizado.  Uma experiência é qualquer situação que você enfrenta e que leva certo tempo e deixa algum tipo de impressão. Alguns especialistas definem ainda que as experiências acontecem quando estamos conscientes, ou seja, quando estamos acordados.

Com base nesse conceito, tem origem, então, o termo experiência de aprendizado, ou learning experience – qualquer tipo de experiência em que o indivíduo aprende algo. Assim, as experiências de aprendizado não estão limitadas ao ambiente escolar, mas podem ocorrer em espaços culturais, ao ar livre, em família, no trabalho e em qualquer espaço do mundo real ou virtual que permita o aprendizado de forma espontânea ou mediada.

LX Design: capacidade de criar experiências de aprendizado transformadoras

Como vimos, a definição de experiência de aprendizado é ampla, contudo nem todas elas são prazerosas de fato. É aí que entra o LX Design. O termo, do inglês learning experience design ou simplesmente desenho de experiências de aprendizado, baseia-se no processo de design que normalmente inclui pesquisa, experimentação, ideação, conceituação, prototipagem, iteração e teste. Embora seja realizado em etapas, o LX Design não é sistemático em seu passo a passo, mas um processo criativo, em que é impossível prever com absoluta certeza o resultado desde o início.

Assim como nas dinâmicas de Design Thinking, UX Design e Design Sprint, o LX Design se apoia em conceitos, criatividade e capacidade analítica para criar soluções funcionais e atrativas de aprendizagem.

3 principais focos do processo de LX Design

Visando desenhar experiências efetivas de aprendizado, o profissional de LX Design deve manter seu foco em três aspectos principais – o aprendizado, o indivíduo e as metas:

Aprendizado

Ainda que acabe impactando os modelos de ensino e capacitação ou treinamento, o LX Design é sobre o aprendizado, acima de tudo. O aprendiz e o caminho percorrido por ele devem ser o foco do trabalho. Por isso, um profissional de LX Design deve entender como e por que as pessoas aprendem, para que seja capaz de projetar experiências de aprendizado que permitam aos alunos alcançar seus objetivos.

Indivíduo

A aprendizagem é um processo humano e, em grande parte do tempo, social. Dessa maneira, o LX Design coloca o aluno no centro do processo, buscando conhecer e entender o contexto e as particularidades dos alunos para quem a experiência está sendo desenhada. Isso passa por entender sua motivação, frustração, desejo, necessidade, potencial e dificuldade. Como conseguir essas informações? No processo de LX Design, entrevistas, observações e atividades de cocriação fornecem os dados a fim de que as experiências sejam, de fato, relevantes para o público-alvo.

Metas

Uma experiência de aprendizado pode ser agradável para o aprendiz, mas não é completa se não atinge suas metas. Escolher e formular metas corretas é uma parte importante do projeto de uma experiência de aprendizado. Por essa razão, fazer opção pelo meio, pela forma e pela tecnologia valendo-se dos resultados esperados são etapas estratégicas do LX Design.

Entenda o processo de LX Design

Para começar a mudar a maneira como você planeja as experiências de aprendizado de seus alunos, conheça as etapas fundamentais do processo de LX Design:

  1. Pergunta: parta de uma pergunta-problema a ser resolvida. Você pode se questionar, por exemplo, como tornar o ensino de Matemática mais eficaz entre os alunos com dificuldades de aprendizado. Com essa questão em mente, você está pronto para começar.
  1. Pesquisa: já falamos sobre a importância de conhecer o perfil do aprendiz. Nessa etapa, você vai entrar em contato com o grupo de estudantes, por meio de entrevistas, dinâmicas em grupo e também pela observação de suas interações e hábitos. Mas, além disso, esse é o momento de mergulhar fundo no estudo dos processos cognitivos, nas metodologias de ensino e em possíveis ferramentas que possam ser usadas.
  1. Desenho: é hora de partir para o trabalho criativo e desenhar as experiências de aprendizado com base em todas as informações colhidas durante a pesquisa. Para levantar possíveis ideias, organize uma dinâmica de brainstorming com outros especialistas em educação e professores. Lembre-se de criar um grupo diverso, para que a experiência seja ainda mais rica. Depois de selecionar as melhores ideias, é importante transformá-las em um conceito que vai guiar toda a parte prática do trabalho.
  1. Desenvolvimento: das ideias para o protótipo. O desenvolvimento deve ser simples e ágil, com a preocupação de levar uma solução inicial para a etapa de testes, na qual será colocada à prova e refinada.
  1. Teste: a experiência criada agrada os alunos e atinge os objetivos de aprendizado? Só existe uma maneira de obter essas respostas: testando. Além de pedir que os aprendizes usem a solução, é importante planejar como o feedback deles será colhido e analisado.
  1. Lançamento: testes feitos e melhorias realizadas, sua experiência de aprendizado está pronta para ser colocada em prática definitivamente. Mas lembre-se: mesmo após o lançamento, ela deve estar em transformação contínua. Por isso,  prossiga na avaliação dos resultados de forma permanente e volte às etapas de pesquisa, prototipação, desenvolvimento e teste, caso perceba que a experiência não atenda mais aos objetivos de aprendizado.

O LX Design faz parte da metodologia de Design Thinking, ou pensamento de design, que tem sido usada como importante ferramenta de inovação, seja nos negócios,  seja no ambiente educacional. Entenda o que é Design Thinking e como ele pode transformar, ainda mais, a sua instituição de ensino.

Aproveite para conhecer também o case de uma professora que transformou a cozinha em sala de aula, criando uma experiência inesquecível para os alunos de uma escola estadual em Campo Grande (MS).

leia também

Tendências de educação para ficar de olho em 2020
continuar lendo
Gamificação: como um professor ensina contabilidade por meio de jogos
continuar lendo
Marketplace de educação? Entenda como funciona o Amazon Ignite
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha
×