O que levar em consideração antes de escolher um curso de EAD

Estamos passando por um período bastante desafiador em razão de uma pandemia do novo coronavírus, a COVID-19. Todos os setores estão sendo impactados e com a educação, não é diferente. 

O número de estudantes fora da sala de aula já é superior ao de jovens que seguem indo à escola em todo o mundo, e a tendência é que esse número aumente ainda mais nos próximos dias. Por isso, a educação on-line tem sido uma grande aliada das instituições de ensino ao redor do planeta. Aquelas escolas que já haviam passado por uma transformação digital saem na frente, com infraestrutura e metodologia adaptadas para o ensino a distância (EAD). Outras instituições, no entanto, tentam fazer o melhor com o que podem e se têm aventurado nas  videochamadas, na produção de conteúdo para o YouTube, dentre outras alternativas. 

Pensando nisso, o CER preparou uma série de conteúdos especiais para o momento. Nossa intenção é sanar suas dúvidas e oferecer ferramentas visando dar o suporte necessário durante esse período de educação on-line. Esperamos que goste! Boa leitura!

O que levar em consideração antes de escolher um curso de EAD

A educação a distância (EAD) tem se tornado cada vez mais popular. Atualmente, mais de 9 milhões de brasileiros utiliza a internet como forma de se capacitar remotamente, por meio de cursos de graduação e cursos livres, segundo a Associação Brasileira de Educação à Distância. Escolher um curso de EAD tanto proporciona maior praticidade à rotina do estudante, em razão da flexibilidade de horários, quanto contribui para democratizar o acesso à educação. Cursos ministrados de forma on-line tendem a ter custo até 60% mais em conta do que o de cursos presenciais, dependendo da instituição de ensino.

Entretanto, é preciso tomar algumas precauções ao escolher um curso de EAD, para não prejudicar seu aprendizado ou cair em uma cilada. Por isso, no artigo a seguir, selecionamos cinco dicas que devem ser levadas em consideração antes de se matricular em uma faculdade a distância. Continue a leitura!

5 dicas que vão auxiliar você a escolher um curso de EAD

1 Determine a modalidade do curso

O primeiro passo para escolher um curso de EAD é avaliar suas opções de acordo com a modalidade que você deseja. No ensino superior, você pode optar por pós-graduação, MBA, tecnólogo, bacharelado ou licenciatura. Todos eles possuem características e objetivos diferentes que vão impactar seu processo de aprendizagem, além, é claro, de atender a objetivos diferentes.

Também é importante tomar cuidado para não escolher o curso errado. É normal que cursos livres e cursos de graduação, por exemplo, apresentem o mesmo nome ou nomes muito semelhantes em instituições diferentes. A qualidade do ensino também muda de instituição para instituição. Uma boa faculdade de pós-graduação pode oferecer um programa ruim de graduação e vice-versa.

2 Cheque por referências da instituição de ensino

Existem diversas instituições de ensino a distância que oferecem cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres. Afinal, a internet é democrática e qualquer pessoa pode compartilhar informação por meio dela. Entretanto, a pessoa deve ficar atenta antes de escolher um curso de EAD quanto às referências da faculdade.

Em primeiro lugar, é recomendado checar como está a situação da universidade no Ministério da Educação (MEC). Se ela está regularizada, se o curso é reconhecido pelo  MEC e qual a sua nota de performance. Além disso, é fundamental identificar se existe um polo EAD autorizado próximo a sua região, uma vez que as avaliações de cursos a distância são realizadas presencialmente.

Conferir a experiência de alunos do curso também é uma boa forma de captar o clima e a qualidade oferecida pela faculdade. Conversar com ex-alunos é igualmente importante, para entender a experiência deles durante o percurso acadêmico, assim como a receptividade no mercado de trabalho. Procure ainda conhecer os professores e os coordenadores responsáveis pelo curso escolhido, assim como a reputação deles no meio acadêmico.

3 Busque compatibilidade com seu perfil de estudos

Entender como você estuda e absorve conhecimento com maior facilidade faz toda a diferença na hora de escolher um curso de EAD. Em primeiro lugar, é essencial que você reflita se possui disciplina suficiente para estudar de casa. Caso tenha dúvidas, talvez faça mais sentido começar por um curso semipresencial ou um curso livre e migrar para o ensino a distância, e mais longo, aos poucos.

Outra sugestão é ficar atento ao formato das aulas. Algumas pessoas aprendem de forma mais eficiente por meio de conteúdos audiovisuais. Outras preferem estudar conteúdos em formato textual. Por isso, procure entender qual a metodologia oferecida pela instituição de ensino e como as aulas são ministradas. Isso pode fazer toda a diferença na sua experiência com o curso escolhido.

Antes de escolher um curso EAD, invista também em saber a opinião dos alunos sobre a tecnologia utilizada pela faculdade. É fundamental que haja boa estrutura virtual para as aulas e as atividades avaliativas, assim como uma eficiente estratégia de comunicação entre professores e alunos, para tirar dúvidas e solucionar problemas.

4 Conheça o programa complementar oferecido pela instituição

Ao escolher um curso a distância, o candidato deve conhecer a carga horária, a grade de disciplinas, as políticas da instituição de ensino para a participação do curso, como funciona o processo seletivo e uma série de outras características que vão fazer parte do currículo obrigatório.

Entretanto, também é fundamental procurar informações sobre as atividades extracurriculares que a faculdade oferece. Serão elas que vão potencializar seu processo de aprendizagem, permitir contato com o mercado de trabalho e enriquecer a sua formação.

Por isso, pesquise se a instituição de ensino escolhida possui parcerias de estágio com o polo empreendedor da sua região, se há palestras virtuais e presenciais, como a biblioteca digital é abastecida ou se há programas e projetos de incentivo à educação e à inovação.

5 Confira as instalações presenciais da faculdade

Toda faculdade, mesmo que opte por ministrar suas aulas on-line, deve ter infraestrutura presencial para atender os alunos que estudam a distância. É importante que o polo presencial tenha espaços de estudo confortáveis, com mesas, cadeiras e computadores com acesso à internet. Também é necessário que a instituição tenha um auditório com recurso audiovisual e boa receptividade com os alunos.

Você deverá frequentar o polo presencial para realizar provas, participar de atividades extracurriculares ou até mesmo organizar um grupo de estudos com seus colegas. Por isso, é primordial conhecer os recursos oferecidos pela faculdade, mesmo que grande parte do  contato com ela seja on-line.

O que achou das nossas dicas para escolher um curso de EAD? Descubra também cinco coisas que você precisa saber do ensino a distância antes de começar a estudar de casa!

leia também

Como cuidar da saúde mental dos professores em tempos difíceis
continuar lendo
Ensino de programação: 7 dicas para quem está começando
continuar lendo
O que é cultura empreendedora e como estimulá-la na escola
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha
×