Observatório
Mergulhe no universo da educação empreendedora no Observatório do CER. A cada edição, temas relevantes são abordados de forma profunda e interativa.
2020 é o ano que escolas de todo o Brasil têm para definir a arquitetura de seus novos currículos escolares, ou seja, definir a maneira como a formação geral e os itinerários formativos serão distribuídos ao longo dos três anos de ensino médio, se adequando à Base Nacional Comum Curricular. Além disso, é o ano que as instituições de ensino definirão, também, o conteúdo das cinco áreas de conhecimento previstas no documento.
Preparar os jovens para o futuro. Embora os caminhos possam ser diferentes, e os currículos escolares e metodologias, muito variados, este é o propósito da educação: formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e preparados para exercer papel transformador no mundo em que vivem.
Experiência é algo inerente ao ser humano. Ela existe nas relações familiares, de amizade, de trabalho e, quando é memorável, é responsável por memórias guardadas com carinho por toda a vida. Mas, quando vem acompanhada de um sentimento negativo, a experiência pode se transformar em verdadeiros traumas.
Não que haja algo de errado em querer seguir uma carreira tradicional em grandes empresas. Mas as tendências apontam para um mercado de trabalho mais dinâmico e horizontal, com empresas mais enxutas e exponenciais.
Como será que se sentiram os artesãos quando, de repente, seu trabalho se tornou completamente obsoleto com a invenção de uma máquina que exercia aquele ofício de forma mais rápida e eficiente? Vários acreditaram, seguramente, que aquele era o fim.
A educação transforma a maneira como lidamos com a tecnologia, e também é transformada constante e profundamente pela tecnologia.
Chega o momento de as mulheres liderarem a jornada do empreendedorismo. É crescente e inspirador o desejo que as brasileiras alimentam cada vez mais de ser donas do próprio negócio. É por meio de suas empresas que muitas estão transformando para melhor sua realidade – além da de sua família e da comunidade.
Pensar em novas metodologias de educação e possibilidades de aprendizagem não é nenhuma novidade – sabemos que isso se dá quase que de forma inevitável e orgânica. Afinal, a área, reinventa diariamente. Neste artigo, em especial, vamos um pouquinho mais longe: queremos falar sobre a neurociência.