Esses Itinerários à escolha do estudante serão organizados segundo eixos estruturantes de:
- Investigação Científica
- Processos Criativos
- Mediação e Intervenção Sociocultural
- Empreendedorismo
Cada um deles priorizando competências técnicas correspondentes.
Tal adaptação permite que o jovem alinhe seu aprendizado escolar aos seus projetos de vida e da futura carreira. A socióloga Cláudia Denis Alves da Paz, da equipe de Coordenação-Geral do Ensino Médio do MEC, afirma que, dessa forma, “ele [o programa] coloca o jovem no centro da vida escolar. Ele será o protagonista da sua formação”.
Sendo assim, com a reforma do Ensino Médio, se o adolescente desejar seguir profissionalmente como um pesquisador, é interessante que ele escolha o eixo da ‘Investigação Científica’, por exemplo. Assim, é possível que o aluno se aprofunde em seus estudos sobre os conceitos das Ciências e ainda poder aprimorar sua noção de interpretação de fenômenos.
Tal preparação do jovem para uma atuação profissional segue a ideia de que a Educação é aliada ao mercado de trabalho, com o objetivo de desenvolver o estudante em sua totalidade, ou seja, de maneira intelectual, social, emocional e cognitiva.
Além do que, como falamos no início do texto, é preciso considerar que a Educação está atualmente configurada às características do século XXI. A Revolução Digital abrange todas as esferas, e as plataformas tecnológicas propõem uma nova forma de estruturar toda a sociedade e, consequentemente, também quanto à dinâmica escolar.