Educação Empreendedora e o Ensino Integral
A BNCC trouxe para o centro do debate a questão da construção de um currículo compromissado com a educação integral. É muito comum os profissionais confundirem a educação integral com educação em tempo integral, mas são coisas diferentes. Quando falamos em educação integral, estamos falando de princípio orientador, da forma como enxergamos nosso aluno, tornando-o protagonista e desenvolvendo as suas diferentes dimensões enquanto sujeito.
Segundo a BNCC, a educação integral tem como propósito a formação e o desenvolvimento global dos estudantes, compreendendo “a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva” (BNCC, 2017, p. 14).
A Educação Integral tem o objetivo de tornar o estudante um cidadão ético e com valores, proporcionando-lhe o conhecimento físico, social, cultural, emocional e intelectual necessários para tornar-se um adulto autônomo. Você sabia que o Sebrae disponibiliza um curso gratuito para professores sobre a Educação Integral? Venha e conheça melhor essa proposta!
Danilo Miranda, diretor regional do SESC/SP, explica que a Educação Integral “é uma educação que tem a ver com a vida que prepara o indivíduo para o seu desempenho na sociedade, mas que prepara o indivíduo também para um desempenho ético e solidário”.
A inclusão do Ensino Integral nas escolas contribui com o engajamento dos estudantes, da família e de toda a comunidade, minimizando os riscos de evasão escolar. Conforme estudo feito pelo IBGE, 10,1 milhões de jovens, entre 14 e 29 anos, não completaram o Ensino Médio.
Na Escola Estadual Professor Emygdio Campos Vidal, no Mato Grosso do Sul, após a implementação da Educação Integral para o Ensino Médio, a evasão caiu, contando com uma aprovação de 93%: “Os alunos que achavam que não iam se adaptar, saíram e acabaram voltando para a escola. Quando o aluno se propõe a estar no programa, percebe que só tem a ganhar”, ressalta a diretora Fernanda Bucallon.
Aliar a Educação Empreendedora às premissas da Educação Integral é permitir que o estudante tenha mais oportunidades, uma vez que ao trabalhar as diferentes dimensões do indivíduo, e não apenas a cognitiva – premissa básica da Educação Integral, estaremos criando as condições para o desenvolvimento de competências empreendedoras, como a capacidade de solucionar problemas ao longo da vida, de forma criativa, inovadora e empática, preparando-os para o mercado de trabalho e sendo capaz de interagir com toda a comunidade, de forma articulada.
Entretanto, vale ressaltar que para essa estratégia alcançar os resultados desejados, todas as atividades sugeridas têm de estar relacionadas ao contexto no qual o estudante está inserido, de forma que ele consiga efetivamente mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes que tenham significado e aplicação prática.
Como ressalta a especialista em educação, Aparecida Lacerda: “A educação de qualidade é muito difícil de alcançar, se a gente não considerar a história, a cultura, a vida dos estudantes e o vínculo que isso produz ao que eles têm que aprender”.
Dessa forma é possível perceber que implementar a Educação Empreendedora na perspectiva da Educação Integral é a maneira mais completa de desenvolver os estudantes em todas as esferas.
Em 2015, na Coreia do Sul, foi realizado o Fórum Mundial da Educação, oportunidade em que se confiou à UNESCO a liderança e a coordenação da Educação 2030 por meio de orientação e apoio técnico no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesta oportunidade também foi elaborado o Marco de Ação da Agenda Educação 2030 para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para a educação (ODS 4), que visa a "assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos".
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável contam 17 metas globais, focando em pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria. A meta 4.4 refere-se ao Desenvolvimento de Competências para o Mercado de Trabalho.
Conforme a meta 4.4 descrita no documento, a proposta é “até 2030, aumentar significativamente o número de jovens e adultos com as competências necessárias, em particular competências técnicas e profissionais, para ter acesso ao emprego, trabalho digno e empreendedorismo”.
É importante observar como as competências empreendedoras ganham destaque no século XXI e, dessa forma, as escolas devem ampliar a sua visão sobre o empreendedorismo e incorporar a educação empreendedora como uma referência pedagógica fundamental no contexto atual.
Empreender não significa estar ligado exclusivamente à abertura de um negócio, mas sim um domínio neutro que se aplica a todas as esferas da vida, “desde o desenvolvimento pessoal até a participação ativa na sociedade, à (re)entrada no mercado de trabalho como trabalhador assalariado ou independente e também para dar início a novos empreendimentos culturais, sociais ou comerciais” (Entrecomp, 2020, pag. 12).
Um estudante empreendedor é capaz de lidar com frustrações, planejando e evoluindo com as falhas. É uma pessoa proativa, que aprende sozinha e ensina os demais, de maneira simples e inspiradora.
Além disso, o empreendedorismo possui uma relação direta com a sustentabilidade, uma vez que estamos falando de planejamento de futuro e implementação de condições produtivas que assegurem a preservação da natureza e as condições sociais e ambientais para o desenvolvimento das próximas gerações. Para a ONU UNIDO [United Nations Industrial Development Organization], braço das Nações Unidas que trata do desenvolvimento industrial, esses dois temas possuem uma relação direta e em 2020 esse organismo das Nações Unidas reconheceu a Pedagogia Empreendedora, metodologia desenvolvida por Fernando Dolabela como um programa de boas práticas para atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável.
A Educação Empreendedora é uma realidade cada vez mais presente na geração Z e nas próximas que virão. Por essa razão, o CER, diariamente, compartilha material inspirador que auxilia gestores educacionais, professores e estudantes a levar a Educação Empreendedora às salas de aula.