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Pergunta
transformadora
O primeiro passo para iniciar essa metodologia de aprendizado dentro da sala de aula será a apresentação de uma pergunta cuja resposta é complexa e requer análise, criatividade, estudo e pesquisa.
O educador deve propor um questionamento que faça com que os estudantes se motivem, dispensando tempo e conhecimento maior para encontrar a resposta. O questionamento pode estar relacionado ao contexto intra ou extraescolar. Essa dificuldade será a força motivadora a fim de que a turma tenha ânimo, com o intuito de buscar a solução para o problema apresentado.
Nesse contexto, o estudo sobre o tema será introduzido, dando ao educador clareza maior sobre o nível de conhecimento em que a sua turma se encontra.
“
Na implementação dos projetos, engajar o aluno é fundamental para que eles se envolvam nas etapas de produção e a fim de que, consequentemente, a metodologia se desenvolva centrada no estudante. É essencial na Aprendizagem Baseada em Projetos a existência de uma questão norteadora para os alunos. Essa questão deve ser bem elaborada e construída coletivamente para que seja respondida apenas ao final do projeto, concretizando-se no produto que se deseja obter desse processo”, afirma Lilian Bacich, mestre em Educação e doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano. Diretora - Tríade Educacional.
2
Apresentação
do desafio
Agora que o questionamento sobre o assunto escolhido foi formulado, o educador deve encontrar estratégias para estimular os alunos a definir o desafio. É fundamental sempre ter em mente que o desafio a ser escolhido deve ser pautado nas premissas do Ensino Baseado em Projetos, ou seja, toda atividade deve ser voltada ao desenvolvimento de competências essenciais, mobilizando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
O desafio deve ser visto como uma ação de culminância e pode ser pensado em forma de apresentação sobre o tema em questão, de uma pesquisa detalhada, por meio da qual é possível identificar as características desenvolvidas no decorrer do projeto ou de outra atividade que demonstre a evolução do processo.
3
Pesquisa
sobre o assunto
Esta etapa do aprendizado será destinada ao desenvolvimento da habilidade investigativa e analítica. Os professores devem incentivar e orientar os alunos para que eles se aprofundem no tema escolhido, pesquisando sobre o contexto, recursos a serem mobilizados e conhecimentos mais específicos para apoiar na implementação das ações do resultado final.
É importante que os professores orientem sobre possíveis caminhos, porém, deixem que os estudantes sejam ativos e protagonistas da própria curadoria. Eles vão perceber o poder da pesquisa e da apuração de fatos, além de entender que os problemas podem ser resolvidos de diversas maneiras.