Oito animações educativas para utilizar em suas aulas

Estamos passando por um período bastante desafiador em razão de uma pandemia do novo coronavírus, a COVID-19. Todos os setores estão sendo impactados e com a educação, não é diferente. 

O número de estudantes fora da sala de aula já é superior ao de jovens que seguem indo à escola em todo o mundo, e a tendência é que esse número aumente ainda mais nos próximos dias. Por isso, a educação on-line tem sido uma grande aliada das instituições de ensino ao redor do planeta. Aquelas escolas que já haviam passado por uma transformação digital saem na frente, com infraestrutura e metodologia adaptadas para o ensino a distância (EAD). Outras instituições, no entanto, tentam fazer o melhor com o que podem e se têm aventurado nas  videochamadas, na produção de conteúdo para o YouTube, dentre outras alternativas. 

Pensando nisso, o CER preparou uma série de conteúdos especiais para o momento. Nossa intenção é sanar suas dúvidas e oferecer ferramentas visando dar o suporte necessário durante esse período de educação on-line. Esperamos que goste! Boa leitura!

Mensagens de trabalho em equipe, solidariedade, coragem, cuidado com os animais, vulnerabilidade e até mesmo sustentabilidade. Por trás das grandes animações – e das produções independentes – de qualidade, existem mensagens que podem ser excelentes ferramentas para promover debates com os estudantes em torno das competências socioemocionais. Além disso, utilizar animações educativas como suporte de aprendizado certamente deixam a dinâmica das aulas mais interessante ou funcionam ainda como forma de aplicar a metodologia da Sala de Aula Invertida: alunos podem assistir aos desenhos sozinhos, em pequenos grupos ou em  casa e posteriormente debaterem  com professores e colegas as mensagens principais.

Pensando nisso, selecionamos oito animações educativas para você utilizar em suas aulas. Esperamos que goste!

8 animações educativas que podem dar suporte ao aprendizado

1 O Menino e o Mundo

Para começar a lista de animações educativas, vamos de produção brasileira. O Menino e o Mundo é um filme de Alê de Abreu e concorreu ao Oscar em 2016. Com estética simples em 2D, que lembra rabiscos em papel, O Menino e o Mundo não se apoia na tecnologia ou em grandes efeitos visuais para impressionar. Ao contrário, a potência do filme está justamente em sua mensagem.

O longa-metragem conta a história de um garoto que vive no interior com seus pais e um dia se vê sem o pai, que desaparece depois de tomar um trem. Em busca do pai, o menino acaba descobrindo o mundo: cidades, fazendas, fábricas e o mar. Nessa descoberta, ele vê  os contrastes entre o mundo rural e o cinza das cidades, a simplicidade do campo e a vida frenética dos centros urbanos, que engole literalmente as pessoas.

O Menino e o Mundo é uma das animações educativas que abrem espaço para a discussão acerca da vida moderna; do valor do trabalho, da agricultura e da vida rural; da cadeia de produção do alimento; da produção de lixo, dentre tantos outros temas. Um dos destaques do filme é a trilha sonora composta por Emicida, que também pode dar abertura a uma conversa sobre a trajetória de vida do artista.

2 ABC e Você

Dentre as animações educativas voltadas para a fase da alfabetização, ABC e Você se destaca. A produção da PlayKids foi desenvolvida com o suporte de especialistas em alfabetização e é voltada para crianças nas etapas pré-escolares.

ABC e Você trabalha, por meio dos personagens Lupi, Angélica, Kami e Chico, temas essenciais da gramática – sílabas, rimas, pronomes pessoais, acentuação e conjugação de alguns verbos – de forma lúdica por meio de músicas. Assim, os conceitos vão sendo assimilados pelas crianças com leveza, permitindo que elas desenvolvam uma habilidade de comunicação mais elaborada.

3 Divertida Mente

Aclamado pela crítica, Divertida Mente é um ótimo filme para falar sobre personalidade, comportamento, emoções e relações interpessoais. A produção, premiada no Oscar de 2016 e roteirizada com a ajuda de psicólogos e neurologistas, conta a história de Riley, uma garotinha de 11 anos que se vê diante de importantes mudanças em sua vida quando se muda de casa com seus pais e passa pela transição da infância para a adolescência. Dentro do cérebro da menina, habitam personagens que ganharam a simpatia do público: alegria, nojo, tristeza, medo, raiva. Ao longo da trama, é possível ver como as emoções coexistem durante diferentes situações e como são importantes para as memórias – no filme, representadas por ilhas.

Dentre as principais mensagens do filme, estão a de que todos os sentimentos são importantes e nenhum é melhor ou pior que o outro. Outra mensagem é esta: permitir-se sentir medo ou tristeza faz parte do processo de aprendizado. Além disso, Divertida Mente fala sobre nosso instinto de sobrevivência e como o ‘medo’ ou o ‘nojo’ podem nos proteger de situações desagradáveis.

Por esses motivos, o filme entra na lista como uma das animações educativas mais ricas em sua narrativa.

4 Meu amigo Totoro

Produção japonesa do final dos anos 1980. Apesar da idade, Meu Amigo Totoro é uma das animações educativas clássicas que merecem ser vistas e revistas no decorrer dos anos.

O filme gira em torno das irmãs Mei e Satsuki, que se mudam para a zona rural com o pai enquanto a mãe, Yusuko, encontra-se internada no hospital. No campo, elas conhecem os espíritos da floresta, liderados por Totoro. A trama fala sobre inocência e a falta de preconceito ou julgamento, o que permite com que os personagens estabeleçam uma conexão forte,  tornando-se amigos. Um fatos curiosos é que a animação é inspirada em fato reais, da vida do diretor Hayao Miyazaki, que teve sua mãe internada quando ele era criança.

5 Um plano para salvar o planeta – Turma da Mônica

Reduzir, reutilizar e reciclar. Essa é a mensagem do filme Um Plano para Salvar o Planeta, da Turma da Mônica, de 2011. Nele, Franjinha inventa uma poção da limpeza em seu laboratório. A Turma toda decide, então, borrifar o líquido pela cidade, acabando com a sujeira e a poluição. Dentre muitas reviravoltas na trama, os personagens descobrem que nenhuma poção mágica é capaz de acabar de vez com os problemas no mundo.  E percebe que a saída é a redução, a reutilização e a reciclagem do lixo.

6 Um Time Show de Bola

A animação argentina e espanhola conta a história de Amadeo, um garoto apaixonado por Totó, que constrói os próprios jogadores e ensaia jogadas com eles. Em uma grande aventura em busca do amor de Laura, Amadeo aprende sobre o trabalho em equipe e a colaboração. O filme Um time Show de Bola, primeira produção em 3D feita na Argentina, fala ainda a respeito de deixar o ego de lado para fazer o time brilhar, aprendizado que pode ser trabalhado com os estudantes em diferentes esferas.

7 Show da Luna

Curiosa e alegre, Luna é como as outras crianças: descobre o mundo por meio de muitas, muitas perguntas. Ao lado de seus irmãos, Júpiter e Cláudio, ela vê a Terra como um grande laboratório e passa a protagonizar o próprio show, o Show da Luna, em que formula hipóteses e faz experimentos para ajudar a sanar suas dúvidas.

Cada episódio tem 11 minutos de duração e gira em torno de uma pergunta formulada pela menina. Outra produção que entra na lista das animações educativas brasileiras, Show da Luna é produzida pela TV PinGuim e veiculada no Brasil pela Discovery Kids, mas também ganhou as telas americanas e portuguesas.

8 Zootopia

Abuso de poder, machismo, racismo e violência policial são alguns dos polêmicos temas abordados de forma didática na animação Zootopia, conhecido pelos críticos como a produção mais política da Disney.

No filme, a coelhinha Judy sonha em se tornar policial e enfrenta todos os preconceitos da sociedade para fazer seu sonho se tornar realidade. Após sua formatura, Judy trabalha como guarda de trânsito, já que seu chefe duvida de seu potencial. Ela se voluntaria para investigar o caso de um desaparecimento. Durante a busca acaba se tornando grande parceira da raposa Nick Assim, ambas provam que qualquer pessoa pode se tornar o que desejar.

Gostou das nossas indicações? Buscando tornar suas aulas ainda mais divertidas, conheça também nossa seleção de playlists educativas.

 

leia também

Juventude e Conexões: como os jovens brasileiros entendem o que é empreendedorismo?
continuar lendo
5 jogos educativos para usar em suas aulas
continuar lendo
Como escolher a melhor ferramenta para aulas online
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha
×