Open Badges: como validar conhecimentos e habilidades adquiridos fora de escolas e universidades

Blog Open Badges: como validar conhecimentos e habilidades adquiridos fora de escolas e universidades

22/06/2018
Compartilhe este conteúdo

O conhecimento não está restrito à sala de aula. Assim, muitos estudantes e profissionais  investem em atividades complementares. A questão é conseguir validar experiências que enriquecem o currículo, mas não fazem parte do sistema tradicional de ensino, como cursos livres, participação em projetos e trabalhos voluntários. Conheça, então, o Open Badges, programa de certificação online voltado para o aprendizado em espaços informais.

O usuário monta, de forma gratuita, o seu próprio currículo através de um software desenvolvido pelo Mozilla. Vale incluir conquistas, habilidades como criatividade e colaboração e até atitudes cidadãs como participação em programas de reciclagem ou de defesa aos animais. É a oportunidade de mostrar diferenciais que não podem ser identificados em um diploma.

Os selos reúnem dados como data de emissão, detalhes sobre a organização emissora e a atividade desenvolvida. As informações podem ser compartilhadas em blogs, sites, redes sociais ou mesmo na assinatura de e-mail. O objetivo vai desde ganhar créditos escolares até conseguir um emprego. Atualmente, mais de três mil organizações em todo o mundo reconhecem e valorizam o conhecimento adquirido fora da sala de aula.

Qualquer indivíduo ou organização pode se tornar um  emissor do Open Badges, desde que ofereça uma experiência de aprendizado. Incluem-se professores, organizadores de eventos, agências governamentais, organizações sem fins lucrativos, bibliotecas e museus. Nasa, YMCA, Smithsonian American Art Museum e Intel são alguns dos exemplos.

Gostou do Open Badges? Conheça a Edools, plataforma de cursos online.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades