3 lições valiosas de storytelling para o ensino de empreendedorismo

Blog 3 lições valiosas de storytelling para o ensino de empreendedorismo

01/08/2019
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Desde os clássicos infantis até os seriados de televisão, boas histórias deixam marcas na memória de quem as encontra e têm o potencial de gerar atitudes transformadoras. A arte da contação de histórias – ou storytelling, como é chamada ultimamente –, foi redescoberta pelo mundo dos negócios como ferramenta para criar empatia em clientes e colocar marcas em evidência.

O storytelling nada mais é do que a estruturação de uma narrativa para conquistar a audiência, de forma a potencializar a mensagem que está sendo passada. A técnica estimula a criatividade e a inovação, aguça a capacidade imaginativa dos leitores e gera um sentimento de propósito – tudo a ver com empreendedorismo.

Neste post, aprenda em três lições como praticar o storytelling e de que maneira ajudar os aprendizes de empreendedorismo a aplicá-lo também.

1. Boas histórias têm alguns pontos em comum

Para saber como criar uma narrativa de storytelling, tente se lembrar da estrutura das histórias que marcaram você. Todas possuem alguns elementos em comum, não é mesmo? Para uma história ser completa e conseguir engajar o leitor, é necessário que ela contenha:

  • Herói
  • Introdução
  • Problema
  • Recusa ao chamado (obstáculos para o cumprimento da missão)
  • Ajuda de outros
  • Superação em etapas
  • Desafio final
  • Conclusão

Além de utilizar esses elementos, é importante produzir pontos intensos na narrativa que o façam conectar emocionalmente com a audiência e gerar a sua confiança. Uma dica para potencializar ainda mais a memorização do conteúdo é sintetizá-lo em um ensinamento principal, que pode ser uma frase ou um slogan, e repeti-lo ao longo da história.

2. O storytelling pode dar o pontapé inicial em uma carreira empreendedora

Cada pessoa vive a própria jornada do herói. Se o jovem estudante entende bem a sua trajetória, ele pode identificar propósitos de vida e questões para as quais deseja criar soluções, encontrando oportunidades de empreender. Por isso, estimular os alunos a contar a própria história em uma narrativa de storytelling pode ser o pontapé inicial de carreiras e de negócios.

De acordo com o colunista Marcos Hashimoto, consultor e palestrante de empreendedorismo, o momento em que o jovem cria a sua narrativa “é quando surge a energia que alimentará sua determinação e perseverança, a motivação que fortalecerá a superação das barreiras e obstáculos que surgirão em sua trajetória empreendedora”.

3. O storytelling sensibiliza públicos de interesse

Uma das principais vantagens do storytelling é a capacidade de sensibilizar públicos de interesse por meio da geração de empatia. Isso ocorre porque o leitor ou o ouvinte pode se colocar no lugar do personagem narrado, entender sua visão de mundo e se identificar com suas necessidades.

Segundo Paul Zak, diretor do Center for Neuroeconomics Studies (Centro de Estudos Neuroeconômicos, em tradução livre), uma boa história pode transformar profundamente crenças e comportamentos dos indivíduos. Isso faz com que a técnica seja muito útil dentro do ambiente empresarial, em estratégias de marketing, comunicação interna, reuniões com investidores, apresentação de projetos e de resultados. Ao ensinar o beabá do empreendedorismo aos seus alunos, ajude-os a ver como podem aplicar o storytelling nesses contextos.

Como vimos, o storytelling pode ser forte aliado do empreendedorismo, auxiliando na criação de uma verdadeira e autêntica postura empreendedora e agindo também como ferramenta de convencimento. Ensiná-la é deixar os estudantes a par de uma tendência do mundo dos negócios, bem como capacitá-los  a ser mais imaginativos e inovadores.

A fim de aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre storytelling, confira o nosso e-book gratuito e leia também “Storytelling – Aprenda A Contar Histórias Com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança” do autor Carmine Gallo.

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