Desde os clássicos infantis até os seriados de televisão, boas histórias deixam marcas na memória de quem as encontra e têm o potencial de gerar atitudes transformadoras. A arte da contação de histórias – ou storytelling, como é chamada ultimamente –, foi redescoberta pelo mundo dos negócios como ferramenta para criar empatia em clientes e colocar marcas em evidência.
O storytelling nada mais é do que a estruturação de uma narrativa para conquistar a audiência, de forma a potencializar a mensagem que está sendo passada. A técnica estimula a criatividade e a inovação, aguça a capacidade imaginativa dos leitores e gera um sentimento de propósito – tudo a ver com empreendedorismo.
Neste post, aprenda em três lições como praticar o storytelling e de que maneira ajudar os aprendizes de empreendedorismo a aplicá-lo também.
Para saber como criar uma narrativa de storytelling, tente se lembrar da estrutura das histórias que marcaram você. Todas possuem alguns elementos em comum, não é mesmo? Para uma história ser completa e conseguir engajar o leitor, é necessário que ela contenha:
Além de utilizar esses elementos, é importante produzir pontos intensos na narrativa que o façam conectar emocionalmente com a audiência e gerar a sua confiança. Uma dica para potencializar ainda mais a memorização do conteúdo é sintetizá-lo em um ensinamento principal, que pode ser uma frase ou um slogan, e repeti-lo ao longo da história.
Cada pessoa vive a própria jornada do herói. Se o jovem estudante entende bem a sua trajetória, ele pode identificar propósitos de vida e questões para as quais deseja criar soluções, encontrando oportunidades de empreender. Por isso, estimular os alunos a contar a própria história em uma narrativa de storytelling pode ser o pontapé inicial de carreiras e de negócios.
De acordo com o colunista Marcos Hashimoto, consultor e palestrante de empreendedorismo, o momento em que o jovem cria a sua narrativa “é quando surge a energia que alimentará sua determinação e perseverança, a motivação que fortalecerá a superação das barreiras e obstáculos que surgirão em sua trajetória empreendedora”.
Uma das principais vantagens do storytelling é a capacidade de sensibilizar públicos de interesse por meio da geração de empatia. Isso ocorre porque o leitor ou o ouvinte pode se colocar no lugar do personagem narrado, entender sua visão de mundo e se identificar com suas necessidades.
Segundo Paul Zak, diretor do Center for Neuroeconomics Studies (Centro de Estudos Neuroeconômicos, em tradução livre), uma boa história pode transformar profundamente crenças e comportamentos dos indivíduos. Isso faz com que a técnica seja muito útil dentro do ambiente empresarial, em estratégias de marketing, comunicação interna, reuniões com investidores, apresentação de projetos e de resultados. Ao ensinar o beabá do empreendedorismo aos seus alunos, ajude-os a ver como podem aplicar o storytelling nesses contextos.
Como vimos, o storytelling pode ser forte aliado do empreendedorismo, auxiliando na criação de uma verdadeira e autêntica postura empreendedora e agindo também como ferramenta de convencimento. Ensiná-la é deixar os estudantes a par de uma tendência do mundo dos negócios, bem como capacitá-los a ser mais imaginativos e inovadores.
A fim de aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre storytelling, confira o nosso e-book gratuito e leia também “Storytelling – Aprenda A Contar Histórias Com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança” do autor Carmine Gallo.