Sua instituição de ensino é empreendedora? Descubra com o Radar de Educação Empreendedora

Conheça o Radar de Educação Empreendedora, uma ferramenta digital gratuita que apresenta um diagnóstico completo para instituições de ensino que buscam ser referência em Educação Empreendedora.  

Sua instituição de ensino é empreendedora? Descubra com o Radar de Educação Empreendedora 

O que é preciso para inovar e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de uma cultura empreendedora na sua instituição ensino? Boas ideias, projetos, disposição,  apoio da gestão escolar, certamente. Mas, tem algo fundamental para que a Educação Empreendedora seja realmente implantada são os caminhos necessários para que a instituição de ensino possa atuar e dinamizar o Ecossistema de Educação Empreendedora, ou seja, além de fazer parte, é preciso estar inserida como um ator relevante capaz de estabelecer conexões e colaborar com os outros agentes do Ecossistema de Educação Empreendedora.  

inclusão do empreendedorismo como um dos eixos estruturantes dos Itinerários Formativos, apresentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fez com que gestores educacionais de todo o Brasil buscassem estratégias de inserção da Educação Empreendedora na grade curricular de suas Instituições de Ensino para proporcionar, aos seus estudantes, o desenvolvimento das competências exigidas pelo mercado, no século XXI, de forma ativa e interdisciplinar.  

O que é um Ecossistema de Educação Empreendedora 

O termo “ecossistema” vem da Biologia e significa um conjunto de comunidades que convivem em um mesmo local ou região, interagindo entre si e com o meio ambiente, para o equilíbrio do sistema e a autossuficiência. Assim, agentes interdependentes, se conectam para sobreviver e evoluir. Inspirado nesta abordagem, o Ecossistema de Educação Empreendedora se apresenta de forma interligada por cinco dimensões: Atores, Políticas Públicas, Estrutura, Recursos e Cultura com o propósito de fomentar iniciativas que possam ser implementadas para gerar experiências para educadores, estudantes e toda a comunidade. 

A instituição de ensino, juntamente com outros atores, compõe o ecossistema, e poderá favorecer a implementação da educação empreendedora que pode transformar a forma de pensar, agir, aprender e ensinar. Reconhecemos a necessidade de buscar mais oportunidade, estimular atitudes empreendedoras e o protagonismo, ofertar uma formação autônoma e significativa para os jovens. É neste contexto, que o Radar de Educação Empreendedora se apresenta como instrumento de apoio para instituições de ensino que buscam o reconhecimento de referência como instituições empreendedoras.  

Como funciona o Radar de Educação Empreendedora 

O Radar de Educação Empreendedora é um diagnóstico on-line desenvolvido para instituições de ensino que buscam implementar a Educação Empreendedora e uma atuação empreendedora com toda a comunidade.  O Radar apresenta um conjunto de iniciativas e projetos que podem ser realizados pela instituição de ensino, com  possibilidades e esforços necessários para uma educação que pode transformar o território e a vida dos jovens empreendedores.  

Para isso, o gestor educacional ou representante da instituição de ensino precisa acessar e responder ao questionário do Radar, então recebe uma devolutiva que apresentar a mensuração do grau de implementação da Educação Empreendedora e orientações que poderão direcionar as estratégias e a atuação da instituição de ensino.  

A ferramenta foi desenvolvida pelo CER – Centro Sebrae de Referencia em Educação Empreendedora, com base na experiência nacional do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) em diferentes regiões e realidades do Brasil.  

Quais critérios são levados em consideração na análise? 

As cinco dimensões do Ecossistema de Educação Empreendedora, são consideradas como estruturantes do Radar.  

  • Atores:  instituições de ensino juntamente com outras pessoas e instituições envolvidas com o propósito de buscar alavancar oportunidades e iniciativas que possam disseminar e internalizar a cultura empreendedor ano território. 

 

  • Políticas Públicas: representa todas as possibilidades de formalização, articulação, ambiente legal e político que pode favorece a institucionalização da Educação Empreendedora. 

 

  • Estrutura: todos os espaços disponíveis dentro e fora da instituição de ensino que podem favorecer experiências e um ambiente para a geração e o desenvolvimento de iniciativas e projetos inovadores. 

 

  • Recursos: são as fontes econômicas e financeiras que poderão viabilizar a realização das ações e projetos para fomentar a Educação Empreendedora. 

 

  • Cultura: é o jeito de ser, pensar e agir dos gestores, educadores, estudantes e de toda a comunidade. 

 

Para cada uma das dimensões, a instituição de ensino recebe um conjunto de orientações, somadas a uma classificação geral do grau de implementação da Educação Empreendedora que poderá ser baixo, médio e alto.  

Como posso fazer o RADAR? 

É uma ferramenta digitaltotalmente gratuita e rápidsimples de ser respondida. É preciso conhecer os projetos e ações da instituição de ensino que serão evidenciados durante o diagnóstico.  

O acesso ao Radar pode ser realizado por um representante da instituição de ensino, que poderá ser o diretor, coordenador, especialista, ou um educador. Todas as instituições de ensino da Educação Básica e Infantil podem utilizar da ferramenta do Radar de Educação Empreendedora.  Não precisa participar ou estar inscrito em nenhum programa de Educação Empreendedora do Sebrae ou de outra instituição.  

Basta acessar e responder ao Radar: https://cer.sebrae.com.br/radar/ 

Para isso, será preciso reservar um tempo e conhecer a instituição de ensino.  

Gostou de conhecer o Radar de Educação Empreendedora? Aproveite para mergulhar a fundo nesse universoconheça também o Termo de Referência em Educação Empreendedora (colocar link), documento produzido pelo CER com diretrizes para a aplicação do Ensino Empreendedor na Educação. 

leia também

Juventude e Conexões: como os jovens brasileiros entendem o que é empreendedorismo?
continuar lendo
5 jogos educativos para usar em suas aulas
continuar lendo
Como escolher a melhor ferramenta para aulas online
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha
×