Tecnologias educacionais de baixo custo

Engana-se quem pensa que, para associar tecnologia à educação, é preciso de um investimento financeiro alto. É possível inserir ferramentas tecnológicas nas escolas com verbas iniciais baixas e que causem alto impacto no processo de aprendizagem dos alunos. Por isso, neste artigo, vamos explicar como é viável utilizar tecnologias educacionais de baixo custo visando incrementar suas aulas. Continue a leitura.

Tecnologias educacionais de baixo custo: como ser estratégico na educação

Atualmente, existem diversas metodologias da educação que se baseiam na adesão de tecnologias no currículo escolar, como o Ensino Híbrido, a Gamificação, a Aprendizagem Adaptativa, dentre outros. Isso porque o uso da tecnologia no processo educacional traz grandes vantagens e facilidades, tanto para alunos quanto professores. A tecnologia enriquece e transforma a maneira de ensinar os alunos, como também tem o potencial de solucionar problemas e desafios recorrentes na sala de aula.

As tecnologias educacionais de baixo custo são alternativas práticas e úteis para professores que desejam otimizar suas aulas, diversificar conteúdos e ampliar sua estratégia didática, sem necessitar de grande investimento financeiro. A seguir, separamos 8 ferramentas bastante úteis para quem deseja alcançar essa meta.

1 YouTube Edu

O YouTube Edu é uma das tecnologias educacionais de baixo custo que se destacam por ser completamente gratuitas. Seu principal foco é reunir vídeos e conteúdos on-line disponibilizados por profissionais da educação em geral, contribuindo para a acessibilidade e a democratização do conhecimento.

A plataforma pode ser utilizada para que os alunos tenham resumos das matérias bem estruturados ou acessem curiosidades que complementem  os temas abordados em sala de aula. Você também pode disponibilizar suas aulas na plataforma, fazendo com que os estudantes possam assisti-las mais de uma vez, respeitando o processo de aprendizagem individual de cada um.

2 Google Art Project

O Google Art Project é uma ferramenta educacional que possibilita a visita a diversos museus do mundo sem sair de casa. Com mais de 2.000 museus disponíveis para ser explorados pelo mundo todo, este aplicativo pode ser utilizado em aulas de Arte, Interpretação de Texto, Escrita Criativa ou de maneira complementar em disciplinas de História e de Literatura.

3 Planboard

O Planboard é uma das tecnologias educacionais de baixo custo que têm como meta facilitar a rotina de professores. Por meio da ferramenta, é possível montar Planos de Aula, organizando suas ideias em um calendário interativo.

A plataforma proporciona maior visualização dos seus projetos e do andamento de cada turma, além de fazer com que haja compartilhamento e troca de informação com outros professores. Embora esteja configurada em inglês, sua funcionalidade é bem intuitiva e de fácil adaptação.

4 ClassCraft

O ClassCraft é uma ferramenta que facilita colocar em prática as estratégias de gamificação em sala de aula. Pela plataforma, o professor consegue criar jogos de role-play, otimizando a colaboração entre alunos e ampliando a interatividade e a eficácia do processo educacional na escola.

5 EdModo

O EdModo é uma ferramenta gratuita bastante útil, que visa otimizar a comunicação entre escola, aluno e família durante a trajetória educacional dos estudantes. A plataforma funciona como um Facebook escolar. Através dela, é possível enviar mensagens, compartilhar materiais e conteúdos, centralizando e facilitando o acesso à informação.

Outro diferencial é que ela também permite que os pais possam se atualizar sobre o processo de aprendizado dos filhos, acessando as notas deles, entendendo as dificuldades que eles estão passando em sala de aula. Assim, os pais podem contribuir de forma efetiva no aprendizado em casa.

6 Geogebra

O site Geogebra oferece diversos aplicativos, exercícios e material didático que possibilitam, através de tecnologias educacionais de baixo custo, maior facilidade na hora de ensinar Matemática e Geometria aos alunos. A funcionalidade proporcionada pelo Geogebra deixa as aulas mais visuais e interativas, contribuindo para uma aula mais dinâmica.

7 Coogle

Aproximar criatividade do processo educacional é um grande desafio que professores de diversas disciplinas enfrentam na atualidade. O Coogle é uma das tecnologias de baixo custo que têm como meta auxiliar a solucionar esse problema.

A ferramenta permite que os alunos e os professores elaborem mapas mentais sobre os conteúdos abordados em sala de aula. Isso facilita a retenção do aprendizado, a colaboração entre alunos, além de explorar o pensamento criativo deles.

8 Prova Fácil

O Prova Fácil é mais uma das tecnologias educacionais de baixo custo que buscam otimizar as atividades diárias de um professor. Grande parte do dia a dia de um professor envolve corrigir provas e trabalhos, transformando a rotina desse profissional em cansativa e sobrecarregada.

Mediante essa ferramenta, é possível corrigir provas e simulados de forma automática, além de permitir acesso a bancos de dados e a redes de professores, o que otimiza o sistema avaliativo em sala de aula. Outro ponto a destacar é que a plataforma contribui para o aumento do tempo útil do professor, que, em vista disso, pode  investir na construção de aulas mais dinâmicas e criativas.

Além das ferramentas educacionais de baixo custo que mencionamos acima, existem diversas outras que abrem inúmeras oportunidades na construção de um ambiente educacional tecnológico. Com a ajuda do SINEP/MG, elaboramos um e-book intitulado “Tecnologias Educacionais e Suas Aplicabilidades na Sala de Aula”. Confira!

 

leia também

Como cuidar da saúde mental dos professores em tempos difíceis
continuar lendo
Ensino de programação: 7 dicas para quem está começando
continuar lendo
O que é cultura empreendedora e como estimulá-la na escola
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha
×