Empreendedorismo feminino no mundo
As mulheres começaram a tomar a frente de negócios por necessidade. Quando os homens tiveram de deixar suas empresas para lutar na 1ª e 2ª Guerras Mundiais, a presença das mulheres no mercado de trabalho, bem como, na direção de empreendimentos passou a ser mais comum. Com mais espaço nessa área, elas decidiram lutar por seus direitos e exercer sua cidadania de forma mais marcante. Assim, como muita luta, protestos, manifestações de várias naturezas e, acima de tudo, união a presença delas foi crescendo até que em 2017, as mulheres abriram tantos negócios quanto os homens.
O levantamento global da pesquisa GEM, que analisou dados de 74 países, aponta que o empreendedorismo feminino cresceu 10% de 2014 a 2017. O número contribuiu para a diminuição em 5% da disparidade entre homens e mulheres na área.
O estudo também mostra que 163 milhões de mulheres iniciaram um negócio em 2017, em algum dos 74 países analisados. Enquanto isso, outras 111 empresárias estavam gerenciando suas empresas.
Nos Estados Unidos, outro estudo, dessa vez da American Express, realizado em 2018, aponta uma informação ainda mais surpreendente sobre o aumento de mulheres à frente de empreendimentos. Desde 1972, o total de norte-americanas donas de empresas cresceu 3.000%.
Mas, ainda que a presença feminina esteja aumentando cada vez mais, todas as pesquisas internacionais alertam para as múltiplas dificuldades que a mulher enfrenta nesse campo de atuação.
O Banco Mundial, por exemplo, ressalta os principais obstáculos que impactam o crescimento do empreendedorismo feminino: barreiras culturais, falta de investimentos destinados a negócios liderados por mulheres, falta de incentivo da família, a crença da sociedade que a mulher ainda é a principal responsável pela educação dos filhos e as tarefas domésticas levando a jornadas extenuantes de trabalho e menos tempo para dedicar à empresa e carreira.
Além disso, elas ainda são minoria, em todo o mundo, no setor de tecnologia, que é um dos mais promissores.
4,9% é a porcentagem de participação das mulheres em negócios de setor de informação e tecnologia, um dos maiores gaps em comparação com a participação masculina.
Fonte: Pesquisa GEM - Women's Entrepreneurship Report 2018/2019