Cinco habilidades que todo professor deve ter na era digital

O Ensino Híbrido é uma tendência que tem transformado a educação no século XXI. A metodologia inclui uma série de mudanças na forma como o conteúdo é ensinado, na organização das atividades e do tempo em sala de aula, nos papéis do aluno e professor e até na disposição física dos espaços da escola. Uma das premissas do Ensino Híbrido é a inclusão de atividades online ou com suporte de plataforma digitais no aprendizado, o que implica em novos desafios aos professores.

Listamos abaixo cinco habilidades que os educadores devem ter na era digital. Saiba mais:

Manter-se sempre atualizado

O mundo digital muda muito rápido. Todos os dias surgem novos memes, novas plataformas, tecnologias e possibilidades diferentes. Estar por dentro do que acontece nesse universo é imprescindível. Eleger um blog de tecnologia favorito para acompanhar, assinar newsletters e participar de grupos e fóruns de discussão são boas maneiras de se manter informado sobre as novidades. Outra dica é lançar mão da infinidade de cursos online – e muitas vezes gratuitos – para buscar formação continuada.

Usar os recursos que a escola disponibiliza

Muitas vezes, as atividades em classe poderiam ser mais ricas se os professores conhecessem todos os recursos que a escola possui e soubessem aproveitá-los ao máximo. Se informe sobre os equipamentos e ferramentas disponíveis e procure ir além do treinamento oferecido para aprender a usá-los. A internet está cheia de tutoriais, vídeo-manuais, ideias, projetos e programas gratuitos… é só pesquisar e deixar a imaginação fluir, incorporando novos usos ao dia a dia.

Dominar as redes sociais e principais ferramentas de conteúdo

Não é necessário ser um heavy user, termo usado por especialistas para definir as pessoas que fazem uso intenso das redes sociais, ou ‘viciados’. Mas, para falar bem a linguagem dos jovens, é essencial que os professores tenham presença nas principais redes. Só assim é possível entender, na prática, quais são as redes sociais mais relevantes do momento, quais as especificidades e para quais fins cada uma é usada e o que é tendência no mundo digital.

Manter um blog também é uma excelente maneira de marcar presença na internet e ainda aproveitar o espaço para a postar conteúdo complementar para os alunos. Além disso, saber como inserir conteúdo no YouTube e outras plataformas de vídeo, subir podcasts na rede e dominar as ferramentas mais populares no momento é um pré-requisito para garantir conteúdo rico, dinâmico e sempre atualizado nas aulas.

Levar segurança da informação à sério

Quanto mais usamos os recursos digitais para gerar, hospedar e compartilhar informações, mais dependentes deles nos tornamos. Por um lado, ganhamos praticidade ao armazenar arquivos na nuvem ou em dispositivos como pendrive e HDs externos. Por outro, nos tornamos mais vulneráveis. Afinal, quantos de nós já não passaram pela frustração de perder horas e horas de trabalho por falta de uma cópia de segurança?

Não dá para descuidar. Backup deve ser palavra de ordem para quem lida com conteúdo digital. Também é importante criar senhas de acesso forte, manter antivírus e programas de proteção sempre em dia e saber arquivar corretamente informações sigilosas.

Otimizar o tempo

São muitos os programas e aplicativos criados para otimizar o tempo e as tarefas do dia a dia. Use e abuse das agendas online, programas de gestão de tarefas e do tempo, ferramentas de agendamento de publicação de conteúdo em blogs e redes sociais, aplicativos para planejamento de aula e distribuição de tarefas, entre outros.

leia também

Aprender pela experiência: conheça a metodologia criada pela Perestroika
continuar lendo
Saiba como aplicar as estações de aprendizagem em sala de aula
continuar lendo
Acesse todo o conteúdo ConecteCER!
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha