Acolhimento psicológico para professores, com Camila Moura

Blog Acolhimento psicológico para professores, com Camila Moura

31/01/2023
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Muito se falou nos últimos anos, especialmente com a BNCC, sobre a formação socioemocional dos estudantes e a saúde mental das crianças e jovens. Mas é importante também ter um olhar atento para aqueles que estão na linha de frente — os professores.

Para trazer mais informações sobre esse assunto, entrevistamos a psicóloga Camila Moura,  psicóloga clínica, que atua com ênfase em cuidado e gestão de negócios. Foi uma das responsáveis por desenvolver o projeto “Acolhe Você” que teve como principal objetivo acolher os professores da  rede pública durante a pandemia. Também atua com a comunicação da ONG Labor Educacional e na Empreendedora na Cway Consultoria e Comunicação.

Camila, como os diretores e coordenadores podem ter uma postura de maior acolhimento psicológico com os professores?

A forma como os profissionais da educação se relacionam no ambiente de trabalho faz toda a  diferença para a produtividade, bem-estar e saúde mental de cada sujeito. Os diretores e coordenadores exercem papéis importantes e, diante de suas posturas, podem contribuir para que o ambiente escolar e da equipe seja mais benéfico e acolhedor aos professores.

É interessante que os diretores e coordenadores tenham um olhar empático e sensível sobre os professores, pensando em proporcionar mais espaços de fala, momentos de trocas e diálogos. É preciso que eles compreendam a fundo os problemas cotidianos e pensem em soluções práticas. Outro ponto importante é que esses profissionais estejam abertos a ouvir as demandas de cada profissional sem julgamento e de forma ética.

Dessa forma, os professores podem se sentir seguros para falarem sobre as suas dificuldades, e buscar melhorias que impactam positivamente a vida dos alunos e das equipes.

Qual a diferença entre práticas de acolhimento psicológico e as outras práticas de atendimento como terapia e terapia em grupo?

O acolhimento psicológico é uma prática breve, que une um grupo de pessoas com  demandas similares. A prática visa proporcionar melhorias no enfrentamento de dificuldades  que fazem parte do presente de forma pontual e objetiva.

A terapia, tanto individual como em grupo, é um processo mais longo que leva em  consideração todo o histórico de vida do paciente de forma aprofundada. Ela cuida das  demandas do presente, de acontecimentos do passado, variando de acordo com cada  abordagem utilizada pelo profissional. A terapia em grupo une pessoas com demandas  distintas e semelhantes. 

Todas as práticas são funcionais no contexto escolar, elas devem ser utilizadas de acordo  com as necessidades dos sujeitos, devem visar solucionar os problemas do ambiente,  tornando a escola um lugar seguro, empático e acolhedor.

Quais são, hoje, as principais queixas dos professores que exigem um maior acolhimento?

As principais queixas dos professores são devido à falta de motivação no ambiente de trabalho. Eles se queixam da falta de participação dos alunos, da desvalorização da classe e de um ambiente de trabalho pouco colaborativo.

  • Falta de motivação e valorização;
  • Sentimento de cansaço e exaustão;
  • Dificuldade de adaptação às novas ferramentas de ensino;
  • Falta de engajamento dos alunos durante as aulas online;
  • Medo e insegurança sobre a vida profissional.

O acolhimento psicológico é uma prática que surgiu em meados da década de 70 no Brasil, e desde  a chegada da pandemia, essa ferramenta ganhou mais ênfase, principalmente no ambiente escolar. 

A prática pode ser considerada uma técnica de cuidado eficiente, que oferece soluções pontuais e  promove melhorias na rotina dos estudantes e profissionais. Ela é importante e necessária para que  o sujeito se sinta parte da escola, tenha voz ativa durante o seu processo de ensino-aprendizagem,  engaje com os conteúdos, se sinta seguro e se reconheça como protagonista de sua própria história. 

A escola é um espaço de construção social, desenvolvimento e conexão. Ela executa um papel  importante na vida dos sujeitos, logo precisa oferecer recursos que promovam saúde e bem-estar para todos envolvidos.

Lidamos com pessoas diversas, como ter sensibilidade para identificar essas diferenças e conseguir acolher os diferentes?

A sensibilidade é um instrumento valioso, ainda mais em uma sociedade que encontra-se cada vez mais competitiva, dentro da bolha virtual onde a vida é simples, bonita, feliz e completa. A sensibilidade nos torna sujeitos mais resilientes, empáticos e mais humanos.

Para identificar as diferenças que nos cercam, é preciso ouvir o outro com atenção, deixar os julgamentos de lado e dar atenção ao que está sendo dito por meio das palavras, gestos, olhares e ações.

Qual a forma de introduzir esse tema no ambiente escolar?

Por meio de rodas de conversas, da arte, dos projetos educacionais, de palestras e da orientação com profissionais da área da saúde.

E qual o caminho para criar uma cultura de acolhimento psicológico nas escolas?

O caminho é a humanização, a sensibilização e a colaboração de todos que fazem parte da educação e do ambiente escolar. É preciso colocar os profissionais e alunos para exercerem os papéis de protagonismo, trabalhar temáticas que cercam o cotidiano e proporcionar espaços colaborativos, diversos e feitos para pessoas que têm limites, sonhos e objetivos.

Existem práticas simples que podem contribuir para o manejo do estresse dos professores no dia a dia nas escolas?

Existem! Essas práticas contam com a contribuição da equipe gestora, de profissionais da saúde e da comunidade:

  • oficiais psicossociais;
  • projetos educacionais;
  • rodas de conversa;
  • palestras;
  • musicoterapia;
  • momento de relaxamento.

E como um professor pode contribuir para o acolhimento psicológico de um colega?

Para ajudar o próximo é preciso estar bem consigo mesmo e se sentir em boas condições para acolher, certo?  Por isso, o ideal é que a equipe educacional esteja com a saúde mental em dia, para que assim eles possam se observar no dia a dia, compreendendo as necessidades da equipe, as particularidades de cada sujeito e saber a hora de agir e como fazer isso da melhor forma.

Oferecer acolhimento é se dispor, se doar e colocar o sofrimento do outro por alguns minutos em primeiro lugar. Para fazer isso ,é necessário estar bem, sentir-se pronto para ouvir de forma colaborativa e sem pegar a dor do outro para si mesmo.

E então, já entendeu a importância do acolhimento psicológico para professores? Veja também nosso infográfico com as 5 soft skills que o professor deve ter.

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