Conheça a experiência da Babson College no ensino de empreendedorismo

Blog Conheça a experiência da Babson College no ensino de empreendedorismo

12/03/2019
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Já parou alguns minutos para pensar como deve ser o currículo da faculdade líder no ensino de empreendedorismo no mundo? É bem provável que disciplinas como criação de modelo de negócios, finanças, sustentabilidade, inovação e marketing tenham passado pela sua cabeça durante esse exercício. Elas estão na grade curricular e são muito importantes. Talvez você se surpreenda ao descobrir que a metodologia de ensino de empreendedorismo da Babson College se baseia em outras cinco práticas: brincadeira, empatia, criação, experimentação e reflexão.

Desde sua fundação, em 1919, a Babson College, localizada no estado americano de Massachusetts, tem como missão ensinar empreendedorismo de maneira diferente da maioria das escolas clássicas. Com foco em atividades práticas e experimentação, e menos intensidade de aulas-palestras, a instituição se apoia em um corpo docente formado por empresários experientes e tem a inovação como parte fundamental de seu DNA. Essa filosofia levou a Babson a se tornar a escola número um de empreendedorismo em todo o mundo, reconhecida por formar visionários e empreendedores criativos.

babson college
Heidi Klen, professora da Babson College.

O que a Babson acredita sobre ensino de empreendedorismo

Heidi Neck, PhD e professora de empreendedorismo no MBA Executivo da Babson Executive and Enterprise Education, usa a metáfora dos jogos para explicar os valores da instituição. Segundo ela, em um quebra-cabeças, por exemplo, há uma participação ativa, mas o sujeito é limitado às peças e à ilustração dada. Por outro lado, em atividades que envolvem papel, caneta, tesoura, cola e tinta, a criação de objetos totalmente novos é possível. No quebra-cabeça, existe uma meta final específica e o trabalho flui mais facilmente entre a equipe. No entanto, a atividade de criação livre, embora mais caótica, permite a experimentação até que a pessoa chegue a uma solução de valor. “Essa é a diferença entre a postura gerencial e a empreendedora. Ambas são importantes, mas procuramos focar no empreendedorismo”, afirma. Heidi detalha as competências e aspectos de cada um dos lados. Veja:

Mentalidade gerencial

Mentalidade empreendedora

Grande planejamento Pequenas ações
Sistemático Randômico
Uso de dados existentes Coleta de dados reais
Linear Interativo
Otimização Experimentação
Evitar falhas a qualquer custo Aceitar as falhas e aprender com elas
Competitividade Colaboração
Conhecido Desconhecido
Colher dados > Planejar > Agir Agir > Aprender > Construir

Entenda a metodologia de ensino de empreendedorismo

Mas como funciona a metodologia da Babson na prática? Como falamos acima, os educadores da instituição se fundamentam em cinco pilares: experimentação, brincadeira, empatia, criação e reflexão. Na experimentação e na criação, os professores incentivam os alunos a não se perderem em planejamentos extensos, mas partirem para a prática o quanto antes, construindo o aprendizado guiado pela ação. A brincadeira também tem um papel importante para isso, pois garante a alegria e o engajamento durante o processo. Já a prática da empatia diz respeito ao entendimento da necessidade dos clientes e parceiros, importante passo para a criação de soluções de valor para a sociedade.  Por fim, todas as quatro dimensões são orientadas pela reflexão. “Se tudo na Babson é tão baseado em ações, nós nos perguntamos: quando é que paramos para analisar e codificar o aprendizado? Os educadores devem ensinar os jovens a refletirem sobre o conhecimento adquirido, e não simplesmente relatarem o que aprenderam”, explica Heidi.

Para a professora, o objetivo principal é ampliar o leque de possibilidades, focando no desenvolvimento da mentalidade empreendedora. “Não ensinamos alunos a abrirem um negócio. Se eles quiserem ser donos de seu próprio negócio, ótimo. Mas procuramos dar um conjunto de ferramentas para que os alunos possam usar, independentemente do que façam”, explica.

Confira também uma entrevista com Andrew Zacharakis, diretor do Centro de Estudos de Empreendedorismo da Babson College.

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