Como e por que explorar notícias na sala de aula?

Blog Como e por que explorar notícias na sala de aula?

15/03/2022
Compartilhe este conteúdo
Os estudantes estão na sala de aula aprendendo um conteúdo, mas saem da escola e, de repente, não encontram alinhamento à realidade contada na televisão ou também precisam, sozinhos, fazer associações e conexões para entender melhor o conteúdo abordado pelo professor.
Só de pensar nesse cenário, sabemos que não é o tipo de educação que prepara os alunos para o mundo, certo?
Pois é! Estamos em busca de uma formação completa, por isso trazer notícias atuais para o aprendizado pode ser uma forma de aproximar os estudantes do conteúdo, facilitando o aprendizado e incentivando uma postura autoral de todos eles.
Continue lendo para saber mais!

Ultrapassando a sala de aula

Sempre reforçamos que a Educação Empreendedora busca formar cidadãos com competências técnicas e socioemocionais que os possibilitem encarar o mundo de maneira ativa.
E trazer sua vivência para a sala de aula é uma maneira de aproximar o conteúdo de sua realidade, permitindo que compartilhem seu conhecimento prévio, experiências e possam desenvolver um novo olhar para o tema, com base no aprendizado proporcionado.
Trabalhar notícias com as turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio é um modo de fazer isso, instigando uma postura investigativa e interdisciplinar, conectando conhecimentos, incentivando-os a encarar o tema de jeito empreendedor.
Além disso, é uma ótima chance de colocar o ensino híbrido em prática, utilizando diferentes recursos e mídias para desenvolver habilidades, como visão do todo, criatividade, comunicação, curiosidade e postura protagonista.

Preparados para o mundo

Como dissemos acima, o uso de notícias atuais em sala de aula é uma oportunidade relevante de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Elas ampliarão seu repertório, com uma visão global e crítica do que ocorre no mundo e os afeta, de uma forma ou de outra.
Além disso, como existem muitos meios de comunicação e um acesso cada vez maior a diferentes narrativas nas redes sociais, os estudantes podem participar de discussões sobre vieses, checagem de informações, leitura crítica e, claro, letramento midiático.

Letramento midiático

Em linhas gerais, a expressão “letramento midiático” significa a capacidade de ler e escrever, compreendendo e interpretando o significado dos textos, com a habilidade de identificar e diferenciar os tipos e os canais de mídia.
Aqui, não podemos nos limitar. É importante ultrapassar os textos de mídias tradicionais e abordar as mídias sociais, imagens, vídeos, memes, propagandas e até videogames, que fazem parte da vida dos estudantes.
Trabalhar com notícias é muito oportuno no que diz respeito ao desenvolvimento do letramento midiático dos estudantes, oferecendo a eles uma visão abrangente sobre a importância de ter um olhar crítico sobre o conteúdo que consumimos.
Dessa forma, trabalhar o ponto de vista das notícias, a necessidade de reconhecer fake news e maneiras de conferir a veracidade pode ser muito proveitoso.
Os alunos precisam entender que é possível contar uma história de múltiplas maneiras diferentes, sem que seja mentira, e que é preciso conferir quem conta e como conta antes de considerar aquele o ponto de vista mais adequado para o contexto em questão.
De maneira semelhante, entender que nem toda fake news chega pelo WhatsApp é essencial para que sejam capazes de se protegerem do conteúdo mentiroso, cada vez mais comum em diferentes meios.

Dias de temas relevantes e possibilidades

São muitas as possibilidades para trabalhar notícias em sala de aula. Abaixo, selecionamos alguns exemplos de temas para inspirá-lo a dar os primeiros passos.

Notícias sobre as enchentes

Todos os anos, vemos muitas notícias sobre enchentes em diversos estados brasileiros. Este ano, chamou a atenção a situação na Bahia, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, mais especificamente em Petrópolis, onde mais de 200 pessoas morreram em decorrência da chuva do dia 15 de fevereiro de 2022.
Estudar essa realidade abre muitas portas para discutir questões climáticas e hidrológicas, mas também de ocupação urbana, sustentabilidade, diferença de acesso à moradia segura de acordo com a camada social da população e a maneira como jornais, revistas, canais de TV e demais meios de comunicação abordaram a situação.
Além disso, permite que o aluno faça conexão com conhecimentos prévios e compartilhe também suas experiências, conectando o acontecimento real (mesmo que tenha ocorrido longe de onde ele habita) ao conhecimento de geografia, sociologia, potuguês e muitos outros.

Cobertura da guerra na Ucrânia

No momento da redação deste artigo, a guerra na Ucrânia está em andamento, fazendo com que os olhos do mundo se virem para aquele país.
A situação, com certeza triste, abre portas para a discussão de temas variados, que vão desde a 2ª Guerra Mundial até o uso de redes sociais para denunciar situações.
O conteúdo pode fazer com que os alunos entendam vieses, a situação sociopolítica da região, os bloqueios econômicos e as diferentes abordagens do conflito de acordo com o meio de comunicação.
Eles também podem discutir urbanização, imperialismo e até mesmo xenofobia, já que populações de ambos os países levam consigo o peso do que está acontecendo na região.

Pandemia da Covid-19

A pandemia ainda não acabou, embora dê sinais de que o fim se aproxima (felizmente!). O tema, há muito debatido, é uma ótima oportunidade para trazer mais uma vez a discussão sobre os pontos de vista de quem conta a história, mas também questões sobre saúde pública, o poder econômico dos países que foram os primeiros a receberem a vacina, um olhar sobre as diferenças globais de acesso às vacinas, guerra de discursos e até mesmo o aprendizado de biologia, sobre o funcionamento do vírus, transmissão, etc.
O que achou do tema do post? Você costuma trabalhar notícias em sala de aula? Outra maneira de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem é enfatizar também o repertório cultural. Quer saber mais? Clique aqui.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades