Contraturno escolar: por que adotar em sua escola

Blog Contraturno escolar: por que adotar em sua escola

20/01/2023
Compartilhe este conteúdo

O contraturno escolar é um período fora do horário do ensino regular, em que se oferece alguma atividade complementar até mesmo para ampliar a aprendizagem. É como se fosse uma extensão do período regular, do momento em que se leciona o currículo conforme orientado pela BNCC, no espaço da escola.

Dentre as atividades complementares, a escola pode incluir aulas de reforço, acompanhamento pedagógico ou mesmo orientação para realizar as tarefas. E, nas aulas eletivas, pode-se inserir esportes, danças, lutas, idiomas ou outras disciplinas que não estão na grade.

É uma estratégia efetiva que visa ampliar a receita da escola e atrair as famílias que precisam que a criança fique um tempo a mais na instituição. Outro motivo diz respeito à intenção da escola de se diferenciar perante a concorrência.

Além disso, oferecer atividades no contraturno contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Leia a seguir sobre os benefícios das atividades no contraturno.

1 – Melhora a aprendizagem

Com a carga regular acrescida de atividades complementares, o estudante tem contato com um leque maior de conteúdos, o que amplia as possibilidades de adquirir conhecimento.

Além disso, ter atividades extraclasse é um fator importante para a constituição de hábitos de estudo e desenvolvimento da disciplina.

Se for um momento de aulas esportivas, por exemplo, outras habilidades –- como as socioemocionais – serão desenvolvidas podemos citar as de comunicação, sociabilidade, criatividade.

Portanto, ter a oportunidade de participar de aulas extraclasse no contraturno certamente propicia aos estudantes contribuir para:

  • Aumento do conhecimento
  • Formação de um hábito de estudo
  • Criatividade
  • Sociabilidade
  • Comunicação

2 – É um diferencial

Oferecer aulas extracurriculares, como esportes, aulas de reforço e de idiomas dentro da escola facilita bastante a logística e a rotina para as famílias que buscam esse tipo de formação. Deve-se enfatizar que a escola, como fornecedora dessas atividades, propicia a economia de tempo e de deslocamento, sem contar com o fator de segurança, que traz mais comodidade às famílias.

A possibilidade de  ter um apoio para a realização das tarefas escolares e aulas de reforço também constitui um diferencial. Nem sempre os responsáveis conseguem acompanhar os estudos dos filhos com a proximidade que gostariam;  e poder contar com um parceiro de confiança traz segurança.

Outro ponto que pode ser valorizado pelas famílias é a ocupação do tempo ocioso das crianças. Alguns responsáveis não contam com ajuda externa para supervisionar os filhos, nem mesmo conseguem ficar por perto o tempo todo. E ter a tranquilidade de que as crianças não estão à toa ou não estão passando muito tempo no celular, na televisão ou em outras atividades não desejadas, é também um fator atraente.

Por fim, ter a certeza de que os estudantes estão dentro do ambiente da escola, e não  em algum local que poderia ser arriscado, é um ponto de preocupação para alguns.

Tudo isso chama a atenção das famílias, que muitas vezes buscam por essas soluções, ou mesmo precisam ter a segurança e a tranquilidade de poder deixar os filhos em um local confiável enquanto trabalham.

Assim, a escola pode se destacar perante a concorrência, ao oferecer atividades no contraturno.

Ainda mais em um cenário bastante competitivo, com muitas escolas no mercado, apresentar um diferencial e fazer uma campanha de divulgação pode gerar grandes impactos nas matrículas.

3 – Aumento das possibilidades de socialização

A extensão do período escolar é também uma possibilidade de garantir o aumento do contato com outras crianças, já que a escola é o palco da socialização delas.

Portanto, permanecer no estabelecimento escolar por mais um tempo garante que os estudantes tenham oportunidade de conviver, de forma supervisionada e instruída, com outras pessoas.

4 – Incentiva a autonomia dos estudantes

Isso ocorre especialmente nos casos em que o estudante precisa de almoçar para participar das atividades extraclasse no contraturno, e se programar para viver um dia longe de casa, o que possibilita um amadurecimento maior. Afinal, ele estará em um ambiente um pouco diferente do familiar e passará por situações que o colocarão em pequenos desconfortos que promovem o amadurecimento.

Agora que você conhece os principais benefícios das atividades no contraturno, trouxemos algumas sugestões que podem ser disponibilizadas pelas escolas.

Atividades para o contraturno

São muitas as possibilidades a ser oferecidas no contraturno. A dica é: entenda o que a sua comunidade de pais e familiares mais valoriza.

Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa – um formulário online do Google, ou mesmo uma pesquisa por e-mail, pode ser bastante prática.

Confira alguns tópicos que podem compor sua pesquisa e suas ofertas para o contraturno:

1 – Disciplinas sobre Educação Empreendedora

A Educação Empreendedora tem como objetivo formar pessoas com as habilidades típicas de um empreendedor, como: comunicação, resiliência, resolução de problemas, liderança, coragem, foco, capacidade de organização e planejamento, dentre outras.

A proposta vai muito além de ensinar a gerir negócios ou a empresariar e atende às competências solicitadas pela BNCC (Base Nacional Curricular Comum).

Destacamos também que a Educação Empreendedora é uma disciplina bastante atrativa para as famílias e para os estudantes.

Aqui você pode descobrir como montar um plano de aula de Educação Empreendedora.

2 – Esportes, danças e artes marciais

Oferecer alguma atividade esportiva pode ser um diferencial para as famílias que buscam uma parceria completa. Em relação aos pais, as vantagens são: a economia de tempo com a logística, segurança e tranquilidade.

As práticas esportivas contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras, para a socialização, a construção de hábitos mais saudáveis e é palco do desenvolvimento socioemocional.

3 – Aulas de reforço e auxílio para realizar as tarefas de casa

Como nem sempre as famílias conseguem acompanhar como gostariam o desenvolvimento das tarefas de casa e dos estudos, algumas escolas já oferecem essa possibilidade no contraturno.

A ideia é a criança chegar em casa com todas as lições realizadas e sem nenhuma dúvida.

4 – Pensamento Computacional

É uma disciplina que vai além da aula de informática. Perpassando conhecimentos sobre circuitos elétricos, raciocínio lógico, funcionamento dos softwares e hardwares e protótipos. O objetivo é oferecer aos estudantes uma formação que os façam mais protagonistas no uso das tecnologias, levando-os além da postura de meros usuários.

O pensamento computacional ensina o estudante a ter um pensamento crítico e a desenvolver o raciocínio lógico.

5 – Idiomas

O inglês deixou de ser um diferencial e se tornou praticamente um requisito obrigatório para o sucesso profissional. Oferecer aulas no contraturno sem nenhuma dúvida contribui para complementar a formação em sala de aula, acelerar a aprendizagem e a fluência na língua. É também uma opção muito valorizada pelas famílias; por isso, existem modelos diferentes de a escola oferecer essa disciplina – pode ser por meio de uma escola especialista parceira ou assumindo a disciplina.

Além do inglês, algumas escolas incluem na grade curricular idiomas como espanhol, francês, alemão e japonês. Vale entender o que as famílias da sua escola mais valorizam.

6 – Oficinas e atividades de artes

Outra opção é aproveitar o tempo do contraturno a fim de desenvolver algumas habilidades como a criatividade. A disponibilização de oficinas e artes pode funcionar também como um momento de relaxamento do estudante entre o final da carga horária regular e o início do contraturno.

Portanto, inserir atividades no contraturno certamente será um diferencial estratégico visando atrair famílias e reter estudantes. Escute a sua comunidade escolar, avalie a demanda por alguma atividade, pense na sua estrutura e, se possível, implemente novidades.

Esperamos que este texto ajude você a pensar nas possibilidades. E, como estamos falando de opções para o contraturno, separamos aqui 10 dicas sobre Educação Empreendedora por meio da Arte.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades