A cultura é uma das competências gerais da BNCC. E discutir sobre a importância da cultura no processo de aprendizagem é ainda tema relativamente recente.
A cultura é uma construção da sociedade, que reflete hábitos, valores, costumes, religião e gastronomia de um determinado povo de uma determinada época. A cultura, portanto, não é fixa, está em constante construção. Todas as pessoas são formadoras e propagadoras da cultura.
E, sendo uma instituição de divulgação dos saberes, a escola é também palco de formação e propagação das culturas.
Do ponto de vista individual, nós entendemos o mundo com base em nossa cultura. Na prática, um símbolo pode ter significados diferentes para cada povo. E isso tem implicação na forma como aprendemos.
Seja pela diversidade regional dentro de sala de aula, seja pelo direito garantido pela BNCC, trabalhar a cultura no planejamento didático é necessário.
Leia até o fim para saber mais sobre a importância da cultura no processo de aprendizagem.
O Brasil é um país de grande extensão geográfica, e isso implica diferentes climas, paisagens, biomas, o que, por sua vez, impacta a formação dos hábitos. Além disso, se olharmos para a história da formação do nosso povo, são muitas as influências. “O Brasil é o país multicultural – indígenas, portugueses, africanos, outros povos europeus e asiáticos formaram a nossa identidade.
E qual o reflexo disso na Educação? Que o processo de aprendizagem de um estudante que está no Sul do Brasil sofre influências e está em um contexto bem diferente de um estudante do Norte. Na prática, por mais que a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) norteie os currículos, sabemos que temos muitas regionalidades e que essas devem ser consideradas.
Nós entendemos o mundo do ponto de vista da nossa cultura. Assim, aspectos de formação da cultura mudam a forma como recebemos as informações, armazenamos e aprendemos. E isso precisa ser respeitado no processo de aprendizagem como dissemos.
Incluir elementos das múltiplas culturas e suas especificidades no plano de aula é importante para que o estudante consiga se identificar com o conteúdo. Uma vez que esse estudante se sente parte de um todo e consegue encontrar identificação, a aprendizagem é facilitada.
Portanto, um primeiro aspecto a ser considerado na discussão sobre a importância da cultura no processo de aprendizagem é exatamente essa diversidade nacional. E a necessidade dos currículos considerarem os aspectos regionais.
Para além das diversidades regionais, o multiculturalismo e forma como o Brasil foi constituído trouxe reflexos também à diversidade entre os estudantes de uma mesma região.
Do Projeto de Vida, sabemos que é significativo para o estudante conhecer as suas raízes e entender com quem ele se identifica. Portanto, trabalhar a diversidade em sala de aula passa a ser um direito assegurado pela BNCC.
Faça o Download do nosso e-book gratuito sobre o Projeto de Vida e saiba tudo que precisa!
Por outra via, ter contato com pessoas diferentes, que pensam de outro modo, contribui para a formação de indivíduos mais criativos e tolerantes à diversidade. E, aliás, conviver e reconhecer outras culturas também é assegurado em uma das competências gerais da BNCC, que diz que:
“Reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais […] participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidade e culturas” e
“Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundias, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural”.
Logo, é necessário incluir ações e atividades sobre o tema. Aqui nós separamos 5 dicas práticas de como trabalhar a diversidade cultural em sala de aula a fim de garantir a aprendizagem.
A cultura pode ser trabalhada dentro de projetos ou atividades interdisciplinares. É fundamental garantir que o estudante a entenda como uma forma de enxergar o mundo, compreenda a multiplicidade de culturas e se identifique como parte de um todo. E também que conheça fenômenos como o multiculturalismo e o globalismo.
A cultura pode também ser trabalhada em sala de aula quando inserida em situações em que o estudante é convidado a resolver problemas culturais ou em que se aproveita o contexto que ele está inserido para explorar o tema. Aliás, foi isso que a professora Juliana fez.
A professora Juliana encontrou nas aulas de Educação Empreendedora campo fértil para utilizar da cultura como uma ferramenta de aprendizagem. Formada em pedagogia, educadora e cordelista, isto é, autora de literatura de cordel.
Em um primeiro momento, quando soube que a escola ia implementar a Educação Empreendedora, Juliana mostrou certa resistência, porque acreditava que a disciplina se limitava a ensinar aos estudantes como empresariar.
No entanto, quando teve contato com a formação, ela descobriu que era muito mais do que isso. E que, na verdade, ao desafiar as circunstâncias, e até mesmo o fato de ser mulher e poetista de cordel, e ter ousadia em seguir esse plano, ela já carregava dentro de si várias das competências empreendedoras. Ao longo de sua vida, Juliana precisou ter resiliência e ousadia para agir de forma inovadora ao lecionar em sala de aula.
A Educação Empreendedora trouxe ainda mais subsídios para que ela continuasse influenciando positivamente as pessoas e divulgando o cordel como um instrumento de aprendizagem. Ela se tornou uma referência e líder de um local onde é realizado um trabalho de fomento à literatura de cordel como um meio de fortalecimento das meninas e do protagonismo feminino.
Acesse o CER Histórias para conhecer outros exemplos e buscar inspiração.
Por isso, a importância da cultura no processo de aprendizagem pode ser notada valendo-se de um aspecto individual, isto é, o estudante se conectando mais com a disciplina. De um aspecto social – a escola enquanto palco de construção e local de propagação cultural. E do ponto de vista de política educacional, visto que esse é um dos aspectos da BNNC.
Além disso, a Educação Empreendedora pode ser uma aliada das escolas na implementação dessa competência da BNCC e terreno fértil para que possamos trabalhar o elemento da cultura.
Conheça, agora mesmo, o nosso e-book gratuito sobre como a cultura influencia na Educação Empreendedora.