Planejamento Estratégico Empreendedor para Enfrentamento de Desafios: conheça o projeto vencedor do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora de 2021

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02/03/2023
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Aleciane da Silva Moreira Ferreira. Esse é o nome da vencedora do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora de 2021 na categoria Educação Profissional.

Moradora de Itaberaba, na Bahia, Aleciane trabalha no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). O projeto que lhe rendeu o prêmio de primeiro lugar foi o “Planejamento Estratégico Empreendedor para Enfrentamento de Impactos Pandêmicos”, desenvolvido por ela em parceria com outros professores do instituto.

Em uma entrevista à equipe do Portal CER, ela revelou que a conquista significa “o reconhecimento de um trabalho que contribuiu com a evolução de estudantes e comunidade”.

Segundo a professora, a Educação Empreendedora, além de apoiar em momentos de desafios, o modelo pode transformar realidades de diferentes formas. “Por meio de ações educativas em que a reflexão crítica se faz presente, em que protagonismo e a criatividade são estimulados;  a transferência de conhecimento para a comunidade passa a ser constante, e as parcerias entre sociedade civil, instituições e escola são base para qualquer desenvolvimento”, revela.

Conheça detalhes do projeto

O intuito da criação do projeto era prestar consultoria a empreendimentos que foram impactados pela pandemia da Covid-19. E o mais interessante é que quem ofereceu a assessoria foram os próprios estudantes do IF Baiano.

Com base nos relatos, eles construíram um planejamento estratégico para cada um dos casos atendidos. As ações foram planejadas tendo como foco seis dimensões estabelecidas pela ferramenta Balanced Scorecard (BSC):

  • Marketing
  • Clientes
  • Finanças
  • Processos Internos
  • Aprendizagem e Crescimento
  • Sociedade

O BSC é um modelo de gestão estratégica criado nos anos 1990 pelos professores da Harvard, Robert Kaplan e David Norton, que chegou para mostrar que uma empresa não deve focar somente em indicadores financeiros para ter sucesso.

Os resultados foram muito satisfatórios, e os impactos positivos foram para além dos estudantes – que aprenderam com a “mão na massa” –, refletindo também nas comunidades de Itaberaba, Boa Vista do Tupim e Marcionílio Souza, na Bahia. Além disso, o projeto auxiliou a atuação dos gestores dos pequenos empreendedores.

Aleciane lembra que, entre as competências desenvolvidas durante o projeto por todos os envolvidos, se destacaram: trabalho em equipe; paciência; gestão do tempo; negociação; habilidades em assessoria; oratória e a fala em público; organização: planejamento; e inteligência emocional para lidar com frustrações.

Ao contar sobre como foi a experiência de coordenar o projeto, ela não esconde o sentimento de realização e comemora, mas sem se esquecer dos desafios. “Foi uma experiência desafiadora, porque nossa relação era mediada somente pela tecnologia; os empreendedores não dispunham de muito tempo, foi a primeira experiência dos estudantes com trabalho de assessoria e havia alguns desconfortos em relação a isso por parte de alguns empreendimentos. Por outro lado, fizemos boas parcerias e muitas ações efetivas nas empresas, que repercutem até hoje. Me senti estimulará, porque os desafios me movem, é sempre tentei estimular os estudantes a serem resilientes”, declara.

No fim das contas, o saldo foi extremamente positivo. Afinal, foi possível contribuir com melhorias eficientes para as empresas, ajudando-as a identificarem suas dores e recomendando as melhores soluções para cada caso.

Nesta matéria, Aleciane reforça a importância da Educação Empreendedora. “Somos transformadores de realidade. O Programa IF Mais Empreendedor Nacional está aí para ratificar a importância da Educação Empreendedora em nosso meio. Não significa que queiramos que todos os alunos saiam abrindo CNPJ, mas que tenham a compreensão de que o empreendedorismo pode estar em todos os nossos espaços laborais”, pondera.

>> Saiba mais sobre o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora aqui

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