Imagine 12 semanas de imersão na cultura do empreendedorismo e na rotina de uma empresa. Com o programa Meu Primeiro Negócio, recém lançado pelo Governo de Minas, os alunos do Ensino Médio de escolas estaduais de MG terão a oportunidade de viver experiências em negócios, economia e operacionalização de empresas.
As práticas serão conduzidas por voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção, em geral, e divididas em três etapas. A primeira, de idealização do negócio, contempla exercícios de brainstorming, estudo de viabilidade, capitalização, eleição da diretoria e presidência, pesquisa de mercado e prototipagem. Nas semanas de operacionalização, os alunos aprendem práticas de gestão e produção e participam de uma feira de miniempresas. Por fim, na etapa de encerramento, eles terão acesso ao relatório de atividades e participarão de uma assembleia de acionistas, além da formatura de todas as miniempresas criadas.
A metodologia do programa é baseada em quatro premissas da cultura empreendedora:
A seleção das 62 primeiras escolas contempladas já está em andamento. A expectativa é de que o Meu Primeiro Negócio alcance mais de 20 mil jovens, por meio de 2,6 mil voluntários, em 59 cidades mineiras. Serão desenvolvidos 670 produtos diferentes pelas 670 turmas formadas. A iniciativa é realizada em parceria com a Junior Achievement Minas Gerais e liderada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), em parceira com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).