PROJETO INTERDISCIPLINAR EM DESIGN DE MODA – UNIPÊ (Centro universitário de João Pessoa)

Blog PROJETO INTERDISCIPLINAR EM DESIGN DE MODA – UNIPÊ (Centro universitário de João Pessoa)

26/10/2022
Compartilhe este conteúdo

A professora Suellen Albuquerque, do curso de Design de Moda do UNIPÊ, Centro Universitário de João Pessoa, foi uma das representantes da Paraíba na segunda edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.

A educadora desenvolveu, ao lado dos estudantes do curso, uma iniciativa de sucesso no Projeto Interdisciplinar, com o propósito de fomentar a Educação Empreendedora.

O projeto em questão, que vem sendo aplicado desde 2016, foi pensado tendo em vista a necessidade de preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Para tal, utilizou a integração das disciplinas Gestão Empresarial e Negócios de Moda e Trabalho de Conclusão de Curso.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA VERSUS DESIGN DE MODA

Em entrevista, Suellen Albuquerque explica que o pontapé inicial do projeto surgiu com base em sugestões dos estudantes, que escolhem uma marca de moda real para criar uma coleção de vestuário, partindo de uma pesquisa de mercado.

“Além disso, desenvolvem um plano de negócios e o conceito da marca, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a sua formação para abertura de uma empresa. Não é necessário esperar o ‘emprego dos sonhos’”, explica a docente.

O objetivo é criar as próprias oportunidades através do empreendedorismo, que está cada vez mais presente nas escolas e nas universidades brasileiras, preparando os estudantes para o futuro.

“Eu acredito na força da educação e da persistência. É possível desenvolver as habilidades necessárias para o empreendedorismo em todos os indivíduos; basta estimular. Estou muito honrada em representar o ensino superior da Paraíba na edição nacional. O reconhecimento vindo do Sebrae é muito importante pra mim”, diz.

O PRÊMIO SEBRAE DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Com duas edições realizadas, o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem o objetivo de identificar e reconhecer boas práticas da Educação Empreendedora ao redor do Brasil.

Essa iniciativa está integrada ao Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae há quase 10 anos e que, até o momento, já impactou mais de 7 milhões de estudantes.

Os vencedores estaduais são premiados com uma bolsa integral para o MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0 da Escola Superior de Empreendedorismo, assim como os finalistas nacionais, que também participam da cerimônia de premiação.

Os ganhadores nacionais também recebem uma bolsa integral para o MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0, participam da cerimônia e têm sua missão técnica custeada pelo Sebrae.

Todos os vencedores ainda são premiados com troféus personalizados, além de terem suas práticas divulgadas pela instituição.

PARAÍBA: HISTÓRICO DE SUCESSO EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Essa não é a primeira vez que um projeto iniciado na Paraíba se destaca no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O estado tem um bom histórico e ganhou destaque na premiação em duas ocasiões.

Em 2019, outra iniciativa venceu a categoria Ensino Médio. Na segunda edição, realizada em 2021, um projeto também do Ensino Médio, dessa vez focado em tecnologia, foi premiado.

Humara Medeiros, gerente de Educação Empreendedora e Empresarial do Sebrae Paraíba, destacou a importância do prêmio e o histórico positivo da Paraíba.

“Percebemos que a Paraíba tem história pra contar e precisamos realmente fazer com que a comunidade escolar, a comunidade como um todo, possa conhecer e reconhecer esses professores. O prêmio vem para isso”, celebrou.

Ela ainda destacou a importância de uma visão para uma educação que transforma e faz do estudante o protagonista de sua vida e de seu aprendizado. “São vidas sendo mudadas através de um projeto que está dentro da Instituição. Então não é um projeto apenas de papel, é um projeto de transformação”, finalizou.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades