Projeto que preserva a Caatinga reaproveitando materiais gera renda e é destaque do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Blog Projeto que preserva a Caatinga reaproveitando materiais gera renda e é destaque do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

27/06/2023
Compartilhe este conteúdo

Considerado o bioma exclusivamente brasileiro mais sensível à interferência humana e às mudanças climáticas globais, a Caatinga ocupa cerca de 11% do território nacional e 70% do Nordeste. Compreendendo a necessidade de engajar em sua preservação, uma professora baiana criou um projeto que se destacou no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.

Ana Maria Fernandes, que reside na cidade de Sobradinho, no interior da Bahia, é professora do Colégio Municipal 24 de fevereiro. Continue lendo e descubra como o amor de Ana Maria pela docência e pelo empreendedorismo fomentou discussões, potencializou o olhar de seus estudantes para a preservação da natureza e gerou renda.

Reaproveitar e empreender preservando a Caatinga

Professora de artes do colégio municipal, Ana Maria identificou o descarte de diversos materiais sem os cuidados necessários, o que prejudica a fauna e a flora da Caatinga, tão presente em sua região.

Com um pensamento empreendedor e focado na resolução de problemas, ela implementou o projeto “Reaproveitar e Empreender Preservando a Caatinga”, cujo objetivo principal é levar aos estudantes a ideia de que a geração de renda precisa ser aliada à sustentabilidade.

A iniciativa foi aplicada na prática durante as aulas de artes ministradas pela professora e consiste em ações dos jovens, que fazem proveito de materiais que seriam jogados no lixo para a confecção de peças artesanais.

Projeto gerou renda

Além de ser positivo para o meio ambiente local, o projeto ainda possibilitou a geração de renda extra para as famílias dos respectivos estudantes envolvidos.

Cerca de 80 alunos participaram do “Reaproveitar e Empreender Preservando a Caatinga”, que foi realizado em 2021. A expectativa é de que a iniciativa continue e impacte mais de 100 alunos e seus familiares no futuro.

Ao final do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, o projeto ficou na terceira colocação na categoria Ensino Fundamental II – Anos Finais.

Outro projeto de Sobradinho se destacou

O projeto de Ana Maria não foi o único de Sobradinho a ganhar destaque na segunda edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Uma outra escola da cidade baiana também chegou à final da premiação.

Proposto pela professora Ana Paula de Souza, o projeto Misturas Que Dão Sabor, da escola Maria Ribeiro, se destacou na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Conheça o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora já teve duas edições realizadas e tem como principal objetivo identificar e reconhecer boas práticas relacionadas à Educação Empreendedora e ao empreendedorismo no país.

Promovido pelo Sebrae há quase uma década, o Programa Nacional de Educação Empreendedora está diretamente ligado ao Prêmio e, desde sua criação, já foi responsável por impactar cerca de 7 milhões de jovens ao redor do Brasil.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades