Conheça a Kaospilot, um exemplo de como a educação inovadora pode mudar o mundo

Como transformar um ambiente de aprendizado e formar jovens para serem os líderes da inovação e mudança na sociedade? A pergunta é complicada e tem uma série de respostas possíveis. A maioria delas pode sugerir a adoção de estratégias de aprendizado bem diferentes das adotadas em sala de aula tradicional, que enxerga o aluno como receptor de conteúdo.

kaospilot

Mas será que uma escola de ensino superior totalmente focada na aprendizagem baseada em projetos, na experimentação e no empreendedorismo pode ajudar na busca por esse objetivo? A Kaospilot acredita que sim. Criada na Dinamarca em 1991, a escola de ensino superior internacional é completamente diferente de uma universidade formal – chegando a não ser reconhecida formalmente pelo governo dinamarquês. Quer saber como ela funciona e como inova em matéria de educação? Continue a leitura!

 

Quais são os princípios da Kaospilot?

A Kaospilot é uma escola de negócios e design, voltada a garantir educação multifacetada em liderança e empreendedorismo. Seu objetivo é proporcionar aos alunos serem protagonistas de sua formação, tendo à mão todas as habilidades e competências necessárias para criarem projetos que dialoguem com seus valores e propósitos de vida – e que contribuam para a criação de um futuro mais inovador.

Para isso, a escola promove a interação de pessoas com diversas nacionalidades, visões de mundo e aspirações, que devem se envolver na construção de projetos que solucionem problemas reais. O ensino é baseado em:

 

  • Experimentação: o objetivo é proporcionar um laboratório em constante experimentação de ideias, produtos e modos de fazer. Sua proposta é se afastar da lógica da transmissão de conhecimento e empoderar os alunos para que criem novas perspectivas.
  • Exploração: busca solucionar problemas reais, valendo-se de tendências dos mais diversos campos do conhecimento. A escola também apoia os alunos na definição de seus temas de interesse, de seu propósito para o futuro e de como trabalhar para alcançá-lo.
  • Experiência: para que aprendam, os alunos precisam vivenciar todos esses conceitos. Por isso, a Kaospilot incentiva a prática constante, promovendo reflexões sobre os erros e acertos de cada experiência dos estudantes.
  • Empreendedorismo: outro objetivo é dotar os jovens de uma atitude cada vez mais empreendedora, voltada à construção de caminhos que façam sentido para seu próprio desenvolvimento. Não há, portanto, um plano de estudos fechado e definido. Essa trajetória é construída por cada um.

 

Como a Kaospilot funciona na prática?

A Kaospilot aceita jovens com 21 anos ou mais em seu programa de estudo, que tem duração de três anos. As turmas têm cerca de 30 alunos de diferentes nacionalidades. Na construção dessa equipe, o principal aspecto considerado pela instituição é garantir a diversidade – de gênero, orientação sexual, idade e comportamental. A busca é por um grupo que tenha modos de pensar, agir e sentir diversos para tirar o estudante da sua zona de conforto e colocá-lo em confronto com atitudes diferentes.

Para ensinar, a Kaospilot não conta com a figura tradicional do professor. Ela dá lugar a consultores, artistas, ativistas, empresários e outros profissionais convidados para compartilhar suas experiências sobre a área de conhecimento em questão. Sua estratégia é criar ambientes e momentos de diálogo e troca de ideias.

Em toda a trajetória de ensino, os alunos são instigados a desenvolver projetos reais individuais e em equipe. Ou seja, eles não aprendem a partir de estudos de caso, mas sim através das próprias ideias pensadas para solucionar problemas reais.

 

Qual é o resultado?

Ao fim do percurso formativo, a Kaospilot espera que seus alunos tenham conhecimento sobre suas habilidades, consigam solucionar problemas complexos de forma inovadora e trabalhem para mudar a vida de sua comunidade.

Se você gostou da iniciativa da Kaospilot, provavelmente vai gostar de ler mais sobre o ensino focado em serviço, que também insere na educação a missão de criar soluções reais para questões da sociedade de forma inovadora. Baixe nosso e-book para saber mais sobre o assunto.

leia também

7 formas de criar mais engajamento na educação infantil
continuar lendo
Educação 5.0 x 4.0 – entenda as diferenças entre os conceitos
continuar lendo
Conheça 4 iniciativas de Educação Empreendedora premiadas no Brasil
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha
×