20 Podcasts sobre Educação para professores acompanharem

Blog 20 Podcasts sobre Educação para professores acompanharem

29/11/2022
Compartilhe este conteúdo

A tecnologia tem transformado tudo ao nosso redor – e isso não é novidade para ninguém, certo? Ela muda a forma de se relacionar, trabalhar, consumir, estudar, viajar, e por aí vai. A maneira de consumir informações também não fica ilesa: os novos meios surgem com alguma frequência, e, entre eles, os podcasts merecem destaque. Para apoiar a jornada de professores e outros membros da comunidade escolar, listamos 20 podcasts sobre educação que podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Acompanhe!

O boom dos podcasts

Antes de irmos às sugestões, vale resgatar o boom dos podcasts, em especial depois da pandemia da Covid-19. O formato vinha atraindo muitos consumidores pela sua versatilidade e praticidade e, com o isolamento, passou a ser uma companhia indispensável para grande parte da população.

E os números falam por si sós: um estudo do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) apontou que o consumo do “novo rádio” cresceu mais de 132% no pós-pandemia – os programas são ouvidos com frequência por mais de 41 milhões de brasileiros, contra 17 milhões em 2019. A pesquisa se fundamentou na resposta de 21 mil brasileiros, ouvidos entre outubro de 2021 e março de 2022.

Boa parte desses números, sem dúvida, também incluem os podcasts sobre educação. Afinal, são muitas opções de qualidade que permitem a você aprender e a se informar enquanto lava a louça, espera o transporte público, dirige para o trabalho, faz atividade física ou arruma a casa.

 

20 podcasts sobre educação

Porvir/CIEB

Trata-se de uma produção do Porvir, em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). O programa apresenta tendências e debates sobre tecnologia no mundo educacional. Entre os temas abordados, estão formação inicial de professores, ensino híbrido, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na educação e uso da tecnologia em sala de aula.

>> Clique aqui para ouvir

Folha na Sala

Este é mais um podcast sobre educação que vale o play. Conduzido pelos jornalistas Juliana Deodoro e Riccardo Ampudia, com coordenação de Fábio Takahashi e Magê Flores, os episódios trazem notícias e análises sobre educação. Também contam histórias de docentes e de salas de aula de todo o Brasil.

>> Clique aqui para ouvir

PodAprender

Com produção da Editora Aprende Brasil, este podcast sobre educação traz conversas sobre temas que rondam a educação brasileira básica – como engajamento familiar, educação ambiental, criatividade e saúde mental.

>> Clique aqui para ouvir

Saraiva Educação Cast

Esta dica é para quem quer aprender sobre as novidades de metodologia, regulamentação e tecnologia na Educação Superior.

>> Clique aqui para ouvir

Sala de professor

Este podcast sobre educação discute temas variados, desde o ensino básico até a legislação educacional. São convidados docentes, gestores, orientadores e até estudantes para os episódios.

>> Clique aqui para ouvir

Professorando

Voltado para a carreira, o Professorando aborda diferentes etapas e aspectos da carreira de um profissional da educação. Também fala sobre inovação tecnológica e saúde mental.

>> Clique aqui para ouvir

TED Educação

Na mesma linha das conhecidas TEDTalks, o TED Educação reúne vários especialistas para falar sobre os seus estudos e as suas crenças sobre educação em todo o mundo. O conteúdo é disponibilizado em vídeo, com legendas em português.

>> Clique aqui para ouvir

Educação tem ciência

Com foco no conhecimento científico, este podcast sobre educação fala sobre o conhecimento científico exigido para atuar na área. Especialistas debatem sobre os desafios educacionais e dão dicas de como superá-los.

>> Clique aqui para ouvir

Diálogos na USP

Com episódios semanais, o programa aborda e analisa pesquisas realizadas pela comunidade universitária, que vão desde política à ciência e meio ambiente. O foco se concentra no desenvolvimento da pesquisa em si.

>> Clique aqui para ouvir

Nada Sei

Este podcast sobre educação tem o objetivo de entender o impacto das diferentes teorias e práticas em cada área educacional. Entre os últimos temas abordados, estão o desenvolvimento infantil e a tecnologia, a cultura maker e a importância do erro para a aprendizagem.

>> Clique aqui para ouvir

Fala aí, Professor!

Uma pesquisa com professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio deram origem a este podcast sobre educação. Os episódios discutem os desafios no dia a dia escolar e levam para a mesa possíveis soluções.

>> Clique aqui para ouvir

Educaramba

Criado pelo Instituto Singularidades, os episódios deste programa trazem conversas com professores e especialistas com o objetivo de estimular reflexões sobre as políticas educacionais do Brasil.

>> Clique aqui para ouvir

Papo de educador

O programa foi criado para debater as novas teorias e metodologias que surgem de forma cada vez mais acelerada e impactam o mundo da educação. É comandado pelo professor Damione Damito.

>> Clique aqui para ouvir

Bett Educar

Este é o podcast do maior evento de educação e tecnologia da América Latina, o Bett Educar. Entre os temas abordados, estão competências socioemocionais, tecnologia, cultura digital, liderança na educação, e por aí vai.

>> Clique aqui para ouvir

Arco 43

Voltado para professores e gestores, este podcast traz informações atualizadas e tendências da área de educação. Os episódios mostram debates com especialistas e incitam reflexões variadas – que vão desde a BNCC ao ensino híbrido e à gamificação.

>> Clique aqui para ouvir

Teachers need teachers

Ideal para os professores de inglês que estão no início da carreira, o programa traz dicas para gestão de sala de aula, plano de aula, desenvolvimento de relacionamento na comunidade escolar e dicas para a entrada no mercado de trabalho.

>> Clique aqui para ouvir

Prosa de professor

Como o nome sugere, este podcast é quase uma prosa entre os colegas professores. Eles falam sobre práticas pedagógicas com foco na primeira infância. Os docentes também convidam especialistas para falar sobre o tema sob diferentes perspectivas.

>> Clique aqui para ouvir

Atualizando

Este também traz uma boa dica no nome, não é? A proposta deste podcast sobre educação é levantar debates com convidados sobre os assuntos que estão em alta no país e no mundo. A ideia é ajudar, com base em episódios temáticos (ENEM, política, história), a manter estudantes e professores atualizados sobre o que ocorre em todo o mundo.

>> Clique aqui para ouvir

Lições que ficam

Gestores, técnicos, educadores, estudantes e especialistas compartilham experiências e resultados que ajudam a reduzir os impactos causados pela pandemia. O programa é estruturado em três temas: busca ativa, sistema híbrido de ensino e avaliação diagnóstica.

>> Clique aqui para ouvir

Amigável MENTE

Este podcast discute um assunto de muita relevância: a importância das habilidades socioemocionais no mercado de educação. São episódios que falam desde a influência da família no assunto até as adaptações necessárias para as instituições escolares trabalharem o tema.

>> Clique aqui para ouvir

 

E aí, essas dicas de podcasts sobre educação foram úteis pra você? Esperamos que sim! Ah, e se gostou deste conteúdo, pode ser interessante ler o e-book que fizemos sobre gestão educacional em contexto de transformação. Clique aqui e faça o download!

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades