Como anda a implementação da BNCC?

Blog Como anda a implementação da BNCC?

10/03/2021
Compartilhe este conteúdo
O ano de 2020 foi o determinado para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017. O que não estava no planejamento era o novo contexto mundial de pandemia da Covid-19.
A Educação precisou se adaptar e se reinventar em novas dinâmicas, e, apesar das dificuldades do momento, o documento da BNCC mantém-se como uma ferramenta de suma importância na construção da prática de um ensino transformador.
Mesmo diante das intercorrências de sua aplicação, é importante considerar quando esse documento precisará ser revisto. Em sua homologação, foi prevista uma revisão após cinco anos de sua implementação.
O intuito dessa reavaliação deve ser a de manter uma melhoria constante e a dinâmica dos currículos. A revisão planejada tem o objetivo de aprimoramento diante dos pontos observados após sua aplicação.
A realização da revisão deve analisar qual a finalidade dessa nova avaliação, assim como os critérios a serem observados na reavaliação, além de como, quando e por quem será feito esse processo. Os outros pontos a serem considerados seriam as implicações de sua implementação e a avaliação e revisão dos padrões de qualidade do documento.
Diante do cenário atual de implementação durante a pandemia, outras considerações são importantes para definir os próximos passos da BNCC no Brasil.
Torna-se necessário refletir sobre o impacto desse período na implementação prática e se o ciclo de revisão precisará ser reavaliado. A atualização do documento deverá acompanhar como o processo vai se desdobrar na escola diante do que foi previsto e como está sendo cumprido na prática.
Leia a notícia na íntegra neste link. Para saber mais sobre o assunto, também recomendamos este artigo.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades