Pedagogia da Presença: por que ainda é relevante hoje

Cada vez mais surgem iniciativas educacionais a distância, sejam cursos livres, escolas de idiomas, cursos universitários e até mesmo pós-graduações. Com a vantagem de serem mais econômicas e alcançarem locais distantes, essas iniciativas são importantes para facilitar o acesso à educação em diversos contextos. No entanto, não podem substituir totalmente o ensino presencial, pelo menos quando refletimos a respeito dos frutos gerados pela Pedagogia da Presença.

A Pedagogia da Presença é uma corrente de pensamento que afirma que a presença do educador, especialmente manifestada na criação de um vínculo autêntico com o aluno, é fundamental para que haja condições de aprendizagem e para que o estudante seja estimulado a explorar seu potencial.

De acordo com essa filosofia, os professores são uma presença importante e catalisadora do processo de desenvolvimento dos jovens. Isso inclui o desenvolvimento de competências essenciais para o empreendedorismo.

Conheça os aspectos que caracterizam a Pedagogia da Presença, seus benefícios para a educação e como ela se relaciona com o ensino empreendedor.

Características da Pedagogia da Presença

Confira as principais características da Pedagogia da Presença.

Criação de vínculo

A característica mais importante da Pedagogia da Presença é a formação de vínculo entre o educador e o aluno. Mediante um processo de aproximação, em que a confiança é estabelecida aos poucos, há uma conexão emocional entre o professor e o estudante, que torna o primeiro uma influência para o segundo e abre espaço para aprendizagens significativas. Tal aproximação avança de maneira diferente para cada jovem, porque envolve consentimento, reciprocidade e respeito mútuo. À medida que é consolidado, o vínculo gera sentimentos positivos de parceria, apoio, doação e afeto.

Aceitação incondicional

Para a Pedagogia da Presença, é muito importante que o aluno entenda que tem valor aos olhos do professor e que sempre poderá contar com ele a fim de acompanhar seu desenvolvimento, mesmo que falhe no processo (tirando notas baixas, por exemplo). Isso significa que o educador deve transmitir aceitação incondicional ao aluno – o  que não quer dizer que não poderá corrigi-lo quando necessário, mas que o estudante terá segurança no vínculo estabelecido entre os dois.

Abertura e equilíbrio por parte do professor

Visando criar vínculos com sucesso, o professor precisa adotar uma postura disposta e aberta, buscando escutar a outra parte, exercitando a empatia, interessando-se pelos desafios que os jovens estão passando, quais são suas visões, medos e sonhos. Ao responder com simplicidade e acolhimento, o docente poderá despertar neles uma boa perspectiva de si mesmos, ajudando-os a construir um projeto de futuro.

Essa relação, porém, traz também um desafio, que é o de saber equilibrar doação e contenção, proximidade e distância. Isso porque, ao mesmo tempo que se identifica com o aluno de forma efusiva, o educador precisa de certa distância que permita a observação crítica.

pedagogia da presença

Benefícios da presença para a educação

A Pedagogia da Presença oferece grandes benefícios para a educação, tendo papel essencial na educação empreendedora. Saiba quais são eles:

Oferece as condições necessárias para um saber inovador

De acordo com o filósofo Wilhelm von Humboldt, a presença é uma condição necessária para a inovação intelectual. A interação entre diferentes tonalidades de entusiasmo intelectual, manifestada somente pela presença física de pessoas diferentes, professores e alunos, é o que possibilita a produção de um saber inovador.

Propicia o desenvolvimento de competências socioemocionais

É somente por meio da copresença, do convívio regular e da interação que são desenvolvidas competências socioemocionais nas pessoas. Chamadas de Soft Skills, essas habilidades estão cada vez mais em evidência tanto na educação quanto no mercado de trabalho. Elas estão diretamente ligadas a como os indivíduos lidam com as pessoas e os acontecimentos ao seu redor.

A importância de uma educação que promova competências socioemocionais é reforçada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define as diretrizes obrigatórias para a formação de currículos escolares da educação básica em todo o Brasil. O documento lista 10 competências que precisam ser trabalhadas ao mesmo tempo em que são ensinados os conhecimentos essenciais das disciplinas. As três últimas abordam mais especificamente as Soft Skills (confira nosso observatório sobre elas), definindo que a escola deve desenvolver nos estudantes autoconhecimento, autocuidado e autocrítica, empatia, capacidade de lidar com as próprias emoções e as dos outros, habilidade de resolução de conflitos, cooperação, autonomia, flexibilidade, resiliência, solidariedade e valorização da diversidade.

As Soft Skills também são caras ao ensino empreendedor, uma vez que protagonismo, resiliência, criatividade, empatia e colaboração, por exemplo, são competências essenciais para o empreendedorismo. A Pedagogia da Presença, portanto, é muito importante para o sucesso da educação empreendedora, que culmina no despertar de um comportamento empreendedor nos estudantes, que envolve todas essas habilidades citadas.

Essa Pedagogia contínua relevante nos dias de hoje, já que envolve proximidade, criação de vínculos e interação, isto é, os ingredientes principais para a construção de um saber inovador e o desenvolvimento de competências socioemocionais. Para que tenha efeito, é necessário que o caráter de acolhimento esteja presente em toda a instituição de ensino, e seja criado um ecossistema onde os alunos estabeleçam relacionamentos significativos com seus educadores, contando com eles para orientá-los na sua trajetória de desenvolvimento.

Com o propósito de conhecer outras correntes pedagógicas importantes para o ensino empreendedor, confira nosso material sobre mindfulness e educação integral.

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