6 dicas para ajudar a sua escola na transição para o Novo Ensino Médio

Blog 6 dicas para ajudar a sua escola na transição para o Novo Ensino Médio

05/09/2023
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A Reforma do Ensino Médio traz uma série de mudanças que impactam toda a comunidade escolar, incluindo, claro, a própria instituição. Além das mudanças na grade curricular e da oferta de itinerários formativos, a transição para o Novo Ensino Médio também demanda outros ajustes na organização da escola. Para apoiar esse momento de transição, trazemos algumas dicas práticas que podem ajudar. Confira! 

As principais mudanças

Duas alterações principais se destacam no modelo do Novo Ensino Médio. São elas: 

  • o aumento da carga horária, com um total de 3.000 horas-aula no fim dos três anos, sendo 1.800 para disciplinas obrigatórias (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) e 1.200 para optativas (itinerários formativos escolhidos pelos estudantes); e
  • nova organização curricular, mais flexível, com oferta de diferentes possibilidades aos estudantes por meio dos itinerários formativos.  

6 dicas para a transição para o Novo Ensino Médio

As sugestões a seguir podem ser colocadas em prática da maneira que for mais adequada para a instituição. A sugestão do CER é que, direta ou indiretamente, todos os membros da comunidade escolar sejam envolvidos na transição para o Novo Ensino Médio

Para haver coerência, as dicas a seguir consideram o processo de implementação desde o início; como algumas mudanças já são obrigatórias desde 2022, elas valem tanto para escolas que ainda estão embrionárias no processo como para aquelas que já avançaram nas alterações. 

Conheça a fundo as novas diretrizes

Ainda que pareça óbvio, é válido reforçar que estudar os referenciais legais e os documentos que definem as mudanças é imprescindível na preparação da transição para o Novo Ensino Médio, além de acompanhar o status dos processos que citamos anteriormente. Entre esses materiais, estão:

  • Lei n.° 13.414 (clique aqui e acesse) 
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (clique aqui e acesse)
  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio (clique aqui e acesse)
  • Guia de implementação do Novo Ensino Médio (clique aqui e acesse)

Identifique as necessidades a partir de um diagnóstico

A partir das definições dos referenciais legais, faça um diagnóstico da estrutura atual da instituição e identifique quais são as mudanças necessárias. É importante avaliar: 

  • as necessidades e competências dos professores; 
  • a composição da carga horária, do currículo e do Projeto Político-Pedagógico;
  • o orçamento disponível para os ajustes; e
  • os recursos e a estrutura disponível (equipamentos, laboratórios, salas de aula, internet etc.).

Planejamento das mudanças

Depois de entender os aspectos que devem ser ajustados, é importante fazer um planejamento bem estruturado de como essas mudanças serão feitas. Isso inclui: um plano de ação, com o cronograma de execução de todas as mudanças previstas; a organização do acompanhamento, com responsáveis designados para cada ação; e comunicação com toda a comunidade escolar, para que todos estejam a par do plano e do cronograma de transição para o Novo Ensino Médio

Ouça a comunidade escolar

Ainda que os itinerários formativos e outras alterações já estejam em curso na sua instituição, é sempre importante entender como está sendo a recepção da comunidade escolar. Portanto, estabeleça canais diretos de comunicação com estudantes, professores e pais, a fim de entender como a estrutura vem sendo enxergada e vivida por cada um deles, bem como compreender necessidades e adequações que ainda precisam ser feitas. 

Um exemplo valioso desse tipo de escuta é o que é feito pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe, como aponta o Guia de Itinerários Formativos:

“A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe faz a aplicação de questionários com estudantes e comunidade na modalidade EMTI sobre suas impressões e grau de satisfação com o modelo pedagógico e elementos específicos das escolas. 

Esses questionários são aplicados de forma digital, por meio da plataforma Google Formulários, e dependem do acesso e da familiaridade dos respondentes a essas ferramentas digitais, bem como da divulgação dos questionários para esses públicos.

Para isso, o engajamento das equipes escolares é essencial, e uma estratégia utilizada é a apresentação dos resultados das pesquisas para cada escola por meio de relatório para utilização em PDCA próprio.

Um exemplo é a divulgação do relatório sobre a pesquisa com estudantes das 3ª séries EMTI, em 2021.”

Fonte: https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/pdfs/Guia_de_Itinerarios_Formativos_Vol_III.pdf

Conheça e inspire-se em outros modelos

Referências são sempre bem-vindas para melhorar continuamente a oferta de qualquer instituição escolar, especialmente em momentos de mudanças, como a transição para o Novo Ensino Médio. A seguir, veja três materiais sobre o tema que podem auxiliar e servir de inspiração.

Material de Apoio ao Planejamento e Práticas do Aprofundamento (MAPPA), do estado de São Paulo

O material do Governo do Estado de São Paulo foi produzido para auxiliar na implementação dos aprofundamentos curriculares dos Itinerários Formativos nas escolas da rede. Nas diferentes unidades curriculares, os professores têm acesso aos objetivos, estrutura e organização, além de dicas de práticas pedagógicas que podem inspirar docentes de todo o país. 

>> Acesse clicando aqui

Novo Ensino Médio Capixaba

O Governo do Estado do Espírito Santo desenvolveu um site com materiais voltados para a implementação do Novo Ensino Médio. Ele traz materiais úteis para estudantes, professores e gestores, além de divulgar o plano e o cronograma de implementação na íntegra. 

>> Acesse clicando aqui

Plano de Implementação do Novo Ensino Médio do Mato Grosso do Sul (MS)

Guia de Itinerários Formativos – Volume III

Gostou desse conteúdo e acredita que as informações serão úteis na transição para o Novo Ensino Médio da sua instituição escolar? Continue acompanhando o Portal CER e fique por dentro das notícias mais relevantes do mundo da educação.

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