Competências digitais no contexto da diversidade

Blog Competências digitais no contexto da diversidade

28/06/2023
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Trabalhar e viver no mundo da educação significa também estar sempre pronto para se desenvolver e aprender coisas novas. Em um mundo em que os avanços tecnológicos e digitais estão cada vez mais acelerados, isso ganha ainda mais força. 

E as novas competências digitais estão aí para corroborar com esse discurso; mas quais são elas, que importância têm na formação de professores e como podem ser colocadas em prática no contexto da diversidade? Continue a leitura deste texto e descubra!

As três novas competências digitais e sua importância na formação de professores

A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de mudanças ao mundo; na educação, você já sabe, não foi diferente. O período, que abriu ainda mais espaço para o uso das tecnologias digitais, deixou mais evidente a importância de considerar diversos fatores – de ordem social, econômica ou natural – a fim de assegurar uma aprendizagem efetiva dos estudantes. 

Com base nesse cenário, o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) conceitua três novas competências digitais consideradas essenciais para a atuação e o desenvolvimento dos professores. São elas: 1. Análise de dados; 2. Mentalidade orientada a dados; e 3. Pensamento computacional

A proposta do CIEB foi direcionar professores e escolas a fomentar espaços de ensino e de aprendizagem que, além de alinhados com a realidade dos estudantes brasileiros, sejam adaptáveis a diferentes demandas educacionais. 

Na publicação do CIEB, Larissa Santos Rosa, especialista em Educação e Tecnologia dessa instituição, reforça a relevância da Ciência de Dados para o contexto do docente. “A educação está em constante evolução, e a Ciência de Dados contribui com o processo de ensino e de aprendizagem. O uso de dados pode ser utilizado para monitorar e acompanhar a trajetória dos estudantes, além de otimizar o tempo dos docentes e apoiá-los na tomada de decisão”, revela. 

No que consistem as competências digitais e como podem contribuir com a diversidade 

As novas competências digitais se dividem em três áreas: Pedagógica, Cidadania Digital e Desenvolvimento Profissional. Entenda cada uma delas, a seguir, e veja como colocá-las em prática no contexto da diversidade.

Análise de dados – Área Pedagógica

O que é (definição do CIEB)

Ser capaz de analisar e interpretar dados relacionados ao processo de aprendizagem dos estudantes para decisões pedagógicas apoiadas ou não por Inteligência Artificial (IA).

Mentalidade orientada a dados – Área de Cidadania Digital

O que é (definição do CIEB)

Ser capaz de reconhecer o valor dos dados pessoais e coletivos. Desenvolver consciência crítica sobre as questões de propriedade intelectual, privacidade e uso de dados.

Pensamento computacional – Área de Desenvolvimento Profissional

O que é (definição do CIEB)

Ser capaz de formular e solucionar problemas de forma lógica e por meio de abstrações para automatizar soluções valendo-se do pensamento computacional.

Como pensá-las no contexto da diversidade

As possibilidades são muitas. A seguir, trazemos alguns dados que evidenciam a importância da educação antirracista e, na sequência, explicamos como as competências digitais podem se encaixar no cenário.

  • Os jovens negros de 14 a 29 anos são maioria nas estatísticas de evasão escolar no ensino básico. Eles somam 71,7% dos alunos que abandonam os estudos.

(Fonte: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad/2019)

Retirado de: https://mobilidade.estadao.com.br/patrocinados/jovens-negros-lideram-evasao-escolar/

  • Jovens negros têm menos acesso ao mercado de trabalho, de acordo com pesquisa encomendada pelo Banco Mundial ao Núcleo de Pesquisa Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) ao Instituto de Referência NEgra Peregum. Embora a população negra seja maioria no Brasil, essa parcela é a que tem os menores índices de acesso à educação, à saúde e ao mercado de trabalho. 

Retirado de: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-11/jovens-negros-tem-menos-acesso-ao-mercado-de-trabalho-diz-pesquisa

  • 99,4% das crianças e dos adolescentes de 6 a 14 anos estavam matriculadas em 2020; no entanto, ainda existia uma parcela significativa de crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória fora da escola e que se agravou pela pandemia da Covid-19. Em 2019, esse número chegava a 1,1 milhão de crianças, 70% delas entre a população negra e também a maioria na faixa etária de 4 a 5 anos, idade da pré-escola, e de 15 a 17, idade para o ensino médio. No final de 2020, chegou a 5,5 milhões de crianças sem esse acesso à educação (Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, 2021).

Retirado de: https://pp.nexojornal.com.br/perguntas-que-a-ciencia-ja-respondeu/2023/A-persist%C3%AAncia-das-desigualdades-educacionais-no-Brasil-em-4-pontos

Competências digitais: ser capaz de buscar e interpretar dados (análise de dados) como os indicados acima; ter conhecimento para reconhecer o valor de cada pesquisa na esfera pessoal e coletiva (mentalidade orientada a dados); e propor e planejar soluções lógicas e eficientes para combater esses números (pensamento computacional). Esse é um caminho que exemplifica a importância do desenvolvimento das competências digitais e pode orientar ações tanto para a gestão escolar como para a sala de aula. 

Como trabalhar as competências digitais

Desenvolver e aprimorar continuamente as competências digitais, além de direcionar a formação e a capacitação do corpo docente, pode dar força para que a equipe pedagógica realize diversas ações em sala de aula (na temática da diversidade e em tantos outras). 

Um bom recurso é a autoavaliação de competências digitais de professores desenvolvida pelo CIEB e disponibilizado no Guia Edutec. Por meio da ferramenta on-line gratuita, já utilizada por mais de 120 mil docentes, é possível identificar as suas competências digitais e se desenvolver com base no resultado. 

São, ao todo, 23 perguntas distribuídas em três áreas, que avaliam 12 competências:

Pedagógica

– Prática pedagógica

– Avaliação

– Personalização

– Curadoria e criação

 

Cidadania Digital

– Uso responsável

– Uso seguro

– Uso crítico

– Inclusão

 

Desenvolvimento Profissional

– Autodesenvolvimento

– Autoavaliação

– Compartilhamento 

– Comunicação

 

Interessante, não é? Clique aqui para realizar a autoavaliação e expandir o seu repertório de competências digitais

Gostou de entender como as competências digitais podem favorecer a sua atuação no contexto da diversidade? Certamente, você também vai se interessar pelo e-book sobre inclusão social na Educação Empreendedora

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