Engenheiros da Infância – projeto reconhecido pelo Sebrae no Prêmio Educação Empreendedora

Blog Engenheiros da Infância – projeto reconhecido pelo Sebrae no Prêmio Educação Empreendedora

17/11/2022
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Utilizar o conhecimento para melhorar a qualidade da estrutura de redes de ensino infantil públicas. Esse é o principal propósito do projeto Engenheiros da Infância, reconhecido pelo Sebrae na segunda edição do Prêmio Educação Empreendedora.

Melhorar a formação dos estudantes é possível por meio de trabalhos pedagógicos. E essa iniciativa, que começou em Goiânia, capital do Estado de Goiás, busca promover a igualdade da educação ao redor do país.

Neste texto, você vai entender como o projeto Engenheiros da Infância começou e, com muito empenho, se tornou um case de sucesso.

COMO SURGIU O PROJETO ENGENHEIROS DA INFÂNCIA?

A ideia do projeto se iniciou com o sonho de um professor que acreditava ser possível ir além do mercado tradicional da engenharia. Daniel Fernandes compartilhou o seu sonho com alguns estudantes, que acreditaram na ideia e se juntaram.

Utilizando o conhecimento adquirido, esses estudantes de Goiânia começaram a melhorar a estrutura do Ensino Infantil público da região, viabilizando mudanças nas instalações físicas e no material pedagógico utilizado nas instituições.

Atualmente, mais de 10 centros municipais ganham a atenção do projeto Engenheiros da Infância, que se tornou um Programa de Extensão Multidisciplinar da Universidade Federal de Goiás.

De forma voluntária, os estudantes têm o objetivo de promover a igualdade de acesso à educação, buscando soluções práticas e de baixo custo.

Os exercícios criativos tentam levar a ciência até as crianças. Esse trabalho, como não seria diferente, também traz uma influência positiva para o trabalho dos professores dessas instituições.

Leia também: Desafios e caminhos da educação infantil em 2022

A PRIMEIRA AÇÃO DO ENGENHEIROS DA INFÂNCIA

O primeiro trabalho do projeto Engenheiros da Infância foi realizado no segundo semestre de 2018. Naquela ocasião, os voluntários visitaram o CMEI Cecília Meireles, também na capital goiana, e se reuniram com colaboradores e professores da instituição.

Foram discutidos alguns problemas estruturais, como a alta temperatura de uma região do pátio, questões relacionadas aos sons emitidos pelas salas de aula e até a produção de brinquedos para equipar a escola.

SOLUÇÕES

Neste encontro, foram definidos que tubos de PVC, chapa de MDF cru, elástico, cola e tintas, todos esses considerados material de baixo custo, seriam empregados para a construção desses brinquedos e de equipamentos para o laboratório.

Com relação à queixa dos colaboradores sobre uma parte do pátio ter  temperatura elevada, a solução foi encontrada com a utilização de embalagens de Tetra Pak para o teto, antes,  baixo e sem forro.

Pesquisas e consultorias com professores foram feitas, e o projeto Engenheiros da Infância chegou à conclusão de que as embalagens seriam capazes de refletir parte do calor irradiado pela telha, amenizando a temperatura.

Após a conclusão da primeira etapa do trabalho, os brinquedos foram instalados, e uma comemoração foi preparada para que as crianças fossem apresentadas às novidades que fariam a diferença no dia a dia da instituição.

Os bons resultados engajaram ainda mais os voluntários do Engenheiros da Infância. Acesse o Instagram do projeto e veja algumas fotos do CMEI Cecília Meireles depois da conclusão da primeira parte do processo.

7 formas de criar mais engajamento na educação infantil

SEBRAE RECONHECE O ENGENHEIROS DA INFÂNCIA MEDIANTE O PRÊMIO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Pelo empenho do projeto Engenheiros da Infância e de seus voluntários, o Sebrae reconheceu a iniciativa por meio da 2ª edição do Prêmio Educação Empreendedora, que foi realizado em 2021.

O projeto ficou em 1º lugar na etapa regional e na segunda colocação na etapa nacional.

“O prêmio, além de reconhecer e valorizar os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos, tem o potencial de oferecer ao ecossistema educacional projetos inspiradores que podem dar origem a novas ações em outros lugares”, diz o Sebrae.

OUTROS CASES DE SUCESSO

Afora o projeto Engenheiros da Infância, muitas outras iniciativas buscam soluções para evitar o impacto das diferenças sociais.

Um artigo elaborado pelo CER explica quais são as diferenças entre as ONGs e os Empreendimentos Sociais e apresenta alguns cases de sucesso ligados ao empreendedorismo social. Acesse clicando aqui.

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