Mentalidade empreendedora e a sua força na formação de crianças

Blog Mentalidade empreendedora e a sua força na formação de crianças

25/11/2022
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A mentalidade empreendedora, também conhecida como “mindset empreendedor”, é uma pessoa orientada por pensamentos e ações de um perfil empreendedor, sem necessariamente estar atrelado a abertura de uma empresa ou da administração de um negócio. Quer saber mais? Continue a leitura.

Trabalhar a mentalidade empreendedora em crianças pode trazer uma série de benefícios. Para além das competências empreendedoras, que são valiosas por si sós, o pensamento empreendedor desde a infância favorece o desenvolvimento pessoal e profissional, em especial porque  a Educação Infantil  é a fase em que a criança cria vínculos sociais e afetivos. Além disso, são assuntos imprescindíveis para o autoconhecimento – e quanto mais se conhece, mais facilidade uma pessoa tem para se desenvolver, não é?

O que é a mentalidade empreendedora

A mentalidade empreendedora não é algo que se desenvolve do dia para a noite. E não se restringe às pessoas que cursam Administração ou abrem uma empresa. É sobretudo um conjunto de habilidades trabalhadas diariamente, que configuram uma tendência e um “estilo” de pensar e agir. Entre as características de uma mentalidade empreendedora, estão: automotivação, coragem, criatividade, disciplina, disposição para arriscar, flexibilidade, humildade, inteligência emocional, mente aberta, praticidade, proatividade, resiliência e visão estratégica.

Um texto publicado no site BEI Educação trata da importância da Educação Empreendedora desde os primeiros anos. “Ao despertar os estudantes para a resolução de problemas e a tomada de decisão, estimulando ideias inovadoras, competências socioemocionais, senso crítico, visão 360º, com autonomia e responsabilidade, educadores preparam um solo fértil para a originalidade, protagonismo, cidadania e dinamismo da mentalidade empreendedora de crianças e jovens”, revela. O papel da instituição escolar, claro, aparece como determinante para esse cenário florescer. “A escola pode ser uma grande incubadora de novos negócios no futuro, com soluções originais para os problemas básicos e complexos da sociedade contemporânea. A experiência do empreendedorismo, calcada na observação, análise, tentativa e erro, com projetos intra e extramuros – de uma proposta de melhoria para o ambiente escolar a uma ação voltada a resolver uma dificuldade da comunidade do entorno – é a chave para desafios maiores neste século, ao exercitar a resiliência, a persistência, a colaboração e a reinvenção”.

O material lembra que o empreendedorismo faz parte também do Novo Ensino Médio – como um dos quatro eixos estruturantes do Novo Ensino Médio, ao lado de investigação científica, processos criativos e mediação, e intervenção sociocultural – e reforça que deve estar presente desde a Educação Infantil. “Conteúdo transversal que deve estar presente desde o ensino infantil, o empreendedorismo é um dos quatro eixos estruturantes do Novo Ensino Médio,.

Ideias para trabalhar a mentalidade empreendedora em sala de aula

O canal “Aprender brincando e cantando”, da professora de Educação Infantil Teresa Barros, traz a história cantada da galinha ruiva. A pedagoga fala diretamente com as crianças e, de maneira simples, explica o conceito de empreendedorismo. “Empreendedorismo é quando temos uma ideia e ficamos pensando, pensando e, no momento oportuno, colocamos aquela ideia em prática, que pode ajudar outras pessoas e até mesmo render um dinheirinho”, revela. Na sequência, ela conta e canta, utilizando objetos ilustrativos e decorativos, a história de uma galinha ruiva que, por curiosidade, decidiu plantar grãos de milho. Com o passar do tempo e com base no interesse dos colegas de comer o bolo de milho que fez, realizou o seu sonho de abrir uma confeitaria.

neste vídeo, publicado no canal da professora Jac Chaves, ela fala sobre como trabalhar o empreendedorismo com crianças do Ensino Fundamental I. A pedagoga levanta alguns insights que podem ser úteis para desenvolver o tema em sala de aula, introduzindo o assunto por meio do exemplo de grandes inventores.

“Quando nossos alunos nasceram, já havia celular, luz, telefone, carro. Entretanto, é muito importante levá-los à reflexão de que esses bens materiais nem sempre existiram. Para que se tornassem reais, foi necessário que pessoas corajosas passassem por dificuldades e insistissem na criação dessas ideias“, revela Jac. Na sequência, cita uma série de competências socioemocionais de uma mentalidade empreendedora que podem fazer a diferença se desenvolvidas desde a infância. “Todas as coisas boas que nós temos hoje foram inventadas no passado e vieram suprir alguma necessidade. Para isso, foi necessário um grande empreendedor se levantar, com muitos princípios, com resiliência e perseverança, para que isso fosse possível. E é sobre esses princípios que queremos trabalhar [por meio das atividades]”.

As sugestões que ela traz estão listadas abaixo. Embora sejam para o Ensino Fundamental I, vale conhecê-las para pensar em desdobramentos que se apliquem também às outras faixas etárias. Veja:

Mala-supresa ou caixa-surpresa

Em uma caixa ou mala enfeitada com os dizeres “Tem história na mala”, são colocados objetos que remetem à história de um empreendedor. Na sequência, o professor pega esses itens e fala de uma parte da história.

Outra forma de trabalhar com a “mala-surpresa”  diz respeito ao reconto da história. O professor convida estudante por estudante para tirar um objeto da mala e contar uma história, depois o próximo aluno dá continuidade até que chegue ao fim.

Vídeos

Passar vídeos que mostram histórias dos empreendedores. É importante selecionar vídeos que tragam princípios interessantes sobre o empreendedorismo, que possam ser levados para a prática da vida de cada um. Jac cita a série “Amazing Inventors”, do próprio canal, de inventores que fizeram a diferença: Johannes Gutenberg (inventor da máquina de impressão tipográfica), Lois Braille (criador do braille – ou braile –, sistema de leitura para pessoas com deficiência visual), John Logie Baird (inventor da televisão mecânica) e Guglielmo Marconi (pioneiro na invenção e desenvolvimento do rádio).

Essa série permite trabalhar vários valores e princípios princípios, como a resiliência, a perseverança, a autoconfiança, a coragem, a empatia, a honestidade e a solidariedade.

Produção de texto individual ou coletiva

Por meio do texto, os estudantes devem contar (via texto e ilustrações)  todo o seu aprendizado com os estudos do inventor selecionado. Eles também devem falar sobre os valores aprendidos, explicando como enxergam que podem ser aplicados em sua vida.

Outra ideia é trabalhar com o formato audiovisual: recomendar vídeos ou passar filmes (com mensagens sobre a mentalidade empreendedora) em sala de aula pode ser enriquecedor para a jornada educacional.

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