Métodos de avaliação da participação efetiva dos estudantes nas aulas

Blog Métodos de avaliação da participação efetiva dos estudantes nas aulas

11/11/2022
Compartilhe este conteúdo

Quantas vezes você já percebeu seus estudantes pouco participativos ou até mesmo desconectados da aula? E uma das formas de incentivar o protagonismo juvenil é propor atividades que estimulem a comunicação efetiva.

A participação em sala de aula é importante para promover a aprendizagem, incitar o engajamento com a atividade de estudar e reduzir o absenteísmo.

Uma das dúvidas frequentes dos educadores, no entanto, é como avaliar o envolvimento dos estudantes nesse momento e quais podem ser os métodos de avaliação. Leia até o fim para descobrir como.

Qual a importância da atuação dos estudantes em sala de aula

Algumas metodologias, como a Pirâmide de Glasser, indicam que, quanto maior o nível de participação e engajamento no processo de aprendizado, maior a retenção do conteúdo.

Se o estudante sai da postura passiva de apenas receber o conteúdo, e tem uma atuação ativa – leitura, discussão em grupo ou outras metodologias ativas, há certamente maior chance da garantia da aprendizagem.

Por outra via, quando o estudante está engajado com o estudo, o processo de aprendizado se torna mais agradável e mais proveitoso. O rendimento do estudante tende a melhorar, bem como a experiência do professor.

Por fim, a  Base Nacional Curricular Comum (BNCC) reforça  a importância do esforço conjunto dos estudantes. Seja na competência do pensamento crítico, ao inserir o Projeto de Vida, seja no estímulo de um maior protagonismo juvenil.

Como incentivar a cooperação dos estudantes em sala de aula?

O primeiro ponto é que nem sempre essa será uma tarefa, principalmente no início. É uma mudança que pode causar certo desconforto, especialmente em relação aos estudantes mais retraídos. Mas o esforço vale a pena.

A dica é incluir no seu plano de aula algumas metodologias que estimulem essa presença mais ativa de forma mais pontual. Teste modelos variados e tente entender qual contribuiu para o resultado esperado em cada turma.

Apresentar problemas, desafios e temas conectados com a realidade são boas iscas para chamar a atenção e estimular uma postura mais participativa. E usar temas e personagens com os quais os estudantes se identificam também pode ser uma estratégia interessante.

Por fim, conceder feedbacks, isto é, relatórios sobre o desempenho acadêmico e emocional, de forma individual e respeitosa, é um modo de fazer com que o estudante se sinta mais valorizado e tenha o interesse despertado pela aula.

Métodos de avaliação: como avaliar a participação efetiva dos estudantes nas aulas?

Os métodos de avaliação vão depender da atividade proposta. O objetivo de uma avaliação escolar é entender a progressão individual do estudante no processo de aprendizagem. Portanto, é preciso recordar que as provas são apenas um dos meios de fazer isso, e que as notas são  um indicador de resultado, um parâmetro.

Avaliar não se resume, portanto, a elaborar provas ou atribuir notas. Mas acompanhar o desempenho, entender se serão necessários ajustes de rotas e propor intervenção.

Veja algumas sugestões de métodos de avaliação:

1 – Desenvolvimento de projetos

Ao atribuir um projeto, o educador pode indicar aos estudantes o resultado esperado, os objetivos e as etapas.

Assim, ao avaliar um projeto, é possível levar em consideração:

  • Se as etapas foram cumpridas.
  • Se as etapas foram realizadas em tempo hábil.
  • Qual o percentual de atingimento do objetivo.
  • E se o resultado esperado foi alcançado.

Mesmo sem atingir por completo o resultado almejado, o projeto pode ser avaliado como satisfatório. A ação pode ser mais valiosa que o resultado no processo de absorção do conteúdo e de desenvolvimento de competências socioemocionais. É importante transmitir essa mensagem aos estudantes.

2 – Proposição de gincanas e desafios

Os desafios e as gincanas são maneiras de despertar o interesse dos estudantes. Em se tratando dos desafios, é preciso avaliar o quanto os estudantes se esforçaram e conseguiram obter os resultados.

E, em relação às gincanas, as atividades de competição física (como corrida do saco, corrida, dança da cadeira) são uma ótima oportunidade para avaliar o desenvolvimento socioemocional deles. Já as perguntas e respostas podem ser encaixadas em sala de aula com mais facilidade.

Em ambos os casos, registre alguns comportamentos e depois busque trabalhar exemplos positivos e negativos em sala de aula – sem mencionar, no entanto, o nome dos estudantes em público. Por exemplo, uma competitividade muito acirrada, uma timidez que impede a participação sadia ou mesmo a colaboração da turma.

3 – Debates

Os debates são discussões mediadas  acerca de um tema previamente definido. Pode envolver a defesa de uma tese, temas políticos ou mesmo literários (Ex.: “Capitu traiu ou não Betinho?”).

Para organizar um debate, vale definir o tema, as regras, distribuir as responsabilidades e separar a turma.

Na hora de avaliar, vale considerar:

  • Capacidade de argumentação.
  • Se o grupo demonstrou ter pesquisado o tema.
  • Participação de todos os integrantes da turma.
  • O quanto cada grupo conseguiu responder propriamente às intervenções

Uma das formas de aumentar o nível de engajamento de todos os estudantes nos debates é estabelecer que os representantes serão sorteados na hora.

4 – Dinâmicas de autoavaliação

Uma dinâmica de autoavaliação pode ser mais proveitosa se o estudante for convidado a se avaliar com base em critérios bem definidos. Evite solicitar apenas que ele atribua uma nota ao desempenho individual dele, mas o convide a refletir de forma detalhada.

Faça perguntas como:

  • Qual o meu nível de energia em sala de aula (baixo, médio ou alto)?
  • Tenho feito meus deveres em dia (sim, às vezes, não)?
  • Sou caprichoso ao realizar as anotações?
  • Tenho buscado entender a disciplina?
  • Tenho me esforçado para manter a concentração?
  • Quando eu tenho alguma dificuldade, eu peço ajuda?
  • Sou corajoso(a) para expor minhas dúvidas?
  • Tem alguma atividade que posso melhorar?
  • Ajo com colaboração com os meus colegas?

Conduza essa dinâmica, provocando a sinceridade e a autocrítica sadia.

5 – Gamificação

Utilize os jogos a favor do ensino e da aprendizagem. As regras de um jogo – como conceder bônus e prêmios – podem ser bastante úteis para estimular determinado comportamento em sala de aula.

E, já que estamos conversando sobre métodos de avaliação e participação em sala de aula, acesse o nosso infográfico com 5 metodologias ativas para colocar em prática!

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades