Quantas vezes você já percebeu seus estudantes pouco participativos ou até mesmo desconectados da aula? E uma das formas de incentivar o protagonismo juvenil é propor atividades que estimulem a comunicação efetiva.
A participação em sala de aula é importante para promover a aprendizagem, incitar o engajamento com a atividade de estudar e reduzir o absenteísmo.
Uma das dúvidas frequentes dos educadores, no entanto, é como avaliar o envolvimento dos estudantes nesse momento e quais podem ser os métodos de avaliação. Leia até o fim para descobrir como.
Algumas metodologias, como a Pirâmide de Glasser, indicam que, quanto maior o nível de participação e engajamento no processo de aprendizado, maior a retenção do conteúdo.
Se o estudante sai da postura passiva de apenas receber o conteúdo, e tem uma atuação ativa – leitura, discussão em grupo ou outras metodologias ativas, há certamente maior chance da garantia da aprendizagem.
Por outra via, quando o estudante está engajado com o estudo, o processo de aprendizado se torna mais agradável e mais proveitoso. O rendimento do estudante tende a melhorar, bem como a experiência do professor.
Por fim, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) reforça a importância do esforço conjunto dos estudantes. Seja na competência do pensamento crítico, ao inserir o Projeto de Vida, seja no estímulo de um maior protagonismo juvenil.
O primeiro ponto é que nem sempre essa será uma tarefa, principalmente no início. É uma mudança que pode causar certo desconforto, especialmente em relação aos estudantes mais retraídos. Mas o esforço vale a pena.
A dica é incluir no seu plano de aula algumas metodologias que estimulem essa presença mais ativa de forma mais pontual. Teste modelos variados e tente entender qual contribuiu para o resultado esperado em cada turma.
Apresentar problemas, desafios e temas conectados com a realidade são boas iscas para chamar a atenção e estimular uma postura mais participativa. E usar temas e personagens com os quais os estudantes se identificam também pode ser uma estratégia interessante.
Por fim, conceder feedbacks, isto é, relatórios sobre o desempenho acadêmico e emocional, de forma individual e respeitosa, é um modo de fazer com que o estudante se sinta mais valorizado e tenha o interesse despertado pela aula.
Os métodos de avaliação vão depender da atividade proposta. O objetivo de uma avaliação escolar é entender a progressão individual do estudante no processo de aprendizagem. Portanto, é preciso recordar que as provas são apenas um dos meios de fazer isso, e que as notas são um indicador de resultado, um parâmetro.
Avaliar não se resume, portanto, a elaborar provas ou atribuir notas. Mas acompanhar o desempenho, entender se serão necessários ajustes de rotas e propor intervenção.
Veja algumas sugestões de métodos de avaliação:
Ao atribuir um projeto, o educador pode indicar aos estudantes o resultado esperado, os objetivos e as etapas.
Assim, ao avaliar um projeto, é possível levar em consideração:
Mesmo sem atingir por completo o resultado almejado, o projeto pode ser avaliado como satisfatório. A ação pode ser mais valiosa que o resultado no processo de absorção do conteúdo e de desenvolvimento de competências socioemocionais. É importante transmitir essa mensagem aos estudantes.
Os desafios e as gincanas são maneiras de despertar o interesse dos estudantes. Em se tratando dos desafios, é preciso avaliar o quanto os estudantes se esforçaram e conseguiram obter os resultados.
E, em relação às gincanas, as atividades de competição física (como corrida do saco, corrida, dança da cadeira) são uma ótima oportunidade para avaliar o desenvolvimento socioemocional deles. Já as perguntas e respostas podem ser encaixadas em sala de aula com mais facilidade.
Em ambos os casos, registre alguns comportamentos e depois busque trabalhar exemplos positivos e negativos em sala de aula – sem mencionar, no entanto, o nome dos estudantes em público. Por exemplo, uma competitividade muito acirrada, uma timidez que impede a participação sadia ou mesmo a colaboração da turma.
Os debates são discussões mediadas acerca de um tema previamente definido. Pode envolver a defesa de uma tese, temas políticos ou mesmo literários (Ex.: “Capitu traiu ou não Betinho?”).
Para organizar um debate, vale definir o tema, as regras, distribuir as responsabilidades e separar a turma.
Na hora de avaliar, vale considerar:
Uma das formas de aumentar o nível de engajamento de todos os estudantes nos debates é estabelecer que os representantes serão sorteados na hora.
Uma dinâmica de autoavaliação pode ser mais proveitosa se o estudante for convidado a se avaliar com base em critérios bem definidos. Evite solicitar apenas que ele atribua uma nota ao desempenho individual dele, mas o convide a refletir de forma detalhada.
Faça perguntas como:
Conduza essa dinâmica, provocando a sinceridade e a autocrítica sadia.
Utilize os jogos a favor do ensino e da aprendizagem. As regras de um jogo – como conceder bônus e prêmios – podem ser bastante úteis para estimular determinado comportamento em sala de aula.
E, já que estamos conversando sobre métodos de avaliação e participação em sala de aula, acesse o nosso infográfico com 5 metodologias ativas para colocar em prática!