Educação no Mundo 5.0: o que é e como desenvolvê-la

Blog Educação no Mundo 5.0: o que é e como desenvolvê-la

15/11/2022
Compartilhe este conteúdo

Depois da era do Mundo 4.0, que se concentrava nas mudanças provocadas pelos avanços tecnológicos, chegou a vez do Mundo 5.0. No post de hoje, vamos explicar o conceito, falar quais são os seus benefícios, compará-la com a Sociedade 5.0 e trazer algumas dicas de como aplicá-la. Acompanhe!

O que é a Mundo 5.0

De maneira geral, podemos dizer que o Mundo 5.0 é uma evolução do Mundo 4.0. Se o 4.0 se concentrava na importância dos avanços tecnológicos e pensava maneiras de inseri-los no dia a dia de educação, o 5.0 humaniza esse conceito e traz à tona a importância das soft skills.

Débora Garofalo, a primeira brasileira e a primeira sul-americana a ser finalista no Global Teacher Prize – prêmio considerado o Nobel da Educação – definiu o conceito em uma entrevista que deu ao Portal CER:

“É preciso salientar que o 5.0 vem do processo do 4.0, que já trouxe a questão da cultura maker como uma grande porta de entrada para que a gente pudesse trabalhar com os estudantes. Além da própria cultura maker, a inovação, a robótica, a programação, a Internet das Coisas (IoT) e a inteligência artificial. O mundo  5.0 nada mais é do que uma continuidade ao 4.0, mas que trabalha de maneira humanizada a tecnologia.

Quando a gente fala de novas abordagens, sempre devemos pensar na tecnologia como uma propulsora dos processos de aprendizagem – ela não tem uma finalidade, por si só, de transformar a educação. Para que seja transformada, a educação precisa vir acompanhada de novas abordagens de ensino. E é aqui que entra o ensino híbrido, que caminha lado a lado e agrega dentro do universo do Mundo 5.0, trazendo a possibilidade de trabalhar de forma diferenciada dentro da sala de aula.”

Fonte: https://cer.sebrae.com.br/blog/a-percepcao-da-educacao-para-2022-entrevista-com-debora-garofalo/.

Sociedade 5.0

O termo “Sociedade 5.0” nasceu no Japão, em 2016, e define um mundo que faz uso das tecnologias da indústria 4.0 para favorecer o planeta e melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. De acordo com a publicação no site do Sydle, é um termo que referencia uma nova sociedade, em que o desenvolvimento tecnológico está centrado no ser humano e na busca por soluções realmente valiosas para a vida das pessoas.

Na mesma lógica em que a Sociedade 5.0 busca facilitar as questões do dia a dia e contribuir para a sustentabilidade – e vai além da produtividade ou da geração de lucro –, a Mundo 5.0 tem a proposta de estimular os jovens a encontrarem ou criarem soluções que vão beneficiar as pessoas e o planeta Terra.

Os benefícios do modelo

Considerando o conceito de que o Mundo 5.0 humaniza a aprendizagem e não prepara o estudante somente para o mercado de trabalho, podemos pensar em uma série de competências comportamentais desenvolvidas em sua aplicação. Entre elas, estão:

  • Relacionamento interpessoal
  • Abertura ao diálogo e mais fluidez na comunicação
  • Gestão de conflitos
  • Persuasão
  • Resiliência e adaptabilidade
  • Criatividade
  • Colaboração
  • Empatia
  • Inteligência emocional
  • Tolerância à diversidade

De forma geral, é possível dizer que, no Mundo 5.0, o professor prepara o estudante para uma vida em sociedade – e isso é muito diferente de prepará-lo para uma boa carreira. Isso significa que o modelo ensina e incentiva o estudante a se tornar protagonista da  própria jornada, assumindo as responsabilidades do caminho que será trilhado, além de ampliar a sua visão para encontrar oportunidades de transformar a sociedade por meio da tecnologia.

A importância das competências socioemocionais

Não é possível falar de Mundo 5.0 sem mencionar as competências socioemocionais, uma vez que elas marcam a principal diferença entre esse modelo e o anterior.

Essa junção de dois aspectos fundamentais – a tecnologia e as competências socioemocionais – permite que o foco passe a ser, como falamos, o incentivo ao desenvolvimento das competências socioemocionais.

Em uma matéria do G1, o portal cita a iniciativa de uma escola de Caruaru (PE) sobre o tema e conta como a instituição trabalha as competências socioemocionais. Traz ainda o exemplo de como o programa tem ajudado a combater o bullying. “Parte integrante da Trilha Socioemocional, o GGE Contra o Bullying é mais uma iniciativa que deu certo no Colégio GGE. Ao promover reflexões e discussões sobre o bullying, com intervenção do SOEP, o projeto envolve por completo os alunos, que se esforçam em conjunto para acabar com possíveis problemas. Os resultados no decorrer dos anos têm sido extremamente satisfatórios”, indica a publicação.

>> Leia a matéria completa aqui

Dicas para aplicar na sua escola

As mudanças nem sempre são simples e, muitas vezes, exigem a transformação da mentalidade de todos os envolvidos. No caso da aplicação do 5.0, não é diferente. Mas começar, claro, já é um grande passo.

A Escola da Inteligência levantou algumas dicas para isso. Conhecê-las pode ajudar:

Qualificação da equipe

É fundamental que não só os professores, mas toda a equipe conheça e acredite no Mundo 5.0. A transformação só será possível a partir do momento em que toda a comunidade escolar estiver ciente da sua importância e engajada na adequação do processo de ensino-aprendizagem.

Pesquisa e investimento em novas metodologias

Ir além do tradicional é essencial. Pesquisar novos recursos tecnológicos e novas metodologias e testá-las é um caminho para o novo modelo da educação. Vale ler sobre as metodologias ativas e pesquisar assuntos como gamificação, ensino híbrido e Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL).

Priorize o relacionamento com os estudantes

Desenvolver competências socioemocionais também passa pela melhora da qualidade das relações. Por isso, a escuta ativa, o diálogo, o cuidado e a atenção são indispensáveis nesse cenário.

Gostou do conceito e quer se aprofundar em temas relacionados? Leia 5 metodologias ativas para colocar em prática na sala de aula e amplie o seu conhecimento!

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades