Olimpíada Empreendedora: case Litera Books!

Blog Olimpíada Empreendedora: case Litera Books!

07/09/2021
Compartilhe este conteúdo
O programa Olimpíada Empreendedora do Sebrae é um projeto destinado aos professores da Rede Pública de Ensino. Ele foi desenvolvido para que os educadores pudessem conectar as suas práticas pedagógicas ao mundo contemporâneo.
A ideia era que os professores formassem equipes com a intenção de que as soluções para os problemas presentes na comunidade escolar fossem resolvidos. A edição de 2020 trouxe a importância das marcas acumuladas pelas experiências vividas pelos professores na época de escola, questionando qual será a lembrança que eles deixarão a sua turma de estudantes.
Desse modo, muitos educadores se viram dispostos a criar projetos para que a sua marca digital fosse exposta no mundo. Diante de tantos trabalhos incríveis, pode-se destacar o projeto da professora Maria Rubia Aparecida da Silva, da Escola Municipal Professor José Teodoro Borges, em Nova Ponte, Minas Gerais.
Ele ficou em primeiro lugar entre as Equipes do Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e aliou o aprendizado da língua inglesa ao Empreendedorismo.

Equipe Litera Books: a idealização do projeto

A Equipe Litera Books foi criada com a ideia de desenvolver o aprendizado da língua inglesa por meio de contos de fadas e da interação digital. A Professora Maria Rubia percebeu que poderia melhorar o engajamento das turmas trazendo um tema que gerasse engajamento e curiosidade aos estudantes.
Os contos de fadas sempre tiveram grande importância no desenvolvimento emocional das crianças. Foi partindo dessa premissa que a professora Maria Rubia resolveu montar a sua equipe e aliar o prazer da leitura das histórias infantis ao aprendizado da língua inglesa. A pauta-base foi a união da tecnologia e os canais digitais de comunicação disponíveis como forma de engajar a turma.
O objetivo do projeto foi diminuir as dificuldades que os estudantes do ensino fundamental estavam tendo durante o aprendizado da língua estrangeira. A equipe de 14 estudantes desenvolveu um site repleto de conteúdos interativos e divertidos, tornando o estudo mais prazeroso.
Desde a criação, a professora e os estudantes mantiveram o compromisso de alimentar o portal com conteúdos, games, podcasts e uma biblioteca rica em livros em inglês. Tudo isso faz com que o estudo fique mais acessível e próximo da linguagem dos jovens.

Entendendo a importância da língua inglesa

O primeiro ponto para que as crianças tivessem engajamento no projeto foi a disseminação da importância do ensino de língua estrangeira na vida dos estudantes. A professora Maria Rubia trabalhou muito bem esse conceito, mostrando à turma como a língua inglesa é importante para o futuro profissional.
Todos os membros da equipe conseguiram entender o motivo dessa aprendizagem e ainda tiveram a chance de trabalhar o autoconhecimento, percebendo assim as principais dificuldades da turma.
Esse passo inicial foi importantíssimo para que todos os 14 membros da equipe se empenhassem em entregar o melhor projeto para a Olimpíada Empreendedora do Sebrae. O reflexo foi a primeira posição na categoria em que eles estavam concorrendo, dando ainda mais incentivo para que as crianças continuassem a desenvolver a mentalidade empreendedora.

A presença ativa dos estudantes

A professora Maria Rubia trabalhou muito bem o conceito de Empreendedorismo na Escola, uma vez que os estudantes participaram de todas as etapas de execução do projeto. A criação do site, a alimentação do blog e até a criação de personagens que compõem os jogos foram desenvolvidos por eles.
Esse itinerário em que os estudantes atuaram como protagonistas foi fundamental para que eles pudessem trabalhar muitas habilidades e Competências Empreendedoras, desenvolvendo também o senso crítico e a busca ativa por soluções.
Além de estarem criando um canal vivo de comunicação e aprendizagem, as crianças aprenderam o tempo todo, e o resultado foi o aumento no engajamento das turmas e também no aprendizado.
Todos os envolvidos no projeto começaram a perceber que o trabalho realizado estava trazendo resultados positivos em relação à comunidade escolar. Esse fato fez com que o coletivismo e a busca por ações que promovam o bem-estar da sociedade ganhassem ainda mais relevância para eles.

O uso da tecnologia como forma de aprendizado

A tecnologia esteve presente quase que em 100% do projeto, aprimorando as habilidades técnicas do estudante e fazendo com que o aprendizado ficasse ainda mais próximo da realidade dos jovens.
Todos da equipe tiveram participação ativa na criação do site, dando oportunidade para que eles tivessem contato com conceitos técnicos que pudessem ser úteis para a vida profissional. A alimentação constante do blog foi primordial para o trabalho de controle de metas e execução de cronogramas.
Os estudantes realizaram pesquisas sobre temas interessantes que poderiam estar presentes no projeto, estimulando a criatividade e a tomada de decisões. Outros canais de comunicação também foram trabalhados, como é o caso da rede social Instagram.
Esse conjunto de ações é a representação clara do Empreendedorismo na Escola. A interdisciplinaridade e o desenvolvimento de habilidades formaram o conjunto perfeito para que o projeto se tornasse o vencedor das olimpíadas.

CER Histórias e cases de sucesso

O projeto da equipe Litera Books é um ótimo exemplo de como as metodologias empreendedoras podem ser aplicadas em sala de aula. É fundamental que os professores passem a buscar mais projetos empreendedores que trouxeram resultados positivos para a Educação.
Dessa forma, será possível entender como os professores conseguem adequar a Educação Empreendedora à realidade da escola.
Para ajudar nesse processo, o CER desenvolveu uma plataforma em que é possível acessar diversos cases de sucesso. O CER Histórias apresenta muitos projetos aplicados no Brasil utilizando inúmeras metodologias inovadoras.
Aqui existe um espaço para que você possa contar a sua história e como as suas ações foram importantes para o desenvolvimento dos estudantes.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades