Atitude empreendedora: como desenvolver em sala de aula

Blog Atitude empreendedora: como desenvolver em sala de aula

06/12/2022
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Ter atitude empreendedora é muito mais do que ser capaz de abrir uma empresa ou gerenciar um negócio. Claro, pode passar por isso também, mas vai além. Confira neste post alguns exemplos de comportamento empreendedor e estimule-os em sala de aula.

O que é a atitude empreendedora e qual a sua importância

Este artigo, publicado na página da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), define bem o que é uma atitude empreendedora.

“A atitude empreendedora pode ser entendida como o comportamento de pessoas que buscam soluções e enxergam oportunidades mesmo em um cenário com riscos e conflitos.

Ou seja, indivíduos que não são somente capazes de empreender, mas colocam o empreendedorismo em prática.

Vale lembrar que o empreendedorismo não se restringe apenas à criação de novos negócios. Realizar mudanças transformadoras em empresas já existentes, por exemplo, é uma forma de empreendedorismo.”

Como já falamos em outros posts, a cultura empreendedora tem sido cada vez mais difundida nas instituições escolares. Ela contribui para uma formação multidisciplinar e, independentemente da área que o estudante queira seguir, pode apoiá-lo em diferentes escolhas ao longo da vida.

A publicação da PUCPR também reforça a importância de se ter um propósito em qualquer atitude empreendedora. “Você concorda que fazer algo por fazer não é o mesmo de realizar algo por desejo? Quando há um propósito por trás de uma ação tudo flui melhor e os resultados são mais significativos”, provoca o texto, explicando que a motivação pode alcançar proporções muito maiores, favorecendo a existência de mais foco e determinação.

Ainda que a fala esteja mais voltada para o universo profissional, é bem fácil aplicá-la no dia a dia escolar, certo? Estudantes engajados e motivados certamente têm mais facilidade de ir em frente.

5 exemplos de atitudes empreendedoras e como levá-las para a escola

Ter senso crítico e olhar proativo

Ter uma visão questionadora e ser capaz de olhar atentamente para o que acontece ao redor é uma atitude empreendedora que deve ser praticada diariamente. Isso envolve se antecipar ao que está por vir, questionar e investigar as informações em vez de tomá-las como verdade absoluta, e não esperar as mudanças para só então começar a agir.

  • Como colocar em prática na sala de aula

Estimule o acesso à informação em sala de aula. Recomende portais de notícias, podcasts e documentários. Se possível, aplique trabalhos e provas que tenham a ver com a capacidade de se informar – e, inclusive, identificar fake news.

Outra opção é propor rodas de conversa e debate sobre temas que estão em alta, avaliando a capacidade crítica de cada um.

Ter diferentes perspectivas

Olhar as situações de diferentes ângulos é muito importante para qualquer pessoa que deseja praticar uma postura empreendedora. Isso pode começar de maneira simples, por meio de acontecimentos do dia a dia.

  • Como colocar em prática na sala de aula

Uma boa proposta é convidar os estudantes a interpretarem determinada notícia que seja relevante para o país – matérias e reportagens sobre questões ambientais ou sociais, por exemplo. Depois, em um debate, eles podem compartilhar quais foram as suas percepções. O mesmo exercício pode estimulá-los a encontrarem oportunidades naquele evento – como ele agiria se estivesse envolvido, por exemplo, ou como poderia ser diferente.

Ter autonomia

Uma postura autônoma é uma atitude empreendedora. São as pessoas que não esperam sempre uma aprovação ou orientação para seguir em frente – claro, a depender de cada caso – e tomam decisões por conta própria.

  • Como colocar em prática na sala de aula

Em primeiro lugar, é fundamental garantir que os estudantes estejam em ambientes propícios e favoráveis ao desenvolvimento da autonomia. Lugares em que eles se sintam confortáveis e possam ser criativos. Um bom caminho é propor atividades ao ar livre.

Outra atividade pode envolver criar desafios para que eles proponham a solução. Nesse caso, o professor deve funcionar como um orientador, que vai nortear os primeiros passos, mas não quem vai entregar a solução pronta.

Ser curioso

“Sem curiosidade, alguns dos maiores cientistas do mundo não teriam feito descobertas que mudaram o curso da humanidade. Isaac Newton não teria tido o primeiro insight para desenvolver a Lei da Gravidade, que depois seria aperfeiçoada por Albert Einstein. Thomas Edson não teria inventado a luz elétrica, nem a cientista polonesa Marie Curie teria chegado a importantes conclusões sobre a radioatividade.”

Esse trecho foi retirado do post “5 maneiras de estimular a curiosidade em seus alunos” e deixa bem evidente a importância da curiosidade como uma atitude empreendedora, não é? Além disso, estudantes curiosos se mantêm motivados dentro e fora da sala de aula, o que pode ajudá-lo na evolução de diferentes campos do conhecimento.

Como colocar em prática na sala de aula:

O mesmo post que citamos no parágrafo acima traz dicas interessantes. Entre elas estão:

  • Introduzir o conteúdo com perguntas, fazendo o estudante pensar sobre o assunto antes mesmo de ter propriedade sobre ele.
  • Fazer analogias com a realidade, mostrando como o tema está presente em sua rotina. Em aulas de matemática, por exemplo, em vez de simplesmente ensinar a como fazer as contas, é possível mostrar como ela é importante para atividades básicas da rotina.
  • Explore formas descontraídas de passar o conteúdo, tornando aquele momento de aprendizado interessante para a criança ou o jovem. Ferramentas audiovisuais e interativas são boas escolhas.

Ser criativo

A criatividade é muito estimulada na Educação Empreendedora e, não por acaso, é uma atitude empreendedora que pode transformar muitas realidades. Ser criativo, afinal, é também ser capaz de criar oportunidades que ainda não existem.

  • Como colocar em prática na sala de aula

Propor atividades lúdicas e que vão além dos materiais didáticos tradicionais é uma ótima forma de estimular a criatividade. Investir na educação artística, explorar novos métodos de avaliação e propor eventos extraclasse também são bons caminhos.

Esse conteúdo ajudou você a entender melhor a importância da atitude empreendedora? Para ficar sempre por dentro do tema, não deixe de acompanhar o Portal CER.

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