Como tornar a sua escola um case de Educação Empreendedora

Blog Como tornar a sua escola um case de Educação Empreendedora

27/12/2022
Compartilhe este conteúdo

A Educação Empreendedora é um modelo de educação que pode ser estimulado diariamente por meio de práticas simples. Como, então, tornar a sua escola um case no assunto? A equipe do CER preparou algumas dicas com a colaboração de Cacilda Almeida, Analista de Educação do Sebrae. Confira!  

Vontade e disposição para aplicar a Educação Empreendedora

O primeiro e mais importante passo é a vontade de fazer acontecer. É fundamental que os gestores escolares estejam dispostos a implementar a Educação Empreendedora. Para isso, vale conhecer os benefícios da abordagem, que vão desde o desenvolvimento da autonomia do estudante até a capacidade de formar pessoas preparadas para gerar valor no mundo. 

Consumir conteúdos relacionados ao assunto 

Estudar e conhecer o tema faz parte do processo. Nesse sentido, acessar frequentemente o Portal CER é um ótimo caminho. No espaço, você tem informações sobre cases de Educação Empreendedora, tendências, ferramentas, dicas de especialistas e muito mais. 

Listamos, a seguir, algumas leituras que podem ser úteis para começar: 

Contar com boas ferramentas educacionais

O Radar de Educação Empreendedora é a melhor opção para quem deseja começar a implementar a Educação Empreendedora na escola. Além de ajudar a aprofundar no tema, a ferramenta traça um plano de ação com orientações práticas para a instituição escolar. 

“Por meio de um questionário, o Radar mostra e faz pensar sobre as conexões, as iniciativas e todas as articulações que a escola pode realizar para fomentar esse ecossistema empreendedor. Ao mesmo tempo, demonstra como aumentar a relevância da instituição de ensino dentro desse ecossistema”, afirmou Cacilda Almeida no post sobre o assunto.

Ela explica também o funcionamento e as possibilidades do plano de ação, que tem um funcionamento bem simples e prático. “Com base nas respostas, a ferramenta propõe e estrutura um plano de ação estratégico com uma série de sugestões para a instituição colocar em prática. A escola pode usar esse plano como for melhor: colocá-lo em prática literalmente; editá-lo, ajustando ou complementando com outras iniciativas; ou ainda acessar uma biblioteca com diversas iniciativas de Educação Empreendedora e entender e filtrar as mais interessantes para a escola”, revela. 

>> Clique aqui e faça o Radar da sua escola agora mesmo

Compartilhe para inspirar, inspire-se compartilhando: acesse o CER Histórias 

O CER Histórias é um espaço que nasceu com o propósito de receber e compartilhar práticas e histórias de Educação Empreendedora. “Ele veio para valorizar todas as histórias e todas as práticas, por mais simples que elas sejam”, revela Cacilda, encorajando as instituições a compartilharem seus relatos. 

“Não importa se foi um bilhete em uma turma, se foi uma ação pequena, média ou grande. Todo mundo tem uma história para contar, e todo mundo tem uma história de relevância”, afirma Cacilda. “Na pandemia, por exemplo, recebemos histórias de professores que fizeram aulas diferentes, que fizeram poesia; teve a “Meu cabelo, minha raiz!“, que inspirou muita gente”, lembra. 

Invista na formação continuada dos professores

Entender as necessidades do corpo docente e saber como apoiá-los é imprescindível para qualquer instituição escolar, e na Educação Empreendedora isso fica ainda mais evidente. Vale investir em cursos e capacitações para os educadores, uma vez que o aprendizado constante é premissa básica no ensino do empreendedorismo. 

Conheça aqui os cursos gratuitos disponibilizados pelo Sebrae, eles são voltados para diferentes perfis e podem ser feitos 100% on-line. 

A Analista de Educação do Sebrae reforça que, definitivamente, não existe história ruim. E deixa este conselho valioso: “Tenha coragem e conte a sua história, por mais que você ache que ela não seja uma grande história. Nós vamos torná-la impactante”, assegura. 

Que tal dar o seu primeiro passo compartilhando uma história da sua instituição? Conte o seu case e inspire-se com vários outros: acesse o CER Histórias e surpreenda-se!

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades