Como trabalhar a Copa do Mundo em sala de aula

Blog Como trabalhar a Copa do Mundo em sala de aula

17/11/2022
Compartilhe este conteúdo

Ruas pintadas, horários de expediente adaptados, comércios fechados, notícias monotemáticas nas TVs e nos jornais… Está se aproximando mais um evento que, a cada quatro anos, faz todos os brasileiros vibrar. Aguardada por muitos, a Copa do Mundo 2022 está batendo à porta e não pode passar batida em sala de aula, não é? Para apoiar a sua jornada, reunimos algumas dicas de como combinar o campeonato mundial com o processo de ensino-aprendizagem. Acompanhe!

Quais características você considera essenciais para montar um time focado no empreendedorismo? O CER elaborou um jogo bastante dinâmico inspirado na Copa do Mundo para você se divertir e escalar a sua seleção empreendedora ideal. Saiba mais e jogue gratuitamente clicando aqui.

Por que é importante levar a Copa do Mundo à sala de aula

Além de ser um assunto de relevância mundial, o futebol é uma das marcas da cultura popular brasileira. Por ser muito difundido, o assunto pode ser de fácil assimilação e, naturalmente, promover um engajamento maior dos estudantes.

Essa é também uma oportunidade de trabalhar diferentes assuntos com os estudantes – e não se engane: eles não se limitam apenas às aulas de Educação Física. É possível levar o tema às aulas de geografia, história, inglês, artes, matemática e, até mesmo, estudar possibilidades de conectar os estudantes dos países que participam do torneio.

Para Natália Fernandes, proprietária da Mable Bear Mooca, a ampliação do assunto para outras disciplinas pode ser interessante, em especial se os estudantes puderem estar em contato com educandos dos outros países. “Fomentar a discussão sobre questões geográficas, históricas e culturais se torna mais instigante e gratificante quando os alunos têm a oportunidade de buscar algumas respostas diretamente com crianças dos países que estão sendo estudados. Isso traz uma relevância diferente para o evento e leva nossos alunos a uma motivação totalmente diferente”, afirma em uma publicação do Escolas Exponenciais.

Dicas para trabalhar o assunto na rotina escolar

São 32 seleções disputando a Copa do Mundo 2022. Ou seja: há muito a ser explorado em sala de aula – desde os jogos, mais especificamente, até as relações dos países e os costumes locais de cada um. Confira algumas dicas e, claro, fique à vontade para adaptá-las conforme a realidade da sua instituição escolar!

Geopolítica

Os mais de 30 países participantes oferecem uma gama de assuntos a serem explorados em sala de aula. E, por que não, como sugere a publicação do blog da Plataforma AZ, a relação dos países com os blocos econômicos e alianças militares – entre eles a União Europeia; a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec); o Mercado Comum do Sul (Mercosul); a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC); a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Diversidade cultural

Cada um dos países que disputam a Copa do Mundo tem tradições culturais e costumes marcantes. É uma oportunidade de trabalhar a diversidade cultural nas aulas de história, geografia, artes, língua portuguesa, língua estrangeira e o que mais a imaginação deixar.

Vale explorar as comidas típicas, os idiomas, as danças e as manifestações culturais e religiosas!

Números, com estatísticas e probabilidades

Os temas não precisam restringir-se aos conteúdos de ciências humanas ou linguagens; também cabe a matemática em um dos eventos mais importantes do mundo. Essa combinação pode até deixar a disciplina mais interessante para os que têm mais dificuldade.

Comportamento do corpo humano

As ciências da natureza também podem entrar na brincadeira. Analisando o que sugere o artigo do portal e-docente, como as sedes do campeonato mudam conforme a edição, é comum que os atletas se preparem para praticar o esporte em locais que não conhecem e em condições com as quais não estão acostumados. “Para os mais velhos, é uma boa oportunidade para aprenderem sobre temas como influência do calor e da altitude no corpo humano. Para os mais novos, uma boa oportunidade de pesquisar animais e plantas locais. É possível, ainda, ensinar sobre anatomia, além do comportamento do coração e dos pulmões durante uma parte”, afirma o texto.

Dica de ouro: material gratuito

Este projeto disponibiliza diversos tipos de material, incluindo PDFs gratuitos, que vão desde a História da Copa do Mundo aos valores e à cultura do futebol.

Alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a iniciativa nasceu para apoiar professores e equipe pedagógica no trabalho do tema em sala de aula. As propostas são direcionadas para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, mas nada impede que sejam adaptadas para a Educação Infantil, conforme a faixa etária dos estudantes.

Quando a Educação Empreendedora entra em campo, a vitória é certa!

Não há dúvidas: no jogo da educação, o placar é sempre positivo quando as competências empreendedoras são desenvolvidas nos estudantes. É aí que todo mundo vira artilheiro!

Afinal, por ser um evento de dimensão mundial, valores e princípios trabalhados na Educação Empreendedora – que integram a educação socioemocional – podem ser discutidos com os estudantes durante a Copa do Mundo. Natália Fernandes, proprietária da Mable Bear Mooca, ressalta a importância de toda a comunidade escolar – em especial gestores e professores – ter um olhar atento para isso. “Por se tratar de um evento de proporções globais, é possível desenvolver muitos valores com os alunos, como respeito, empatia, amizade, cidadania, justiça, responsabilidade. Trata-se de uma excelente oportunidade para desenvolvermos projetos que tratam do ‘eu’, do ‘outro’ e do ‘nós’”, pontua.

Ao falar da Educação Empreendedora, estamos nos referindo, afinal, a um conjunto de habilidades que tornam os jovens preparados para gerar valor no mundo. São pessoas que se desenvolvem valendo-se da visão crítica de mundo, da criatividade para solucionar problemas complexos, do olhar cuidadoso com o próximo, da postura proativa e, sobretudo, da capacidade de construir e se realizar em seu projeto de vida.

Entre as competências empreendedoras que podemos escalar para um time de primeira, citamos algumas que também são trabalhadas pelo Empretec, principal programa de formação com foco no desenvolvimento empreendedor do mundo. Confira:

Perceber e buscar oportunidades e tomar a iniciativa de aproveitá-las.

  • Analisar e entender ameaças para planejar decisões.
  • Persistência.
  • Comprometimento.
  • Disponibilidade e interesse para a busca de informações.
  • Capacidade de estabelecer metas.
  • Independência e autoconfiança.

E, por aí, o conteúdo foi útil para ajudar você a combinar aprendizagem com Copa do Mundo para a sala de aula? Outra leitura que pode dar novos insights do tema, em especial no que diz respeito à educação socioemocional, é o e-book “Competências empreendedoras: quais são e como trabalhá-las”. Clique aqui e faça o download agora mesmo!

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades