A importância da fluência digital e do mindset empreendedor para professores, com Carla Arena

Blog A importância da fluência digital e do mindset empreendedor para professores, com Carla Arena

13/07/2023
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Estar atento às novidades e manter-se em constante evolução, especialmente no que diz respeito aos avanços tecnológicos, é um comportamento cada vez mais exigido dos professores.

Em um contexto como esse, como a fluência digital e o mindset empreendedor se tornam grandes aliados dos educadores? Quem conversou conosco sobre o tema foi Carla Arena, educadora com especialização em ensino on-line e inovação em tecnologias educacionais e cofundadora do Amplifica. O bate-papo foi pra lá de interessante; confira! 

Qual a importância da fluência digital para a comunidade escolar, em especial para os professores? 

Se os professores desenvolvem seus letramentos digitais e se tornam fluentes, conseguem navegar com mais confiança e fluidez nesses contextos hibridizados em que vivemos, independentemente das tecnologias que vêm por aí. Ter fluência digital significa que você interage, vive, tem voz, participa ativamente como cidadão e, no caso dos educadores, aproveita todo o potencial do digital para impulsionar experiências de aprendizagem significativas e profundas de forma colaborativa  e conectada. Ter fluência digital é estar em consonância e pronto(a) para os desafios do mundo em que vivemos. 

Como a fluência digital pode apoiar o desenvolvimento de práticas inovadoras em sala de aula? 

Quando temos fluência digital, nos sentimos mais seguros para darmos passos mais ousados em nossas práticas pedagógicas. Nos arriscamos mais, testamos, experimentamos e não temos medo de fazer convites para o aprendizado por pares com nossos alunos e outros colegas educadores. Ter fluência digital nos dá mais amplitude e repertório, e isso, aliado às experimentações traz novas possibilidades e formas para o fazer pedagógico. 

Como descreve um professor que possui um mindset empreendedor? Quais são suas características? 

Ter um mindset empreendedor significa que abraçamos as adversidades e desafios como oportunidades de crescimento e mudança. Como diria o professor, pesquisador e autor Nassim Taleb, essa é uma atitude anti-frágil. Pra mim, quem tem espírito empreendedor não recua com os desafios, avança, é solucionador(a) de problemas, vê perspectivas diferentes para criar novos contextos e realidades. E sempre cercado(a) de outros profissionais tão ou mais talentosos do que esse professor, essa professora. Busca parceria, colabora, e causa um impacto positivo em sua comunidade, localmente ou no mundo.

Esses professores-empreendedores são inquietos, estão sempre em busca de desenvolvimento profissional, são autogeridos, não esperam suas instituições para se qualificarem. Buscam formas de aprender continuamente e têm olhares diferenciados para o potencial de cada estudante. 

Como o mindset empreendedor pode apoiar a aprendizagem socioemocional dos professores? E dos estudantes? 

Muitos dos elementos do socioemocional já fazem parte dessa atitude empreendedora. Quem já tem essa mentalidade entende suas limitações e busca se desenvolver, está em busca de equilíbrio, então, usa estratégias de autogestão, de saúde mental para se manter saudável e em sintonia com as demandas profisssionais. Quem tem uma mentalidade aberta para resolver problemas, busca ajuda de outros profissionais, quando necessário, e isso é importantíssimo para que a aprendizagem socioemocional seja feita de forma séria e nunca leviana porque estamos lidando com questões pessoais, e temos que saber os limites das nossas intervenções.

O educador com o mindset empreendedor também vai atrás de novas fontes de referências e recursos para a sala de aula, e isso traz frescor e dinamismo para as dinâmicas propostas, com materiais e recursos atuais que fazem sentido para os estudantes, que os conectam, os supreendem, os desafiam. É assim que passam a desenvolver habilidades e competências no domínio do socioemocional. Os educadores acabam sendo importantes nesse processo para conduzir os alunos a uma vida com relações mais saudáveis, com bem-estar e equilíbrio emocional,

Pensando em fluência digital, como as escolas podem capacitar a equipe docente sobre a educação empreendedora? 

Um projeto de formação dos professores requer uma visão sistêmica de onde queremos chegar, como vamos qualificá-los e para que. E, para isso, o importante é ter uma visão de longo prazo, com formações contínuas, por blocos dentro do tema da educação empreendedora, com muita aprendizagem por pares, se possível, criando uma comunidade de prática e aprendizagem dos educadores em um espaço que eles se sintam acolhidos, que troquem ideias, que se sintam confiantes para testarem novos modelos pedagógicos condizentes com as práticas empreendedoras. E um dos aspectos de uma visão empreendedora é navegar pelas novas e emergentes tecnologias para sentirmos como podemos utlizá-las para resolvermos problemas, melhorarmos fluxos e processos, entendermos implicações éticas, praticarmos a cidadania responsável, e reduzirmos caminhos para determinados objetivos. 

Acredito que também seja importante a aproximação da comunidade de educadores com empreendedores locais para eles entenderem na prática as oportunidades e desafios do empreendedorismo e esse espírito empreendedor, até para captarem as nuances da mentalidade empreendedora que podem ser desenvolvidas para qualquer contexto, não apenas para aqueles que abrem e gerenciam um negócio.

Como a fluência digital dos professores pode transformar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes? 

Quando os professores navegam digitalmente com fluência, sentem-se mais confiantes e prontos para experimentarem com seus alunos, conduzi-los para novos mundos, outras realidades e novas possibilidades de criação e ação por meio das tecnologias. E isso faz toda a diferença na experiência de aprendizagem dos estudantes. Eles acabam tendo uma experiência mais conectada ao mundo que faz parte deles desde que nasceram, e isso pode ser um outro estímulo e motivação para aprender ainda mais. O educador letrado digitalmente expande capacidades, traz o futuro para o presente, abastece os alunos de recursos, experiências e repertórios que serão úteis agora e num futuro próximo.

Quais conselhos daria para uma escola que ainda é resistente às práticas digitais, mas quer começar de algum lugar?

É muito melhor que as instituições educacionais se apropriem das novas formas e linguagens do digital para que seus alunos desenvolvam novas habilidades e atitudes para navegarem como cidadãos críticos, éticos e participativos para construírem um mundo melhor.

Atualmente, não há como fugir do digital. A pergunta, na verdade, é como incluímos o digital nas rotinas pedagógicas de forma coerente e consistente e que faça sentido tanto para os educadores como para os estudantes. 

Quais os principais benefícios para uma escola que conta com professores fluentes digitalmente?

A equipe docente se sente pronta para os desafios constantes das evoluções tecnológicas e digitais e todos prontos para testarem novas práticas pedagógicas.

Uma equipe docente que é fluente digitalmente é mais próxima das realidades de vida das crianças e jovens e podem trazer experiências de aprendizagem que se conectem ainda mais com a forma como pensam, agem, se comunicam. E isso gera mais engajamento e motivação para o aprendizado. 

Se os educadores são letrados digitais acabam tendo mais repertório pedagógico e uma caixa de ferramentas digitais para pensarem e desenharem suas aulas com mais diferenciação e personalização da aprendizagem, criarem avaliações formativas e somativas que trazem dados de maneira mais simples e visual para atuarem nas lacunas da aprendizagem.

Com fluência digital, os educadores descobrem novos caminhos para uma aprendizagem mais colaborativa, ativa, mão na massa que faz toda a diferença para que essa aprendizagem seja memorável. 

Quais materiais indica para quem quer se aprofundar no tema? Vale livro, filme, documentário, podcast…

Deixo aqui como referência os vídeos do Ampliflix e o nosso podcast, o Amplicast. Fazemos de tudo para trazer sempre conteúdos de qualidade, aberto e gratuito para a comunidade educacional.
Sobre o desenvolvimento da fluência e transformação digital, este post traz várias dicas práticas! Já aqui é possível encontrar uma curadoria de TEDs, séries, livros, vídeos que nós do Amplifica curtimos e indicamos para educadores.

Assim como nós, você também aprendeu muito com as respostas da Carla? Então acompanhe o Portal CER e fique de olho nas entrevistas que publicamos mensalmente!

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