Empreendedorismo e mindset empreendedor

Blog Empreendedorismo e mindset empreendedor

08/07/2022
Compartilhe este conteúdo

O senso comum relaciona o empreendedorismo ao “simples” fato de abrir um negócio ou administrar uma empresa. Se você acompanha o Portal CER, sabe que isso não é verdade. Para desmistificar essa ideia e abrir as possibilidades de discussão, vamos falar neste post sobre o mindset empreendedor – o que é e quais são as características comuns. Acompanhe!

O que é o mindset empreendedor

“Mindset” significa “configuração da mente”. Ou seja, ao falarmos de mindset empreendedor, estamos nos referindo a um conjunto de pensamentos, crenças e valores voltados ao empreendedorismo.

Por que ter um perfil empreendedor não significa somente  abrir uma empresa?

A resposta é simples: porque a Educação Empreendedora é mais ampla do que isso. Empreender é, em especial, uma forma de ver o mundo.

Uma instituição escolar que implementa a Educação Empreendedora está pronta para formar jovens autônomos, críticos e com visão sistêmica, além de ter repertório e criatividade para enfrentar e solucionar os problemas da vida.

Como os estudantes podem se beneficiar dele

Ter um mindset empreendedor pode fazer com que os jovens trilhem caminhos de sucesso em todas as áreas da vida, desde as relações à carreira. Isso porque, como comentamos, a Educação Empreendedora prepara indivíduos para diferentes desafios da vida adulta. Ela apoia os jovens na jornada de autoconhecimento, fazendo com que eles compreendam melhor suas emoções e estejam mais aptos para adotar as atitudes e o comportamento esperado para determinado contexto.

Conheça, a seguir, as características de um mindset empreendedor e entenda melhor como esses benefícios integram a rotina de forma natural.

10 características comuns

De maneira geral, as Competências Empreendedoras atravessam as características de um mindset empreendedor. Se você está por dentro de cada uma delas, terá facilidade em enxergar a relação entre as que vamos listar a seguir. Confira!

1. Postura proativa

A proatividade é típica de um mindset empreendedor, uma vez que esse perfil costuma “olhar para a frente” em vez de ficar em uma posição passiva ou reativa, esperando que as coisas aconteçam. Ser proativo é ter atitude e ser capaz de enxergar o horizonte de maneira crítica e sistêmica, prevendo problemas e tendo capacidade de evitá-los.

2. Propósito bem definido

Ter um propósito bem definido é ter um porquê, uma causa para existir ou alcançar determinado objetivo. Um mindset empreendedor sabe os motivos de almejar determinada conquista, além de encontrar rapidamente respostas rápidas para perguntas como “aonde eu quero chegar?”, “como eu vou chegar lá?” ou “quem deve estar comigo nessa caminhada?”.

3. Autodesenvolvimento e aprendizado contínuo

Um mindset empreendedor busca se desenvolver continuamente, pois sabe que o processo de aprendizagem é inesgotável. Por isso, esse perfil procura ferramentas para o próprio desenvolvimento e está sempre aproveitando as oportunidades de aperfeiçoar seu conhecimento.

4. Capacidade de planejamento

Saber se planejar é imprescindível para vários perfis, e para quem tem ou deseja ter um mindset empreendedor não é diferente. Estabelecer metas, prazos e objetivos em curto e longo prazos é essencial para definir caminhos e encontrar a melhor rota para alcançá-los.

5. Habilidades de comunicação

Ser um grande comunicador é fundamental para qualquer ser humano, simplesmente porque a comunicação permeia todas as relações Ter empatia, praticar a escuta ativa e trabalhar as competências socioemocionais são bons caminhos para desenvolver essas habilidades.

6. Responsabilidade e comprometimento

Importante para todos os indivíduos, responsabilizar-se e comprometer-se com entregas é característica de um mindset empreendedor. Demonstrar engajamento e seriedade em todas as ações das quais se propõe faz parte.

7. Ter novas ideias e estimular a criatividade

Inovação é um conceito cada vez mais utilizado no mercado e nas escolas. Ela está diretamente ligada à criatividade: pessoas criativas têm capacidade de encontrar saídas inovadoras para diferentes situações.

Enriquecer o repertório social e cultural é sempre importante para instigar a criatividade e a inovação. Por isso, manter-se bem informado, fazer leituras constantes, participar de workshops e palestras e assistir a filmes e a documentários são ótimas dicas.

8. Aceitar riscos

Estar aberto ao risco é uma característica comum de um perfil empreendedor. Em especial porque todas as decisões carregam, por si sós, a possibilidade de dar errado. É fundamental saber lidar com essa susceptibilidade, uma vez que, ainda que exista o risco, existe também a chance de sucesso – e não haverá a resposta enquanto não houver tentativa.

Tirar os planos do papel

Ter um bom planejamento e saber olhar para a frente com uma visão sistêmica, como já falamos, é fundamental. Tão importante quanto é ter sensibilidade para tirar as ideias do papel e colocá-las em prática, concretizá-las. Saber, portanto, transformar ideias em planos de ação é uma característica comum de um mindset empreendedor.

Autoconfiança e persistência

Pessoas autoconfiantes costumam obter resultados melhores porque percebem que os desafios existem – e se sentem preparados para enfrentá-los. Estabelecer pequenas metas que vão levar às maiores é um bom começo.

A persistência também faz parte desse caminho: afinal, para alcançar, é preciso persistir. E isso, muitas vezes, pode significar tentar e não conseguir – essa situação é que vai dar o embasamento necessário à pessoa para que ela enxergue as mudanças de rota que vão fazer dar certo.

Dicas de livros e filmes

Separamos algumas recomendações com boas lições e mensagens sobre o “jeito empreendedor de ver o mundo”. Confira:

Livros

Filmes

Gostou do conteúdo e acredita que saber mais sobre o mindset empreendedor pode enriquecer a sua jornada? Acompanhe o Portal CER e tenha acesso aos melhores conteúdos do universo educacional!

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades