Como ser um professor protagonista por meio das metodologias ativas e da Educação Empreendedora

Blog Como ser um professor protagonista por meio das metodologias ativas e da Educação Empreendedora

21/12/2022
Compartilhe este conteúdo

Protagonista, na literatura, é aquele que é o “principal”, isto é, o personagem mais importante. Uma atitude protagonista, por sua vez, é aquela em que a pessoa está sempre tomando a iniciativa, para contornar todas as circunstâncias negativas e conseguir alcançar os resultados sonhados.

Um professor protagonista é aquele capaz de trilhar o seu processo de aprendizado e atualização, que busca se formar e levar novidades para o ambiente escolar. E ainda: que assume a liderança em novos projetos e age com entusiasmo perante os desafios diários em sala de aula, para cumprir com excelência a sua missão.

Para ser protagonista, é necessário ter inteligência emocional, foco e muita persistência. Entenda como a inserção de metodologias ativas e a Educação Empreendedora (EE) podem ser conciliadas com uma postura mais protagonista por parte do professor.

O que é metodologia ativa?

O estudante se torna um agente ativo na sala de aula, e o professor assume uma postura de facilitador no processo de aprendizagem. Inverte-se a lógica do processo tradicional, em que o professor transmite o conhecimento, e o estudante passivamente o absorve.

O papel do professor, apesar de mais mediador, continua sendo relevante e fundamental. O ponto de virada é que parte-se do pressuposto que o estudante tem conhecimentos prévios e tem capacidade de ser agente do próprio processo de construção da aprendizagem, assumindo uma postura mais participativa.

Portanto, o discente é agora um facilitador da aprendizagem, e não um único detentor do conhecimento.

É por isso que muitas vezes se fala em “Sala de Aula Invertida”, pois, se antes o estudante tinha postura passiva, e o professor, ativa, agora essa lógica é revertida.

Há uma troca mais intensa, e o pensamento e a lógica do estudante são incentivados.

Talvez você esteja se perguntando quais as vantagens da metodologia ativa. A primeira delas está na contribuição para a retenção do conteúdo e da aprendizagem. Com a Pirâmide de Aprendizagem de Willian Glasser, por exemplo, temos que relação de causa-efeito entre participação do estudante com a aprendizagem. Atividades como discutir (ficou estranho seria melhor talvez seja melhor debater) – com os outros contribui para mais retenção de conteúdo, do que a mera leitura.

Outra grande vantagem está no desenvolvimento de uma postura de mais protagonismo com a vida. Isto é, o desenvolvimento de uma habilidade socioemocional de ir atrás do aprendizado, de saber aprender a aprender e de ter atitude.

Quer saber como colocar as metodologias ativas em prática? Acesse aqui 5 dicas práticas.

Como a metodologia ativa e o protagonismo do professor se relacionam?

A primeira vista pode parecer contraditório falar em um professor protagonista em um cenário de metodologias ativas, uma vez que nesse caso é o estudante quem assumirá o centro do processo de aprendizagem.

Mas estamos falando do desenvolvimento de uma postura, de uma mentalidade, da forma de encarar a vida e os seus desafios. Um professor com uma postura protagonista tem uma preocupação genuína com o processo de aprendizado.

O professor pode se tornar protagonista da sua prática, por meio, por exemplo, de um planejamento pedagógico com muita intencionalidade pedagógica, com práticas inovadoras e formas de se promover a aprendizagem real.

E para isso, quando se fala em uma educação para o século XXI, a presença das metodologias ativas se torna essencial.

Metodologias ativas e Educação Empreendedora

A Educação Empreendedora, por sua vez, pode também ser palco dessa postura protagonista do professor.

De forma ampla, a Educação Empreendedora não tem como intuito formar pessoas unicamente para empreender, no sentido de empresariar. Mas no sentido de formar indivíduos capazes de prover soluções e resolver desafios de forma criativa.

Apesar de não ser um tema novo e de estar inserido na proposta da BNCC, em alguns contextos, para implementar a Educação Empreendedora nas salas de aula se faz necessário que o professor assuma uma mentalidade protagonista.

Afinal, a Educação Empreendedora pressupõe o desenvolvimento de habilidades como: criatividade, resiliência, tomada de decisão, resolução de problemas, o que só se dá com alguma prática por parte do aluno.

Como um professor pode ter uma mentalidade mais protagonista?

Se você deseja desenvolver essa mentalidade mais protagonista, separamos algumas dicas. Veja:

1 – Desenvolva as soft skills, e aqui fizemos uma seleção de 5 para professores.

2 – Entenda as tendências e busque por inovações.

3 – Saiba aprender a aprender – invista ativamente em conhecimento. Não fique esperando as informações ou os direcionamentos chegarem prontos até você.

4 – Participe de eventos, como o evento ConheCER.

5 – Assuma uma postura de líder – tenha um comportamento capaz de incentivar positivamente as pessoas a sua volta e compartilhe os seus valores.

6 – Saiba aonde você quer chegar.

7 – Tenha foco e persistência.

8 – Assuma responsabilidade sobre todas as áreas da sua vida.

9 – Tenha uma mentalidade de empreendedor.

E, se você quer saber mais sobre o que é empreendedorismo e como desenvolver essa mentalidade, que tal aproveitar umas séries sobre o tema?

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades