Potencial criativo: o que é, quais os bloqueios e como ampliá-lo nos educadores

Blog Potencial criativo: o que é, quais os bloqueios e como ampliá-lo nos educadores

15/09/2022
Compartilhe este conteúdo

Ter em sala de aula um docente criativo faz toda a diferença no engajamento do estudante e na forma como ele se relaciona com a escola, além de ser fundamental para a inclusão social. potencial criativo

O que é criatividade?

A criatividade tem sido uma palavra muito utilizada em diferentes contextos. Por vezes, contudo, o seu significado acaba se perdendo. Será que todos sabem, mesmo, do que se trata? Vamos explorar melhor esse conceito!

No dicionário, temos:

cri•a•ti•vi•da•de

substantivo feminino

  1. qualidade ou característica de quem ou do que é criativo;
  2. inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.

Fonte: Oxford Linguagens.

Em linhas gerais, podemos dizer que a criatividade é a capacidade de criar algo; de pensar soluções diferentes; de ir além do que se espera. O potencial criativo pode ser explorado em diferentes âmbitos – no trabalho, na produção artística, na escola, nas relações.

Nem sempre fazer algo criativo significa fazer algo totalmente do zero – em especial porque, muitas vezes, ser criativo pode ser fazer alguma coisa que já exista, porém de maneira diferente. Aliás, uma expressão do inglês bastante usada para se referir à criatividade é o “think outside the box”, que é o “pensar fora da caixa”.

Consumir diferentes referências é também um modo de estimular o potencial criativo – filmes, séries, documentários, livros, podcasts – para criar uma bagagem rica, capaz de gerar insights em diferentes situações. Todo mundo é criativo, com a diferença de que essa criatividade pode ser “tolhida” ao longo da vida – quando se diz para a criança que não pode ser feita tal coisa de determinada maneira, por exemplo. Ainda assim, é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada constantemente.

No vídeo do canal da USP, a professora Ilíada de Castro fala sobre o assunto. Para o conceito, traz algo muito semelhante ao que citamos. “É claro que podemos ter muitas definições, mas vou trabalhar com uma muito simples: ser criativo é encontrar novas soluções para novos e velhos problemas”, afirma.

Os possíveis bloqueios do potencial criativo

No mesmo vídeo citado acima, a professora Ilíada de Castro lista crenças que podem comprometer o potencial criativo das pessoas. Conheça algumas:

#01 “Eu não sou criativo”

“Se você acha que você já não é criativo, pode já tirar a possibilidade de desenvolver novas ideias”, pontua a professora.

#02 “É proibido errar”

Segundo Ilíada, nós aprendemos que temos sempre que acertar pela primeira vez. “Se estou fazendo determinada coisa, eu não posso errar, tenho que fazer perfeito. E aí a coisa fica difícil. Claro que ninguém gosta de errar, mas o erro é um resultado que você não está buscando, e ele pode te ajudar”, afirma.

#03 “Dê a resposta certa”

“Você aprende na escola que tem que selecionar a alternativa certa para tirar a nota. Estamos condicionados a isso. Até em casa, a gente quer a resposta certa”, diz Ilíada. Contudo, segundo ela, esse mecanismo acaba limitando o nosso cérebro. A partir do momento em que só procura uma única resposta, depois de encontrá-la o cérebro “para de funcionar”. Agora, se você está aberto a várias respostas, é mais provável que o cérebro busque-as naturalmente.

#04 “Isso não tem lógica”

Para a professora, quando pensamos na geração de ideias, o “isso não tem lógica” atrapalha muito. Ela explica os dois lados do cérebro, conforme abaixo, e alerta para o fato de que eles não são excludentes, mas complementares:

HEMISFÉRIO ESQUERDO

Lógico

Racional

Lida com números, palavras, tem um raciocínio analítico

HEMISFÉRIO DIREITO

Intuitivo

Não verbal

Lida com sonhos, imagens

Para a professora, “mesclar” essas duas capacidades pode ajudar a encontrar novas respostas – criando analogias e metáforas que podem possibilitar um melhor entendimento da situação.

#05 “Seja prático”

Segundo ela, é um bloqueio muito presente no mundo organizacional – uma vez que são exigidos resultados em curto prazo, cada vez mais rápido. “Infelizmente acabamos matando ideias brilhantes”, afirma a professora, pois nenhuma ideia nasce pronta. “Ela precisa ser encubada, gestada para poder nascer”, reforça.

>> Confira o vídeo na íntegra clicando aqui

4 dicas para desenvolver o potencial criativo dos educadores

  1. Estimular a interação entre professor e aluno e a parceria entre família e escola

A monografia da Universidade de Brasília (UnB), “Professor criativo, aluno motivado – A criatividade do educador como um dos pilares essenciais à Inclusão Escolar“, de Marta Marra Naves, discute sobre a importância de um corpo docente criativo para apoiar a inclusão social em um contexto de educação inclusiva. Nas considerações finais, a autora traz a seguinte conclusão:

“Os resultados da pesquisa levaram à percepção de que o caso do [aluno] Zezinho é um exemplo de inclusão bem-sucedida, e que isso só foi possível graças à parceria entre família e escola, à interação professor-aluno, à socialização da criança ANEE com os demais alunos e, principalmente, à criatividade da professora Eliana, que, por sua capacidade de desenvolver estratégias que favorecem o ensino-aprendizagem e que superem a carência de recursos destinados à educação, vê nos problemas grandes oportunidades.”

Fonte: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/3298/1/2011_MartaMarraNaves.pdf.

  1. Oferecer capacitação ao corpo docente

Como já pontuamos por aqui, a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Isso significa que os educadores também podem receber estímulos para aprimorá-la. Bons exemplos são treinamentos e capacitação (sobre criatividade ou não) fora da sala de aula, que envolva a interação com pessoas e ferramentas diferentes do seu convívio escolar.

  1. Ter atenção à saúde mental dos professores

Uma pessoa deprimida ou com transtornos mentais certamente encontrará bloqueios para deixar a criatividade fluir. Por isso, é fundamental trabalhar com iniciativas que cuidem da saúde mental dos professores, além de mostrar a escola como um canal aberto ao diálogo.

  1. Incentivar o uso de diferentes ferramentas

As aulas não precisam ser sempre iguais. Que tal sugerir aos educadores da sua escola que utilizem, por exemplo, outros artefatos? Alguns exemplos:

  • utilizar jogos educativos;
  • usar ferramentas lúdicas, que extrapolam o quadro e os livros didáticos;
  • explorar diferentes mídias (vídeos, filmes, revistas);
  • dar aulas em ambientes diferentes (no pátio da escola, por exemplo);
  • trabalhar com situações-problema (saiba mais sobre o Design Thinking)

Dicas de leituras

Separamos alguns livros que podem contribuir para a criatividade dos professores:

  • Professor Criativo, Aluno Encantado, de Gildene do Ouro Lopes Silva e Doris Barrinuevo Martins de Lima | Detalhes aqui
  • Estratégias Didáticas para Aulas Criativas, de Simão de Miranda | Detalhes aqui
  • Um Toc na Cuca – Técnicas para quem quer ter mais criatividade na vida, de Roger Von Oech | Detalhes aqui na cuca
  • O Cérebro Criativo, de Shelley Carson | Detalhes aqui

Gostou desse conteúdo e acredita que ele pode ser útil para o potencial criativo dos educadores que você conhece? Acompanhe o Portal CER e tenha acesso a várias outras dicas do mundo educacional!

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades