Responsabilidade e Cidadania na BNCC: como trabalhar a competência em sala de aula

Blog Responsabilidade e Cidadania na BNCC: como trabalhar a competência em sala de aula

28/10/2022
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Aqui no Blog CER, já exploramos algumas das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre elas a Cultura Digital e o Repertório Cultural. Hoje, vamos falar sobre a de n.º 10, ou seja, a relativa à Responsabilidade e Cidadania. Neste post, você vai entender o que é a competência e qual a sua importância, além de ter acesso a dicas de como colocar o tema em prática com os estudantes em sala de aula.

O que é Responsabilidade e Cidadania e por que é fundamental desenvolvê-la

No documento da BNCC, a competência de Responsabilidade e Cidadania é descrita como o “agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”.

Como pontua a publicação da Nova Escola, a competência n.º 10 está diretamente relacionada à Educação Empreendedora e fala sobre a importância de pensar em problemas da comunidade e da humanidade para que os alunos também se responsabilizem, de alguma forma, pelas soluções desses desafios. É preciso que ele entenda a importância de fazer parte da solução e tenha consciência de que disseminar o próprio conhecimento para outras pessoas – colegas de turma, familiares, amigos – faz parte desse papel social.

No mesmo post, o professor Samuel Andrade, especialista em produção e edição de material pedagógico, revela que a atuação da escola é imprescindível e faz toda a diferença nessa condução. “A dimensão de Direitos Humanos e socioambiental são muito importantes. Também cabe à escola construir essa orientação da ética em todas as decisões tomadas, levando a turma a olhar para si mesma, pro outro e para o planeta”, afirma.

A pedagoga, escritora e consultora Priscila Boy tem uma série de vídeos que abordam cada uma das competências da BNCC.  Ao mencionar a competência Responsabilidade e Cidadania, ela ressalta a categoria em que essa se encaixa, que é a das competências socioemocionais. “As competências socioemocionais se estruturam dentro de três pilares: o eu, o autoconhecimento e o autocuidado; o outro, empatia e cooperação; e o nós, que é a responsabilidade e cidadania, que é o planeta”, reforça.

Como aplicar a competência Responsabilidade e Cidadania da BNCC na prática

Na Educação Empreendedora, discorre-se muito sobre a importância de o estudante ser um cidadão ativo – tanto no desenvolvimento próprio como no desenvolvimento mundial, em diferentes áreas. Essa premissa reforça a importância de encarar o educando como alguém que tem papel ativo na sociedade – conforme a sua idade –, e não uma pessoa passiva.

A prática da sala de aula deve passar por isso, tendo como fio condutor a proposta de mostrar ao estudante que ele também é responsável por cuidar do mundo em diferentes âmbitos – e, como sinalizado na BNCC, sempre com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Priscila Boy, ainda no vídeo que explora a competência de Responsabilidade e Cidadania, diz sobre a importância de trabalhar com os estudantes o cuidado com o planeta. “Cuidar de si, cuidar do outro, mas cuidar do meio em que a gente vive, deixar legados, cuidar do futuro”, pontua.

Como sugestão, ela fala sobre o olhar para o entorno, para os pequenos gestos. E esse é um ótimo exercício de reflexão para compartilhar em sala de aula: “É cuidar primeiro da sua casa. Você separa o lixo? Você deixa uma luz acesa? Quando vai ao supermercado, você considera não comprar coisas em bandejas de isopor?”.

A pedagoga também convida para o pensamento coletivo sobre a reciclagem e o reaproveitamento, mostrando esse caminho como uma possibilidade de exercício com os estudantes do Ensino Médio. “Será que a gente não pode dar prioridade para algo que seja reutilizável? Será que uma garrafa PET de refrigerante não pode ser utilizada para guardar um suco ou mesmo para jogar água nas plantas?”, reflete. Ela sugere fazer projetos sobre os três “Rs”: reutilizar, reciclar e repensar. Além do próprio conceito, que já é importante por si só, ele pode ser trabalhado de maneira interdisciplinar com diferentes disciplinas, como Ciências, Física e Química.

Como o professor se prepara para aplicar a competência em sala de aula

Antes de qualquer possibilidade formativa, deve-se lembrar que o professor só ensina aquilo que sabe. Por isso, mais do que conhecer tecnicamente o assunto, é primordial que ele viva a responsabilidade e cidadania na prática. Portanto, vale uma autorreflexão sobre essa prática no próprio cotidiano – como cidadão, como o comprometimento com o assunto se traduz na prática? Essa resposta, sem dúvidas, vai gerar vários insumos para serem trabalhados em sala de aula.

Ademais, trabalhar o próprio repertório cultural pode fazer a diferença. É uma ótima oportunidade para consumir filmes, livros, podcasts e documentários que tratam do tema.

Os cursos, claro, não devem ficar de fora. Vale pesquisar por formações e webinars que se aprofundam no assunto. Um bom exemplo é o de formação profissional ministrado pelo Canal Futura, especificamente sobre a competência de Responsabilidade e Cidadania, em que “terá acesso a elementos que podem ser usados pelos professores no desenvolvimento, no planejamento e na implementação de práticas pedagógicas úteis ao desenvolvimento da Competência Geral 10”.

Entre os objetivos específicos listados, estão o de construir entendimentos essenciais sobre a competência de Responsabilidade e Cidadania nos termos da BNCC e apontar elementos de interesse ao professor na elaboração de práticas pedagógicas úteis ao desenvolvimento do tema.

O curso tem duração de 6 horas e é distribuído em 3 módulos de conteúdos criados por Pablo Mattos, doutor pelo programa de pós-graduação em História Social da Cultura (PUC-Rio). Clique aqui e fique por dentro dos detalhes.

Gostou desse conteúdo sobre Responsabilidade e Cidadania e quer ler outros tipos de material que passam pela BNCC? Então você vai gostar de saber mais sobre o desenvolvimento das competências por meio de filmes! Leia aqui.

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