Diretor escolar: quais as suas funções e responsabilidades?

Blog Diretor escolar: quais as suas funções e responsabilidades?

10/11/2022
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Uma equipe escolar costuma ser formada pela equipe pedagógica, ou seja,  os professores e os gestores – diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e outros, a depender da instituição escolar – e a equipe administrativa, como secretários, merendeiros, inspetores e auxiliares de limpeza. Hoje, vamos falar especificamente sobre a atuação do diretor escolar. Qual a importância da função, quais as suas responsabilidades e qual o perfil do diretor escolar no Brasil? Acompanhe e descubra!

O que faz um diretor escolar

A missão do diretor escolar é atuar  na gestão da escola, que inclui todas as atividades da instituição, desde o gerenciamento de contas até a gestão dos relacionamentos. Esse profissional é o líder da escola e, portanto, deve conduzir o trabalho educacional em conjunto com a comunidade escolar, de forma a garantir a qualidade do ensino a todos os estudantes.

Como aponta o artigo do SAE digital, entre as diferentes gestões sob a responsabilidade de um diretor escolar, podemos citar a administrativa, a pedagógica, a financeira, a de recursos humanos, a de comunicação e a de rotina. Veja, a seguir, as atividades do dia a dia de cada uma delas.

Gestão administrativa

A gestão administrativa é responsável por cuidar dos itens que permitem o funcionamento prático da escola, como os recursos físicos, materiais e patrimoniais. Esse cuidado deve garantir a otimização de todos os recursos, bem como a integração de todas as áreas da escola, assegurando uma educação de excelência. Entre as funções do diretor escolar como gestor administrativo, estão:

  • A definição de estratégias para prospectar e reter estudantes.
  • A identificação e o cumprimento das necessidades de toda a comunidade escolar.
  • O zelo pela manutenção do patrimônio da escola.
  • A garantia do uso correto e responsável dos recursos da escola.
  • A administração dos recursos físicos e tecnológicos.
  • A implementação de ferramentas tecnológicas que simplifiquem os processos administrativos.
  • O levantamento de todo o material a ser comprado recorrentemente.
  • A garantia do cumprimento das leis e das diretrizes de ensino.
  • A organização da rotina escolar.

Gestão pedagógica

A gestão pedagógica é subdividida em outras atividades e inclui todos os movimentos que garantem a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. É a responsável por organizar o sistema acadêmico, sempre identificando oportunidades de melhoria na didática e no processo como um todo. Aqui, se for o caso, cabe ao diretor escolar a implementação de um programa de Educação Empreendedora, com o objetivo de melhorar ou aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem e as práticas pedagógicas.

Nessas atividades, o diretor escolar costuma contar com o apoio de outros integrantes da equipe, como o coordenador pedagógico e o supervisor.

Entre as responsabilidades da gestão pedagógica, estão:

Planejamento escolar

  • Alinhamento e convergência com as diretrizes educacionais – um exemplo é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  • Condução do desenvolvimento em conjunto do Projeto Político-Pedagógico (PPP).
  • Criação e organização de momentos de formação continuada para as equipes docente e pedagógica.
  • Estruturação de práticas que garantem a inclusão escolar.
  • Acompanhamento de resultados com base em indicadores e dados educacionais.
  • Desenho de planos de ação para nivelar os estudantes que têm dificuldade de aprendizagem.
  • Decisão acerca do sistema de ensino e do material didático a ser utilizado pela instituição.

Práticas pedagógicas

  • Orientação dos professores e apoio na construção do planejamento anual e dos planos de aula.
  • Apoio para facilitar a construção de projetos multidisciplinares.
  • Acompanhamento e garantia do desenvolvimento de competências socioemocionais durante toda a trajetória de ensino.
  • Olhar atento para identificar oportunidades de inserir a tecnologia educacional nas atividades pedagógicas.
  • Estímulo e engajamento dos professores no uso dos recursos tecnológicos.

Relação com a comunidade escolar

  • Envolver a comunidade escolar na rotina e nos eventos da instituição escolar.
  • Engajar estudantes e familiares no uso dos recursos tecnológicos.
  • Proporcionar um ambiente acolhedor para estudantes e familiares.
  • Organizar momentos de feedback com estudantes e família.
  • Mediar conflitos.

Gestão financeira

  • Planejamento financeiro e definição de investimento nos recursos financeiros.
  • Administração do orçamento e organização do fluxo de caixa.
  • Garantia da prospecção e da retenção de alunos.
  • Definição de uma rotina de pagamentos de toda a equipe.
  • Manutenção de relacionamentos saudáveis com fornecedores.
  • Prestação de contas dos gastos da instituição escolar.
  • Realização de cobranças e envio de boletos.
  • Adoção de medidas para controlar a inadimplência escolar.

Gestão de recursos humanos

  • Engajamento de colaboradores na aplicação e no cumprimento do Projeto Político-Pedagógico (PPP).
  • Orientação da prática dos valores institucionais.
  • Contratação de professores e equipe administrativa, sempre alinhada à cultura organizacional da escola.
  • Contribuição para o desenvolvimento da equipe por meio da formação continuada.

Gestão da comunicação

Nesse setor, cabe ao diretor escolar garantir que haja boa comunicação entre os membros da comunidade escolar. É responsabilidade do gestor organizar e determinar os fluxos da comunicação, garantindo o entendimento de cada um sobre os seus papéis e responsabilidades, bem como assegurar que as informações corretas cheguem pelos canais adequados a cada integrante (estudante, pais, responsáveis, professores, etc.).

Gestão da rotina

É função do diretor escolar estar à disposição diariamente para eventuais problemas na escola. Além disso, ele deve garantir que todos os acordos estão sendo cumpridos e estão coerentes com as metas estipuladas no PPP. Nessa função, cabe também um olhar atento e crítico a fim de identificar oportunidades de melhorias em qualquer parte ou processo da escola.

O perfil do diretor escolar brasileiro

De acordo com o Censo Escolar 2021, principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e mais relevante estatística educacional brasileira, o perfil do diretor escolar passa pelas seguintes estatísticas:

  • Dos mais de 160 mil diretores escolares no Brasil, 80,7% são do sexo feminino (um total de 131.314).
  • 89,5% dos diretores escolares têm ensino superior completo.
  • 76,2% dos diretores de rede pública são concursados, efetivos ou estáveis. Os vínculos de contrato temporário correspondem a 22,1%, ao passo que os contratos CLT representam 1,4%. Somente 0,2% é terceirizado.

Você é diretor escolar e quer impulsionar o processo de ensino-aprendizagem da sua escola? Leia o passo a passo para montar um plano de aula de Educação Empreendedora e tenha todas as informações para orientar os professores da sua escola.

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