Uma equipe escolar costuma ser formada pela equipe pedagógica, ou seja, os professores e os gestores – diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e outros, a depender da instituição escolar – e a equipe administrativa, como secretários, merendeiros, inspetores e auxiliares de limpeza. Hoje, vamos falar especificamente sobre a atuação do diretor escolar. Qual a importância da função, quais as suas responsabilidades e qual o perfil do diretor escolar no Brasil? Acompanhe e descubra!
A missão do diretor escolar é atuar na gestão da escola, que inclui todas as atividades da instituição, desde o gerenciamento de contas até a gestão dos relacionamentos. Esse profissional é o líder da escola e, portanto, deve conduzir o trabalho educacional em conjunto com a comunidade escolar, de forma a garantir a qualidade do ensino a todos os estudantes.
Como aponta o artigo do SAE digital, entre as diferentes gestões sob a responsabilidade de um diretor escolar, podemos citar a administrativa, a pedagógica, a financeira, a de recursos humanos, a de comunicação e a de rotina. Veja, a seguir, as atividades do dia a dia de cada uma delas.
A gestão administrativa é responsável por cuidar dos itens que permitem o funcionamento prático da escola, como os recursos físicos, materiais e patrimoniais. Esse cuidado deve garantir a otimização de todos os recursos, bem como a integração de todas as áreas da escola, assegurando uma educação de excelência. Entre as funções do diretor escolar como gestor administrativo, estão:
A gestão pedagógica é subdividida em outras atividades e inclui todos os movimentos que garantem a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. É a responsável por organizar o sistema acadêmico, sempre identificando oportunidades de melhoria na didática e no processo como um todo. Aqui, se for o caso, cabe ao diretor escolar a implementação de um programa de Educação Empreendedora, com o objetivo de melhorar ou aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem e as práticas pedagógicas.
Nessas atividades, o diretor escolar costuma contar com o apoio de outros integrantes da equipe, como o coordenador pedagógico e o supervisor.
Entre as responsabilidades da gestão pedagógica, estão:
Nesse setor, cabe ao diretor escolar garantir que haja boa comunicação entre os membros da comunidade escolar. É responsabilidade do gestor organizar e determinar os fluxos da comunicação, garantindo o entendimento de cada um sobre os seus papéis e responsabilidades, bem como assegurar que as informações corretas cheguem pelos canais adequados a cada integrante (estudante, pais, responsáveis, professores, etc.).
É função do diretor escolar estar à disposição diariamente para eventuais problemas na escola. Além disso, ele deve garantir que todos os acordos estão sendo cumpridos e estão coerentes com as metas estipuladas no PPP. Nessa função, cabe também um olhar atento e crítico a fim de identificar oportunidades de melhorias em qualquer parte ou processo da escola.
De acordo com o Censo Escolar 2021, principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e mais relevante estatística educacional brasileira, o perfil do diretor escolar passa pelas seguintes estatísticas:
Você é diretor escolar e quer impulsionar o processo de ensino-aprendizagem da sua escola? Leia o passo a passo para montar um plano de aula de Educação Empreendedora e tenha todas as informações para orientar os professores da sua escola.