Você conhece as 10 competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)? Ela define diretrizes para que todas as instituições de Ensino Básico, até o último ano do Fundamental, reestruturem seus currículos.
A ideia é assegurar que todos os alunos brasileiros tenham acesso aos conhecimentos essenciais para cada etapa da educação, independentemente da região onde vivem ou até mesmo se frequentam escola pública ou privada. O objetivo é preparar os estudantes para viver na sociedade do século XXI.
Uma das novidades apresentadas, logo na parte inicial do documento, são 10 competências gerais que o aluno deve desenvolver na escola. Elas abordam questões como capacidade argumentativa, protagonismo, uso de tecnologia e inteligência emocional.
Neste post, vamos explicar como o ensino baseado nas competências gerais da BNCC ganha força e quais são as 10 previstas no documento normativo.
De acordo o texto introdutório da BNCC, os conteúdos essenciais definidos no documento devem ser trabalhados de modo que os estudantes apresentem um conjunto de 10 competências gerais, que dizem respeito aos seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Segundo o Estúdio Folha, o enfoque em competências já orienta os sistemas de ensino de países como Canadá, França e Finlândia e é adotado pelas principais avaliações internacionais, inclusive pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).
De conceito mais amplo, a competência é definida na BNCC como algo que abrange não só conhecimentos e habilidades, mas também atitudes e valores.
“É a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”, afirma o documento. A ideia está alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Estas são as 10 competências gerais da BNCC que, de acordo com o documento, todos os alunos devem desenvolver:
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo para entender e explicar a realidade e colaborar com a construção de uma sociedade justa.
Basicamente, o documento convida as escolas a refletir sobre a importância do conhecimento não apenas na esfera intelectual, mas também cultural, social, física e emocionalmente.
O que são competências socioemocionais?
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências visando investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas).
Uma das competências gerais da BNCC, o Pensamento Científico, Crítico e Criativo aborda as estratégias para o desenvolvimento do raciocínio, sempre convidando ao questionamento e à análise crítica.
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Esta competência é fundamental para a inclusão dos estudantes, incentivando a participação ativa nesses eventos. O intuito é fazer com que eles reconheçam a importância da arte e possam se expressar por meio dela.
Para saber como trabalhar Repertório Cultural nas escolas, acesse o artigo especial produzido pelo CER a respeito do tema.
Utilizar diferentes linguagens, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, a fim de se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos.
Para as competências da BNCC, o ideal é que jovens saibam a importância e a necessidade da Comunicação para que ela seja realizada de forma eficiente. Entenda como colocá-la em prática aqui.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Esta competência entende que recursos tecnológicos podem ser utilizados para mostrar a crianças e jovens que é possível dominar o universo digital e utilizá-lo para o crescimento pessoal e profissional.
Trabalhando a Cultura Digital em sala de aula
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida.
Trabalho e Projeto de Vida busca incentivar que os educadores destaquem a importância de dar ênfase na individualidade e diversidade de cada um para definir sua pretensão na sociedade.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, buscando formular e defender ideias que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbitos local, regional e global.
A sétima das competências gerais da BNCC busca desenvolver nos estudantes a capacidade de construir argumentos e conclusões levando em consideração a colocação de outras pessoas, valorizando a ética, os direitos humanos e a sustentabilidade.
Conhecer-se, valorizar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo a si mesmo na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
O documento destaca a relevância de os estudantes adquirirem aprendizado sobre si mesmos, identificando pontos fortes e aprendendo a lidar com sua fragilidade, buscando o desenvolvimento e o equilíbrio.
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade.
Esta competência propõe o desenvolvimento social do aluno com relação aos outros, demonstrando a importância em ser solidário, colaborar e compreender as pessoas.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
A última das competências gerais da BNCC busca fazer com que os estudantes se tornem agentes transformadores, incentivando a consciência de que a sociedade pode ser mais justa, democrática e sustentável.
Observatório: BNCC – Itinerário Formativo de Empreendedorismo na Prática
A proposta da BNCC requer que as escolas reestruturem seus currículos de modo a promover cada uma das competências descritas acima, ao mesmo tempo em que abordam os conhecimentos essenciais listados no documento.
Mas, enquanto a instituição em que você trabalha não implementa um currículo novo, que tal ir trabalhando as competências em sala de aula desde já? Elas são oportunidades de realizar atividades diferentes e instigantes com os alunos, capacitando-os a lidar com dilemas da vida estudantil e pessoal próprios da atualidade.
Para continuar aprofundando seus conhecimentos no assunto, confira também esta entrevista com a educadora Guiomar Namo de Mello sobre os desafios de criar currículos baseados na BNCC.
Veja também nosso material sobre a reforma do Ensino Médio: